quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Gentil Neto anuncia mais um nome para sua equipe de gestão em Caxias 

O prefeito eleito de Caxias, Gentil Neto (PP), anunciou mais um nome com perfil técnico e reconhecida competência para integrar a sua futura gestão. Breno Silveira Leitão será o presidente do Caxias Prev, órgão com atribuição de gerir o sistema previdenciário municipal.

Breno Silveira Leitão é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina-PI, mestrando em Ciências Jurídico-Políticas pelo Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, especialista em Ciências Criminais pela Faculdade CEUT e pós-graduado no curso de Especialização em Direito em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em convênio com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Também é pós-graduado em Licitação e Gestão de Contratos Administrativos pela Navigare e exerceu os cargos de assessor jurídico na Procuradoria-Geral do Município de Parnarama e assessor jurídico sênior na Procuradoria-Geral do Município de Caxias. Atualmente, é presidente do Caxias Prev, cargo no qual será mantido, em razão do bom desempenho apresentado no comando do órgão.

“Com experiência e dedicação, Breno Silveira Leitão continuará à frente do Caxias Prev em 2025. Breno já desempenha um excelente trabalho na área, garantindo os direitos o e bem-estar de quem tanto já contribuiu. Seguimos unidos para construir uma cidade cada vez mais forte e eficiente”, assinalou Gentil Neto.

Flavio Dino oficializará união com Daniela Lima 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, no mês de dezembro estará oficializando a união estável que já possui com Daniela Lima, em casamento civil, que acontecerá em São Luís do Maranhão.

A cerimônia deverá contar com a presença de políticos como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ex-presidente José Sarney (MDB), entre outros, além de membros do Judiciário, como ministros do STF.

No entanto, no meio político, a principal dúvida é se o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que sucedeu Dino no comando do Palácio dos Leões, após ter sido seu vice por quase oito anos, estará entre os convidados e se marcará presença no evento.

Empresários se mobilizam contra aumento do ICMS no Maranhão nesta quinta-feira (21) 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) e sindicatos empresariais filiados realizarão, nesta quinta-feira (21), às 9h, uma mobilização na Assembleia Legislativa do Maranhão. O ato é uma resposta ao Projeto de Lei enviado pelo governador Carlos Brandão, que prevê o aumento da alíquota de ICMS de 22% para 23%.

A mobilização tem como objetivo alertar a sociedade maranhense e os deputados estaduais sobre os impactos negativos do aumento do ICMS. Para os empresários, a medida é motivo de grande preocupação, já que o Maranhão possui a alíquota mais elevada do país, prejudicando a competitividade das empresas locais e limitando o crescimento econômico do estado. Além disso, este seria o segundo reajuste em menos de um ano, após a elevação de 20% para 22% em novembro de 2023.

A Fecomércio-MA alerta que o aumento do ICMS prejudica a geração de empregos, a atração de investimentos e agrava a economia do estado, que já apresenta o maior índice de pobreza e o menor PIB per capita do país. A proposta prevê o aumento da alíquota do ICMS de 22% para 23%.

“O Maranhão já é detentor da mais elevada carga tributária de ICMS do país, superando estados como o Distrito Federal (20%), Rio de Janeiro (20%), Ceará (20%) e São Paulo (18%). Em novembro do ano passado, por meio da Lei nº 12.120/2023, o Estado já havia incrementado essa alíquota em 2 pontos percentuais, passando de 20% para 22%”, diz a entidade.