domingo, 19 de janeiro de 2014

Dra. Cleide emite nota sobre o estado de saúde do ex-prefeito Humberto Coutinho

Ex-prefeito Humberto Coutinho e sua esposa Cleide Coutinho. 
A deputada estadual Cleide Coutinho (PSB) enviou  uma nota para a imprensa sobre o estado de saúde do marido e ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), que teve um agravamento da saúde nesta semana que se encerrou ontem (18). No texto, Dra Cleide afirma: "que em respeito a população do estado do Maranhão, e em particular aos caxienses, procuro sempre manter todos informados sobre o estado clinico do politico e meu marido Humberto Coutinho". enfatizou a parlamentar estadual.

Leia a nota na integra:

• A doença de Humberto foi detectada com o diagnóstico de um tumor no intestino grosso, associado com nódulos no fígado. Realizados vários exames, foi constatado que todos demais órgãos estavam preservados;
• Decidiu-se iniciar o tratamento em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, onde foram realizadas 03 (três) sessões de quimioterapia por indicação da equipe do Dr. Paulo Hoff (Chefe da Oncologia), com uma boa resposta terapêutica, com redução considerável do tumor e sem nenhuma repercussão clínica para Humberto;


• No dia 03/01/2014 ele foi submetido à cirurgia no Hospital Sírio-Libanês com a equipe do Dr. Paulo Herman (especialista em cirurgia do fígado e aparelho digestivo). Neste procedimento foi retirado o tumor do intestino grosso e de todos os nódulos do fígado, deixando Humberto livre de doença visível. A cirurgia foi considerada um sucesso pela equipe médica;


• Uma semana depois ocorreu uma pequena complicação que foi resolvida cirurgicamente com sucesso. Porém 48 (quarenta e oito) horas após, ocorreu uma nova intercorrência, em virtude de um pequeno sangramento, que foi corrigido com êxito por uma nova cirurgia;

• No momento, Humberto encontra-se na UTI do mesmo hospital, com uma excelente recuperação. Está consciente, conversando e recebendo visitas dos parentes e amigos, mas seu estado ainda precisa de cuidados.

A deputada Cleide Barroso Coutinho, comovida pelas inúmeras manifestações de apoio, aos gestos de carinho, às orações na intenção da cura de Humberto, numa demonstração de afeto e humanidade, por parte da população maranhense e notadamente de Caxias, agradece em seu nome e em nome de toda família, externando sua gratidão a todos que de alguma forma procuraram reconfortá-los neste momento de sofrimento e angústia, dando força e energia, e alimentando as esperanças na luta pelo restabelecimento integral de Humberto Coutinho.

Caxias(MA), 18 de janeiro de 2014.

Preparativos para o aniversário de 52 anos de emancipação politica do município de Aldeias Altas.

Praça Gonçalves Dias, ao fundo a igreja de São João Batista

O município de Aldeias Altas  completa no próximo dia 11 de fevereiro o quinquagésimo segundo  ano de emancipação política. Aldeias Altas foi desmembrada do município de Caxias em 26 de dezembro de 1961.

De acordo com censo 2010, Aldeias Altas possui cerca de 20 mil habitantes. Moradores da pequena e pacata cidade localizada na região leste cocais  do Maranhão vive basicamente do comércio  e da agricultura.

Situada a 33 km de Caxias e 389 km da capital São Luis, a cidade é, acima de tudo, um lugar aconchegante e de pessoas acolhedoras. 

Para comemorar o 52º aniversário, a prefeitura já iniciou os preparativos e pretende realizar   uma festa que agrade à todos os convidados quê irão participar das comemorações alusivas a data comemorativa.
Rodovia MA 349 é a principal via de acesso ao município de A. Altas.
 
Em relação a festa do aniversário de emancipação politica no ano passado, o prefeito Tinoco e sua equipe de governo deve fazer poucas alterações na programação oficial que até o momento não foi repassada para a imprensa. 

Seguindo a programação do ano passado, neste ano de 2014 teremos: alvorada com fogos de artifícios 5h; hasteamento dos pavilhões às 8h em frente ao prédio da Prefeitura Municipal; missa em ação de graças na igreja de São João Batista às 9h, após a celebração religiosa, concentração e competições esportivas na Av. João Rosa com entrega de vários prêmios para os competidores vencedores. 

Na parte vespertina; o tradicional cântico de "parabéns pra você" às 17h; culto em ação de graças às 19h no templo da Igreja Assembléia de Deus; e como de praxe, no final, a noite, o prefeito Tinoco deve colocar na Avenida João Rosa uma banda musical para fechar com chave de ouro o aniversário de 52 anos do emancipado município aldeense. 

