quinta-feira, 25 de junho de 2026

Rua das Sombrinhas reúne torcedores para acompanhar vitória do Brasil sobre a Escócia


As cores vibrantes da Seleção Brasileira tomaram conta da Rua das Sombrinhas, nesta quarta-feira (24), durante a transmissão da partida entre Brasil e Escócia. O espaço, que já se consolidou como ponto de encontro para eventos culturais e esportivos, recebeu um grande público que acompanhou cada lance do confronto em clima de muita animação.

"É a terceira vez que eu tô aqui. O que me atrai pra cá é a animação, a união do pessoal, a torcida, todo mundo animado e o telão gigantesco, com certeza”, falou Milena Rosa, universitária.

Com um telão de 5 metros de largura por 4 metros de altura, os torcedores puderam assistir ao jogo com conforto e excelente visibilidade. A qualidade da imagem e do som chamou a atenção de quem esteve presente, transformando o local em uma verdadeira arquibancada a céu aberto. “As expectativas são que o Brasil seja campeão e se classifique para a próxima fase e faça 3 a 0. A imagem desse telão tá muito boa e é um atrativo a mais para nós, torcedores. Essa é a segunda vez que eu acompanho as disputas aqui na Rua das Sombrinhas”, falou Jainara Medeiros, estudante.


A transmissão proporcionou momentos de emoção do início ao fim. A cada ataque da Seleção Brasileira, a torcida vibrava e demonstrava confiança na equipe, tornando a Rua das Sombrinhas um dos principais pontos de encontro dos caxienses para acompanhar o futebol. A segurança foi reforçada no local para manter a tranquilidade dos torcedores.

“Nós estamos fazendo aqui a segurança do pessoal, dos torcedores da Rua das Sombrinhas. A Guarda Municipal está presente nessa ação aqui e em todos os eventos do Brasil, para garantir a tranquilidade de todos”, disse o subinspetor Icredivan, agente da Guarda Municipal.



A proposta reforça o compromisso da gestão municipal em levar lazer, entretenimento e integração para a população, valorizando os espaços públicos e proporcionando momentos de convivência para as famílias. O próximo jogo será novamente na Rua das Sombrinhas, e o evento no local está beneficiando várias famílias que, por meio das vendas, conseguem uma renda extra.


“Graças a Deus, está lotando todas as vezes aqui na Rua das Sombrinhas. Está virando a casa da Seleção Brasileira aqui na nossa cidade, e esse telão, que está saindo do plástico, novinho, foi um pedido nosso. Queríamos ainda mais qualidade para o torcedor caxiense, e a empresa trouxe para a gente um telão ainda melhor do que no jogo passado. Nosso ponto de encontro vai ser aqui até a final, e o Brasil campeão vai ser ainda melhor. O nosso prefeito tem pedido muito que a gente priorize aqui a Rua das Sombrinhas para fazer o melhor ambiente da Copa do Mundo, para que seja aqui, na Rua das Sombrinhas. Graças a Deus, a gente ajuda muito as pessoas com as vendas. A Copa do Mundo veio para contribuir, porque a gente tem jogo toda semana e toda semana está aqui junto com eles. A gente prioriza eles, a gente chega cedo, a gente se reúne, a gente vê o que pode melhorar e, graças a Deus, está dando certo”, destacou Raone Rangel, coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.



 Responsabilidade social: ações aproximam SAAE Caxias da comunidade e fortalecem a conscientização ambiental

Muito além dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, gestores e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Caxias têm ampliado sua presença junto à população por meio de ações sociais, educativas e ambientais que fortalecem o diálogo com a comunidade e desenvolvem a responsabilidade social da Autarquia.

Desde o inicio da gestão do Prefeito Gentil Neto, o SAAE tem desenvolvido projetos que levam informação, conscientização e responsabilidade socioambiental para escolas, empresas, instituições e diversos segmentos da sociedade. As iniciativas buscam aproximar a população dos temas relacionados à preservação dos recursos hídricos, ao consumo consciente da água e ao combate ao desperdício.

