"Profissão Repórter" mostrou o caos do transporte escolar deixado por Roseana Sarney
Foi ao ar nesta terça-feira (11) o
programa Profissão Repórter da TV Globo que exibiu a situação
vexatória do transporte escolar do Maranhão, mais uma herança do
governo Roseana ao povo do Maranhão.
Alunos que viajam horas em caminhões pau
de arara, carros velhos atolados nas estradas, são algumas mazelas na
saga das crianças maranhenses para chegar à escola. A dificuldade já
para chegar à escola faz com que muitos desistam dos estudos. Estes
problemas explicam um pouco os índices do Maranhão.
Em abril do ano passado, oito adolescentes
morreram em acidente automobilístico quando estavam sendo transportados
de Bacuri a Apicum-Açu em um pau de arara usado para transporte escolar.
Mudanças
O governo Flávio Dino tem atuado
justamente neste que um dos pontos chave para a mudança da educação no
Maranhão. O governo está investindo neste ano de 2015 cerca de R$ 20
milhões no apoio ao transporte escolar de estudantes do Ensino Médio,
incluindo os da Educação Escolar Indígena. Deste montante, mais de R$ 11
milhões são do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no
Estado do Maranhão (PEATE/MA). A meta do governo é garantir, até o final
do mandato, transporte digno e com segurança aos estudantes
maranhenses.
Regulamentado pelo DECRETO N.º 30.796,
de 26 de maio de 2015, o PEATE deve beneficiar mais de 50 mil estudantes
residentes no meio rural. A adesão ao Programa foi até o dia 30 de
junho, por meio do preenchimento de Termo de Adesão e intermédio da
Seduc.
Dos 217 municípios do estado, houve
adesão de 165, destes, apenas 16 estão aptos a receber o repasse. São
eles: João Lisboa, São João do Soter, Sítio Novo, Vitoria do Mearim,
Bacurituba, Barreirinhas, Buriti Bravo, Davinópolis, Matões do Norte,
Pastos Bons, Paulo Ramos, Santana do Maranhão, São Raimundo Doca
Bezerra, Senador Alexandre Costa e Vitorino Freire.
O PEATE está dentro das ações do ‘Escola Digna’, em um dos eixos estruturantes, que é o regime de colaboração com os municípios.