domingo, 6 de abril de 2025

Nomeação de Fábio Gentil para Agricultura reforça posição dos Leões no Leste maranhense 

Reporter Tempo

O governador Carlos Brandão reforçou seus laços políticos com o Leste do Maranhão com a nomeação do ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PP), para secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, e o militante político Gabriel Tenório para chefiar a Agência Metropolitana do Leste Maranhense (Agem Leste). As nomeações, especialmente a primeira, são parte de um ajuste de relações numa das regiões politicamente mais importante e mais ativa do Maranhão.

Fábio Gentil é hoje um dos líderes regionais mais importantes e influentes do Maranhão. Além de ter feito o seu sucessor, Gentil Neto (PP), numa bem armada aliança com o Grupo Coutinho, tem a filha Amanda Gentil (PP) como deputada federal e a parceira de vida, Daniela Gidão (PSB), na Assembleia Legislativa. No meio político, Fábio Gentil é apontado como forte candidato à Câmara Federal, sendo lembrado também como o primeiro da lista para suplente de senador e nome certo para o secretariado no próximo Governo, se o grupo eleger o vice-governador Felipe Camarão (PT), a quem já declarou apoio.

A nomeação de Gabriel Tenório para a Agem Leste funciona como suporte a um dos políticos da região mais alinhados à aliança liderada pelo governador Carlos Brandão (PSB), mesmo depois de ter sido derrotado em duas eleições para a Prefeitura de Matões – em 2020 para o prefeito Ferdinando Coutinho (PDT) e em 2024 para Nonatinho (União), que era apoiado por Ferdinando Coutinho, pela deputada Cláudia Coutinho (PDT) e pelo ministro Juscelino Filho (Comunicações). Gabriel Tenório migrou e disputou a prefeitura pelo PT, com o apoio do deputado federal Rubens Jr. (PT) e mais o PCdoB e o PV, que formam a Federação Brasil Esperança.

A duas nomeações reforçam o poder do Palácio dos Leões na Região.