domingo, 17 de novembro de 2024

Chapa 4: Advocacia caxiense unida pela continuidade dos avanços da OAB/MA 


Nesta segunda-feira (18), acontece a eleição para presidência da OAB Subseção Caxias e OAB Seccional Maranhão.

Interessante notar que nomes conhecidos da advocacia caxiense já declararam apoio público a CHAPA 04 de Kaio Saraiva, tais como James Lobo (ex-presidente da OAB Caxias), Adenilson Sousa (Procurador do Município de Caxias), Catulé Jr (ex-conselheiro federal da OAB/MA), Dr. Elmary (conselheiro estadual da OAB/MA) e Dra. Dayana Moura, integrante da comissão de regularização fundiária do conselho federal da OAB. 

Além de contar com o apoio de advogados experientes, Kaio Saraiva CHAPA 04, também é conhecido como o “pai da jovem advocacia”, dispondo de amplo apoio entre jovens advogados, tanto no interior quanto na capital. 

Por outro lado, a chapa da oposição na seccional, encabeçada por Marcelo Carvalho, recebeu o apoio público de Agostinho, ex-presidente da OAB subseção Caxias.

CENÁRIO ELEITORAL

Pesquisas sérias indicam que Kaio Saraiva, CHAPA 04, sairá vitorioso com mais de 70% dos votos válidos, consolidando uma vitória avassaladora e sendo reconduzido à presidência da OAB Seccional Maranhão. Na princesinha do sertão, Dr. Elmary Torres CHAPA 304, será eleito presidente da subseção Caxias, haja vista que não possui concorrência.

A votação será on-line e algumas subseções disporão de urna eletrônica para o exercício do voto, como em Caxias, por exemplo. O advogado que não exercer o direito de voto será multado em 20% da anuidade, segundo a legislação eleitoral da OAB.

Chapa 2 sob a liderança de Dr. Marcelo de Carvalho e Dra. Alba Lins leva Esperança para a Advocacia do Maranhão

Com uma campanha propositiva, trazendo verdades antes ocultas e unindo a Advocacia da Capital e Subseções, o Dr. Marcelo de Carvalho fez uma análise positiva dos 30 dias de campanha da OAB-MA.

“Foram 30 dias de campanha eleitoral. Quero primeiro agradecer a Deus, à minha família e a grande família da Chapa 2- composta por 108 homens e mulheres valorosos que estiveram conosco divulgando ideias, apresentando propostas e mostrando o desejo de renovação. Também, agradeço de coração a cada advogado e advogada que manifestou apoio e compartilhou o sonho de uma nova OAB.”, enfatizou.

A chapa 2 Renova OAB: Compromisso e União que tem como candidato a presidente, o advogado Marcelo de Carvalho, e a vice-presidente, a advogada Alba Lins uniu a advocacia maranhense em prol de um propósito: devolver a OAB-MA aos advogados e advogadas.

“Foram dias de encontros e reencontros, e amanhã, dia 18 de novembro, será o grande da Renovação na OAB-MA. O nosso papel estratégico na campanha foi de unir e levar as propostas da nossa chapa 2 para o Sul do Maranhão. Percorremos todas as subseções do Sul maranhense e os municípios vizinhos. E em respeito, a vocês criamos o compromisso de termos uma descentralização administrativa que permita que sejamos a voz do Sul do Maranhão.”, comentou a Dra. Alba Lins, advogada domiciliada em Balsas.

Subseções

A valorização da Advocacia das subseções é uma marca da Chapa 2, que traz em sua composição, inclusive nos cargos majoritários, advogados e advogadas de diversas regiões do Maranhão, em um exemplo prático de que a gestão da Chapa Renova OAB pretender ser cada vez mais Maranhão e menos São Luís.

O Maranhão é um estado de proporções continentais, mas a atual gestão da OAB-MA negligencia as subseções do interior. Com um orçamento anual de quase 25 milhões de reais, menos de 20% é destinado para apoio às subseções, segundo dados oficiais da prestação de contas da OAB, exercício 2023. Deixando as subseções sem autonomia financeira para que tragam dignidade aos advogados e advogadas dessas regiões.  