Estaremos a qualquer momento divulgando a programação oficial. O texto (acima) foi redigido com base na programação de aniversário do ano passado, já na gestão do prefeito Tinoco, que deverá no próximo dia 11 de fevereiro inaugurar obras na data comemorativa da emancipação politica do município.   

    

PT: Roteiro de definições

Raimundo Monteiro deve ser confirmado presidente reeleito 
Todas as informações que correm nos bastidores da política estadual indicam que o comando nacional do PT confirmará o resultado da eleição interna do partido no Maranhão, ratificando a reeleição do presidente Raimundo Monteiro, e orientando no sentido de que o caminho no estado é a participação do partido na aliança partidária liderada pela governadora Roseana Sarney (PMDB).
Dentro do próprio PT, a confirmação do resultado da eleição interna é tida como favas contadas. Tanto que já não se discute se o PT deve ou não participar da aliança com o PMDB, mas quem representará o partido na condição de candidato a vice-governador.
Vários nomes já se movimentam intensamente nas entranhas do PT em busca de apoio para serem indicados para a vaga de candidato a vice. Cinco pretendentes se destacam. Um dos deles é o deputado estadual José Carlos do PT, que, mesmo “cristão novo” no petismo, já lidera uma corrente do partido.
Outro nome muito citado nas rodas de conversa é José Costa, atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. O terceiro possível candidato a vice seria José Antonio Heluy, atual secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária.
Depois aparece o secretário extraordinário de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário. E, finalmente, o nome que figura em todas as listas: o atual presidente Raimundo Monteiro. O fato é que se o PT confirmar o resultado da eleição, ratificar a atual direção e mantiver a aliança com o PMDB, um desses será o candidato a vice. Essa articulação será feita pelo pré-candidato do PMDB a governador, Luis Fernando Silva, com o aval dos partidos que integram a aliança da governadora Roseana Sarney.
A primeira etapa desse roteiro se dará nesta ou na outra semana, quando o PT nacional se pronunciará em relação à eleição interna no Maranhão.
Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

