terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Sec. Municipal de Obras e Urbanismo realiza desobstrução de galeria no Centro da cidade 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, está trabalhando para garantir o escoamento adequado das águas pluviais, ou seja, as águas da chuva que são coletadas e transportadas pela rede de drenagem. Um dos pontos críticos, onde havia acúmulo de água, recebeu atenção especial da gestão municipal na ultima sexta-feira (03), com a limpeza e desobstrução de galerias na Rua Bom Pastor, no Centro de Caxias (MA).


No local, os profissionais encontraram entulho, areia e restos de construção obstruindo o espaço destinado exclusivamente à passagem da água. Essa obstrução causava o acúmulo de água nas proximidades da Avenida Nereu Bittencourt. Os trabalhos estão sendo realizados para resolver definitivamente o problema no local.


A gestão municipal segue realizando intervenções em diversas áreas da cidade, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e promover a saúde preventiva da população.





Fonte e fotos: Ascom/PMC

Prefeito de Codó afronta Código de Trânsito e libera "grau" em rolêzinhos 

Blog do Neto Ferreira

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), liberou os motociclistas a realizarem manobras perigosas, conhecidas como “dar grau” ou “empinar”.

A obrigatoriedade de remoção do veículo para um pátio é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas, segundo o gestor quem realizar, não vai ter o veículo apreendido.

Durante seu discurso de posse, Chiquinho FC disse que os motoqueiros podem andar de moto até com o pneu levantado para economizar o da frente e nenhuma moto será presa.

Procurado pelo Ipolítica, o prefeito Chiquino preferiu não se posicionar a respeito de sua fala.

CÓGIDO DE TRÂNSITO BRASILEIRO

Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras essenciais para o uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Ele proíbe comportamentos perigosos, como:

Empinar a motocicleta (popularmente conhecido como “dar grau”).
Transitar sem capacete adequado, tanto para condutor quanto passageiro.
Transportar crianças menores de 10 anos ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.

PENA PARA INFRATORES

As penalidades para os infratores do artigo 244 do CTB são consideradas infração gravíssima e rendem multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir (que pode variar entre 2 a 8 meses e, em caso de recorrência, de 8 a 18 meses), retenção de veículo e recolhimento da habilitação.

Corrida Janeiro em Movimento será neste sábado (11); inscrições gratuitas ocorrem de 7 a 9 de janeiro no Ginásio João Castelo 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Comunicação, realiza neste sábado (11), a Corrida Janeiro em Movimento. A Corrida tem percurso de 5 KM, com concentração em frente a o Centro de Cultura, e saída às 7h.


Na verdade este é um grande treino nestes primeiros 11 dias de gestão, que está preparando Caxias para um outro grande momento que o município vai vivenciar posteriormente. Estamos oferecendo um bom café da manhã e alguns prêmios que colocamos para confraternizar com os participantes. Nosso objetivo é incentivar todos os esportes”, disse Queiroz Neto, secretário municipal de Esporte e Lazer. 


As inscrições serão realizadas de 07 a 09 de janeiro, das 08h às 12h, e das 14h às 17h, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, no largo de São Sebastião, Rua Professora Ana Corrêa, 111 – Centro. Venha correr com a gente e compartilhar desta mesma energia.

CBF acaba com vantagem do empate na 1ª fase da Copa do Brasil 

A CBF alterou o regulamento da Copa do Brasil na sua primeira fase.

A partir de agora não haverá mais vantagem do empate ao melhor colocado no ranking da entidade.

Se a partida única a ser disputada com mando de campo do pior colocado terminar empatada, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

O mesmo critério vale para a segunda fase. Da terceira em diante os jogos serão no sistema de ida e volta.

O estado do Maranhão terá este ano apenas dois representantes, o Sampaio (campeão) e o Maranhão (vice) estadual.

Foto: Divulgação/CBF