“Chega de centralização de abandono! Nossa proposta é valorizar todas as subseções e garantir que cada advogado e advogada no Maranhão tenha suporte necessário para exercer sua profissão com respeito e dignidade. Afinal de contas, a anuidade paga na capital ou nas subseções é mesma.”, pontuou Marcelo de Carvalho, advogado que é natural do município de Vitorino Freire.

Compromissos

Os maiores compromissos da chapa 2 com a advocacia do Maranhão são o resgate da valorização da classe, independência e o fortalecimento institucional. Entre os compromissos firmados estão: possibilitar que o Maranhão tenha a menor anuidade da Federação, descontos progressivos na anuidade que iniciam em 70% para a Jovem Advocacia e a isenção da anuidade para a Advocacia Sênior.

“Reafirmo, ainda, os compromissos com a advocacia maranhense: a descentralização administrativa e orçamentária, a promoção da educação continua por meio da centralidade da ESA, e a implantação urgente da Diretoria de Compliance e Integridade.”, explicou Dr. Marcelo de Carvalho.

Independência e Função Social da OAB

“ Mais do que nunca, precisamos lembrar que a principal bandeira da OAB é a independência, a defesa do Estado Democrático de Direito e a proteção incondicional da Constituição.“, finalizou Marcelo e Carvalho.

As eleições da OAB-MA acontece na próxima segunda-feira, dia 18, em todas as 19 subseções do Maranhão. A votação será online e é obrigatória.

Gentil Neto anuncia secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa de Caxias 

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP), anunciou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa da sua futura gestão. O nome escolhido é Constantino Ferreira de Castro Neto, mais um técnico altamente qualificado e preparado para contribuir com o desenvolvimento do município.

Formado em Economia pela Universidade Ceuma, Constantino Neto é empresário e sócio-proprietário de empresas, como Posto Leste, Pousada Pampulha e Bike Leste e membro do Grupo Líder Cocais.

Atualmente, é secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e presta consultoria a empresas.

“Constantino Neto traz sua experiência e visão empreendedora para fortalecer e economia e fomentar o potencial criativo de Caxias. Vamos juntos construir novas oportunidades para a nossa cidade “, destacou Gentil Neto. 

Trombose é a terceira maior causa de morte cardiovascular no Brasil 

Considerada uma doença silenciosa, a trombose é a terceira maior causa de morte cardiovascular no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O Dia Mundial da Trombose, celebrado em outubro, tem como objetivo prevenir, conscientizar e elucidar dúvidas relacionadas ao tema.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), a cada ano, quase 300 mil brasileiros são acometidos por algum fenômeno trombótico. O quadro de trombose pode começar com sintomas como inchaço, dor súbita e desconforto na região afetada. A situação fica grave se o coágulo sanguíneo, conhecido como trombo, se desprender e migrar para os vasos do pulmão, bloqueando o fluxo do sangue e causando uma embolia pulmonar, uma condição com alto risco de morte.

Fábio Sotelo, cirurgião vascular da Hapvida NotreDame Intermédica, enumera algumas medidas de prevenção que podem evitar problemas associados, como o não tabagismo, o consumo moderado de bebidas alcoólicas, a prática de atividade física regular, a hidratação constante e a manutenção do índice de massa corporal (IMC) adequado. “É muito importante ficar atento aos fatores de risco, como a predisposição genética, o colesterol elevado, o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo”, explica.

O especialista reforça a existência da Trombose Venosa Profunda (TVP) ou pós-cirúrgica ocorre quando se formam coágulos nas veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Nessas situações, o repouso do paciente exige imobilidade e a circulação fica prejudicada, o que também pode causar a formação de trombos.

Sotelo lembra que a doença acomete mais as mulheres, porém os homens também podem ter trombose. “No público feminino, quando avaliada a faixa etária entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior em razão dos fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações. O estilo de vida faz toda a diferença para a prevenção de complicações evitáveis”, destaca o cirurgião vascular.  Por isso, ele recomenda atenção aos sintomas, e, principalmente, procurar manter hábitos saudáveis, consultar um médico e fazer exames regularmente.