sábado, 18 de janeiro de 2014

Obra de ferrovia no Piauí já consumiu R$ 1 bilhão, parou e vai atrasar 6 anos

do G1 PI
Estrutura está abandonada até a retomada dos trabalhos da ferrovia (Foto: Patrícia Andrade/G1)
As obras da ferrovia Transnordestina no sertão do Piauí, que já consumiram R$ 1,075 bilhão e deveriam ter sido entregues em 2010, estão paralisadas e abandonadas desde setembro de 2013, quando o contrato entre a concessionária Transnordestina Logística S/A (TLSA) e a construtora Odebrecht foi rescindido. O valor investido no trecho piauiense corresponde a mais de dois terços do total de R$ 1,456 bilhão previsto após um recente financiamento complementar feito pelo governo federal.
G1 visitou trechos da ferrovia em obras nas cidades de Paulistana e Curral Novo do Piauí e não viu trabalhadores ou máquinas em ação. O nome da empreiteira contratada para o trabalho já não consta mais nas placas.
Ferrovia Transnordestina (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo o Ministério dos Transportes, foram executados apenas 42% dos trabalhos de infraestrutura e 35% das obras de arte especiais – pontes e viadutos – nos 420 quilômetros da linha entre as cidades de Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE).
O orçamento total para a construção nos três estados saltou de R$ 4,5 bilhões, em 2007, para R$ 7,5 bilhões, em 2013. O G1 procurou a Transnordestina Logística S.A. por telefone e e-mails entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, mas a empresa não detalha o que já foi feito no trecho com o dinheiro. O Tribunal de Contas da União disse que não encontrou irregularidades até o momento.
A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 2.304 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 emPernambuco.
O atraso na conclusão da ferrovia Transnordestina prejudica a expansão do agronegócio e da mineração no Piauí, que vê nesse empreendimento a chance de potencializar o transporte de cargas, escoando grãos e minérios até o mar a custos mais baixos. O estado já tem ferrovias que vão até os portos de Pecém (CE) e Itaqui (MA), mas a Transnordestina ligaria as regiões de agronegócios e de mineração ao porto de Suape (PE).
Inicialmente, a ferrovia seria construída pelo governo federal, mas por falta de verba e a entraves burocráticos, o projeto foi entregue para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que criou a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA) para ser concessionária da obra. O governo federal então firmou compromisso de garantir financiamentos de bancos e órgãos públicos. Já os estados envolvidos ficaram responsáveis pelas desapropriações.
A ferrovia Trasnordestina não faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL), criado em agosto de 2012 para destravar gargalos históricos do transporte e aquecer a economia brasileira em meio à crise internacional. A previsão era investir R$ 91 bilhões na construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, mas, até agora, nenhum trecho foi leiloado.
Um dos motivos para o fracasso foi a desconfiança do empresariado em relação aos projetos, principalmente por conta da participação da estatal Valec no negócio. Para reverter o quadro, o governo decidiu terceirizar a produção de projetos para construção de novas ferrovias, que agora serão elaborados pelo setor privado.
Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu uma série de correções no projeto para reduzir custos e só aprovou o novo modelo de concessão no fim de 2013. A empresa  vencedora do leilão vai apenas construir, manter e operar as linhas. Toda a capacidade de transporte de carga por esses trilhos será comprada pela Valec. O plano garante livre acesso aos trilhos, o que deve levar a concorrência e queda de preço no transporte de cargas, mas a estatal assume o risco de prejuízo caso a demanda das empresas transportadoras seja menor que o previsto.
O governo espera fazer o primeiro leilão até março de 2014.
Atraso de 6 anos
Segundo o Ministério dos Transportes, greves depois do descumprimento de acordo coletivo relativo ao pagamento de gratificações aos operários, quebra de acordos e atrasos nas desapropriações são alguns dos fatores que contribuíram para o atraso na Transnordestina. Ao G1o ministério disse que o governo não tem qualquer participação ou intervenção nas relações contratuais entre a concessionária e as construtoras que executam a obra, e garantiu que cobra os resultados estabelecidos nos acordos de financiamento e no contrato de concessão, firmado e fiscalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em nota, a construtora Odebrecht informou que a rescisão com a Transnordestina Logística S.A. foi feita de maneira amigável, mas não disse o que motivou a empreiteira a romper o contrato. A Transnordestina também foi procurada, mas não quis comentar nada sobre o assunto.
O governo federal afirmou que, após a saída da Odebrecht, a Transnordestina Logística está contratando novas empresas para a retomada das obras. A previsão da concessionária era de reiniciar os trabalhos em dezembro de 2013 e entregar a ferrovia concluída em setembro de 2016, com seis anos de atraso em relação ao prazo inicial e cinco anos além do previsto no cronograma do balanço quadrimestral do PAC 2, divulgado dia 17 de outubro de 2013.
Ponte da Ferrovia Transnordestina no trecho das obras em Curral Novo do Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)Ponte está inacabada no trecho da ferrovia próximo
de Curral Novo do Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Os benefícios dessa obra são imensos e evidentes"
Moysés Barjud, presidente da Associação
dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja)
Estruturas estão por quase toda a extensão da obra, que segue paralisada no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)Estruturas não instaladas estão espalhadas por
toda a extensão da obra (Foto: Patrícia Andrade/G1)
O Piauí se transformará em um mero exportador de matéria-prima. Não teremos nenhum valor agregado com essa obra"
Avelino Neiva, secretário
estadual de Transportes do Piauí
Até o último balanço, o governo ainda via a possibilidade de ter a Transnordestina concluída no fim de 2015. Em setembro, no entanto, o acordo dos acionistas foi renegociado e novas cláusulas foram impostas, depois das discussões entre a Companhia Siderúrgica Nacional e o Ministério dos Transportes.
O único trecho com possibilidade de ser concluído ainda em 2014, segundo balanço do PAC, fica entre Salgueiro (PE) e Trindade (PE). O pedaço tem 163 km de extensão e está previsto para setembro. Os demais trechos, que somam mais de 90% da extensão total da ferrovia, só vão ficar prontos entre junho e setembro de 2016.
Atraso para o agronegócio
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), a ferrovia vai dobrar o volume de exportações da soja no estado. O atraso na construção e a ausência de um porto no estado são os maiores problemas para o desenvolvimento do agronegócio no Piauí. Entre 2009 e 2011, foram exportados mais de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE).

Para o secretário de Desenvolvimento, Warton Santos, a conclusão da ferrovia é esperada com ansiedade pelos setores produtivos. "A ferrovia Transnordestina vai cortar mais de 1 mil km da região dos Cerrados Piauienses, que mais cresce na produção de soja, algodão e milho, além de minérios. Para se ter uma ideia, a mineradora Bemisa, que tem projetos implantados na Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pará e Mato Grosso, instalou-se recentemente na região a investiu mais de US$ 5 milhões", afirmou.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Moysés Barjud, disse que a Transnordestina possibilitará a redução de custos, já que o transporte rodoviário aconteceria somente até a cidade de Eliseu Martins. No entanto, a associação ainda não tem um cálculo sobre o tamanho da redução, que dependerá do preço do transporte ferroviário até o porto.
"Os benefícios dessa obra são imensos e evidentes: facilitação da chegada dos insumos agrícolas até as fazendas – o que, indiretamente, gera um incremento tecnológico e produtivo dos empreendimentos agrícolas – e, é claro, no escoamento da produção", afirmou Barjud.
Apesar de toda a expectativa dos produtores e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a ferrovia não é bem vista pelo secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, que chegou a declarar durante a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES), que aconteceu na última semana de novembro, que a obra é um projeto mal traçado e que não agregará valor nenhum ao estado.
"O Piauí se transformará em um mero exportador de matéria-prima. Não teremos nenhum valor agregado com essa obra. Poderíamos ter 30% do valor que está sendo investido nela, algo em torno de R$ 2,5 bilhões, para construir 700 km de ferrovia partindo do ponto onde foi iniciada a Transnordestina no Piauí até o Porto de Luís Correia. Dessa forma não iríamos apenas fazer o transporte de produtos, mas agregar valor econômico aqui e gerar riquezas. Se eu tivesse sido ouvido na época do seu traçado, nunca teria aprovado essa obra, mas já é um fato consumado e temos que aprender a viver inteligentemente com isso", declarou.
Em local das obras, não há trabalhadores sinalizando a paralisação dos trabalhos (Foto: Patrícia Andrade/G1)G1 visitou trechos da obra da ferrovia e não encontrou trabalhadores ou máquinas (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Em espécie de mea culpa, Flávio Dino reconhece que problema da Segurança não é exclusividade do Maranhão…


