sábado, 4 de janeiro de 2025

Quatro novos deputados do Maranhão serão empossados nesta segunda-feira (6) 

A Assembleia Legislativa do Maranhão dará posse, em cerimônia marcada para esta segunda-feira (6), às 10h, no auditório Fernando Falcão, a quatro novos deputados estaduais. Serão empossados Keke Teixeira (MDB), João Batista Segundo (PL), Edson Araújo (PSB) e Catulé Júnior (PP).

Os novos parlamentares ocuparão vagas deixadas por deputados que assumiram Prefeituras em municípios do Maranhão.

Keke Teixeira ocupará a vaga deixada por Roberto Costa (MDB), prefeito de Bacabal. João Batista Segundo entra no lugar de Juscelino Marreca (PRD), prefeito de Santa Luzia.

Já Edson Araújo substituirá o prefeito de Timon, Rafael (PSB). Catulé Júnior ocupará a vaga de Rildo Amaral (PP), prefeito de Imperatriz.

Os novos parlamentares iniciarão suas atividades no dia 3 de fevereiro, com o fim do recesso parlamentar e a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Deputado maranhense responde processo por estupro  

O site Atual 7 soltou uma bomba contra o deputado federal Fábio Macedo (foto acima). Segundo a reportagem, o parlamentar é investigado há pelo menos três anos pelo crime estupro de vulnerável. O caso tramita na Comarca de Barreirinhas.

À época do suposto crime, o parlamentar exercia o mandato de deputado estadual. A suposta vítima tinha 14 anos. Em agosto de 2021, a 1ª Promotoria de Justiça de Barreirinhas se manifestou pela remessa dos autos ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

Conforme a reportagem, a redistribuição do procedimento investigatório ocorreu quase um mês depois. Na ocasião, a desembargadora Sônia Amaral determinou a devolução dos autos à Justiça de primeira instância.

O julgamento da magistrada, embasado por decisão de 2018 do Supremo Tribunal Federal (STF) foi de que o crime apurado, embora supostamente cometido durante o mandato de deputado estadual, não teria relação com o cargo.

Em maio, o processo foi devolvido à primeira instância do TJMA. No entanto, o procedimento segue parado no Sistema Integrado do Ministério Público,sem qualquer nova movimentação, apurou a reportagem.