segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Câmara Municipal de Caxias reabre Sala das Sessões totalmente reformada 

Foi reaberta, na tarde desta segunda-feira (23), o novo plenário da Câmara Municipal de Caxias, após as reformas iniciadas no meio deste ano. A sessão foi aberta às 18h pelo presidente da Casa, vereador Ricardo Rodrigues (PT) que em sua fala ressaltou a importância e as dificuldades durante a obra no prédio histórico.

"É com muita alegria que hoje volto a esta plenária. Quando assumi a presidência desta Casa lutamos para que as reformas tão necessárias fossem realizadas. Conseguimos iniciar as obras e entregar agora este espaço de debate e ideias restaurado. Vamos continuar as obras porque ainda há muito a ser feito", disse Rodrigues.

No espaço foi realizada a reestruturação da parte elétrica, pintura e um minucioso trabalho de restauração. As intervenções começaram pelo telhado - onde havia infiltrações e contemplou ainda as partes hidráulica e elétrica da Casa. As obras prosseguem até o final deste ano com a entrega dos gabinetes dos vereadores que atuarão na nova legislatura, que se inicia no 1º dia de janeiro de 2025.

Em tempo - A sessão de reabertura do novo plenário Ver. Edson Vidigal foi a última da atual legislatura e marcou a despedida dos vereadores que não se reelegeram na eleição do dia 06 de outubro. 



Ex-vereador Irmão Assis (no centro) prestigiou a reabertura da
nova plenária da CMC. . 

Ao lado do governador Brandão, ministro dos Transportes promete reconstruir que desabou entre TO e MA 

O ministro do Transportes, Renan Filho, fez uma vistoria, nesta segunda-feira, 23,, na ponte na BR-226, entre os estados do Tocantins e do Maranhão, que desabou no último domingo, 22, e deixou pelo menos dois mortos, além de feridos.

Ele esteve acompanhado dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos). Pelas redes sociais, o ministro afirmou que o governo irá reerguer o local.

“Vamos vistoriar a ponte sobre o Rio Tocantins que caiu ontem na BR-226/MA, apurar as responsabilidades sobre o ocorrido, tomar as medidas cabíveis para o momento e já começar os trabalhos para recuperar essa conexão importante entre os dois estados”, publicou.

Ainda no domingo, pouco depois do episódio, Renan Filho afirmou que será decretado estado de emergência. A área está isolada e é avaliada a possibilidade de instalação de uma ponte provisória do Exército. Equipes do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também foram enviadas ao local para avaliar os danos e definir as próximas etapas.

Também via redes sociais,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o acontecimento e lamentou a tragédia.

“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão. O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, disse.

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cruzando o rio Tocantins na rodovia BR-226. O desabamento atingiu o vão central da ponte, que tem 533 metros de extensão.

Quaest: aprovação de Janja despenca e fica abaixo da de Lula 

Blog do Gilberto Leda


A popularidade da primeira-dama, Rosângela Silva, conhecida como Janja, está em declínio acentuado durante os dois primeiros anos do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com uma pesquisa da Genial/Quaest.

Os dados indicam que a opinião positiva sobre Janja foi reduzida à metade, caindo de 41% em fevereiro de 2023 para 22% em dezembro de 2024.

O governo do marido dela, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui índices de aprovação superiores, com 33% de avaliação positiva e 30% de avaliação negativa na mesma pesquisa.

Veja o números:

  • Opinião Positiva: Caiu de 41% (fevereiro de 2023) para 22% (dezembro de 2024).
  • Opinião Negativa: Subiu de 19% para 38%.
  • Opinião Regular: Manteve-se estável em torno de 30%.

Recortes específicos

  • Nordeste: A aprovação caiu de 56% para 29%.
  • Evangélicos: Apenas 18% têm opinião positiva sobre Janja, ante 30% em 2023.
  • Jovens de 16 a 24 anos: Avaliação positiva caiu de 41% para 18%.

O declínio da popularidade de Janja reflete desafios em sua tentativa de “ressignificar o papel de uma primeira-dama”, como anunciado no início do mandato. Ela tem buscado engajamento em pautas sociais e culturais, mas enfrenta resistência em segmentos específicos da população, como evangélicos e jovens.

A pesquisa, realizada presencialmente com 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro de 2024, tem margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.