http://www.blogdodecio.com.br/wp-content/uploads/2012/03/flavio-epoca.jpg
Flávio Dino: mea culpa em artigo
O artigo publicado no blog do jornalista Ricardo Noblat nem parece assinado por Flávio Dino.
O chefão comunista tresloucado, que chama todos os adversários de bandidos e solta fumaça pelo nariz quando é respondido na mesma medida, apareceu sereno e até com pontos de lucidez ao analisar o sistema de Segurança Pública.
O próprio título do texto – Razão e Sensibilidade, numa referência a um filme dos anos 90 – mostra uma espécie de mea culpa de Dino, que passou as três últimas semanas tripudiando sem dó nem piedade da violência, do caos, e, em certa medida, até das mortes registradas em São Luís.
- Mas não basta nos dizermos chocados. Neste momento, o plano da razão – invocado no título acima – está, sobretudo, no leque de ações para sanar o problema. Deu-se um passo com o recente plano conjunto estabelecido entre as esferas estadual e federal, sob a orientação do Ministério da Justiça -reconhece o chefão, agora mais sensível.
Agora sereno, Flávio Dino mostra apoio às medidas tomadas pelo governo Roseana Sarney (PMDB), apesar de reconhecê-las insuficientes,  e aponta como uma das causas da violência o crime organizado, que se espalha por todo o país.
- Nos estados onde organizações criminosas têm décadas de atuação, há também extensas ramificações do crime no comércio legal, no setor de serviços, incluindo serviços financeiros, na burocracia estatal e na política - frisou.
Nem parece o político fortemente influenciado pelos movimentos estudantis, que passa o dia entre tuiteiros, batendo e rebatendo pancadas, irascível e explosivo como um estudante do movimento secundarista.
Felizmente, talvez as críticas – inclusive destes blogs – de que ele passou da medida ao tripudiar do caos no Maranhão, levou Flávio Dino a uma reflexão que lhe trouxe a razão.
E claro, devolve a sensibilidade para reconhecê-lo também a este blog…
blog do Marco Deça

75 anos de muita fé e religiosidade.


Peregrinos e integrantes da equipe Bote Fé, que no ano passado participaram da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro, e que fazem parte dos grupos de paroquianos da comunidade católica de Caxias, participam neste sábado (18) de celebrações missionárias à partir das 14h no Centro de Treinamento João Paulo II.

A acolhida contará também com voluntários da diocese e da Pastoral da Juventude

As celebrações tem como finalidade; iniciar os preparativos para as comemorações do aniversário de 75 anos de fundação da Diocese de Caxias e contará com a presença do Bispo Dom Vilson Basso.

Programação
14:00h Oração
14:30h Acolhida, apresentação e memória do Bote Fé, Semana Missionária e JMJ pelos Movimentos e PJ
15:00h - Reflexão do Homilia do Papa Francisco no último dia da JMJ em Copacabana ( Dom Vilsom)
15:30 - Motivação para a celebração dos 75 anos da Diocese
15:40 - Planejamento do Setor Juventude para trabalhar os 75 anos da diocese
17:00 - Celebração.

Ex- vereador é executado a tiros.

O ex-vereador do município de Arame, no Maranhão, Alcides Ferreira Neves Filho, foi assassinado à tiros na noite de ontem (17) durante uma festa em comemoração aos 26 anos de emancipação da cidade.
Segundo informações de uma emissora de rádio, o ex-vereador estava saindo do banheiro quando foi alvejado por vários tiros. Ele morreu no local. Outras seis pessoas ficaram feridas. Após os disparos, os criminosos fugiram em uma moto.
A polícia acredita que o foi crime de encomenda.
Alcides Ferreira era filho do empresario  Alcides Ferreira Neves, assassinado a tiros no município de Arame ano passado.