Entre os programas desenvolvidos, está o projeto Cada Gota Vale que promove ações educativas voltadas para a valorização da água como recurso essencial à vida. A iniciativa reforça a importância do consumo consciente durante os meses mais quentes do ano na região – setembro, outubro, novembro e dezembro. Em sua primeira edição, teve a participação de 400 estudantes da rede municipal de ensino, além de professores e a adesão de 50 empresários, despertando reflexões e mudanças de hábitos sobre a importância do uso racional da água e da preservação ambiental.

As palestras educativas também têm sido uma ferramenta importante nesse processo. As atividades abordam temas como saneamento básico, meio ambiente, saúde pública e sustentabilidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o papel de cada um na preservação dos recursos naturais.

Outro importante instrumento de aproximação com a população são as campanhas desenvolvidas nas redes sociais. Por meio de conteúdos informativos e educativos, o SAAE orienta os usuários sobre o uso consciente da água, combate ao desperdício, preservação ambiental e serviços disponibilizados pela Autarquia. A comunicação digital tem permitido ampliar o alcance das mensagens e fortalecer o relacionamento com a comunidade.

A preocupação com a sustentabilidade também está presente, por exemplo, na construção e instalação do Ecoponto, novo espaço destinado ao recebimento de materiais recicláveis e resíduos que podem ser descartados de forma ambientalmente correta. Uma iniciativa da Prefeitura de Caxias, por meio do SAAE juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente e de Limpeza, que visa a redução dos impactos ambientais, incentiva a reciclagem e promove a conscientização sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos.

Além dos projetos permanentes, o SAAE participa de campanhas e ações sociais realizadas em parceria com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil em datas importantes como o Dia Mundial da Água e do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao investir em educação ambiental, conscientização e responsabilidade social, o SAAE Caxias fortalece sua conexão com a comunidade e amplia sua atuação para além dos serviços essenciais, contribuindo para a construção de uma cidade mais sustentável, participativa e consciente.

 Josimar Maranhãozinho é alvo de mais uma operação da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.

As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.

Blog do Domingos Costa

 Copa das Areninhas 2026 reunirá mais de mil atletas em Caxias


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, segue evidenciando o esporte amador no município e realizou na noite desta terça-feira (23), uma reunião com representantes das equipes que participarão da 2ª edição da Copa das Areninhas de Society. O encontro teve como principal objetivo apresentar e esclarecer o regulamento técnico da competição.

“Esse encontro está sendo muito bom. Na última vez não teve esse encontro, e hoje ficou bem organizado. Deu para tirar dúvidas referentes a várias coisas, achei ótimo”, disse Diogo Gabriel representante do Time Royal FC.

A edição deste ano contará com a participação de quase 90 equipes, distribuídas em cinco categorias: Sub-11, com 8 equipes; Sub-13, com 10 equipes; Sub-15, com 11 equipes; adulto, com 47 equipes; e Master 40Tão, com 10 equipes. As disputas acontecerão em dois importantes espaços esportivos da cidade: a Areninha Talmir Rosa (Parque da Cidade) e a Areninha Cardoso Coimbra (Volta Redonda). Ao todo, mais de mil atletas estarão envolvidos na competição, que terá duração aproximada de quatro meses.

“É, porque realmente o esporte é muito bom de se brincar, mas geralmente não se tem a preocupação com regulamento e essas coisas essenciais para manter a ordem. Qual a nossa preocupação? Primeiro é debater como a gente vai fazer competição, a responsabilidade de cada árbitro, da direção, dos atletas, pra gente poder ter um comum acordo pra ser uma boa competição”, falou Edil Matias, secretário adjunto de Lazer.


Durante a reunião, foram repassadas orientações sobre as regras da competição, reforçando a importância da disciplina, do respeito e do comprometimento dos atletas e dirigentes para o bom andamento dos jogos. 

“Com certeza, a iniciativa da Secretaria é bem pertinente porque traz esclarecimento sobre aquilo que tem, foi um sucesso ano passado e agora a tendência é ser muito melhor agora. Então para vocês profissionais também da área da arbitragem, é interessante porque tira dúvida e mostra um pouco do regulamento. Com certeza, a gente tem um desafio grande que é administrar um jogo e os donos de time já tendo a sapiência com relação às regras, o formato da competição já facilita muito para a gente”, Valdecir Filho, árbitro.

A Copa das Areninhas tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre comunidades e revelar talentos do Futebol Society local, na sua segunda edição a competição é uma das principais disputas mais aguardadas pelos atletas.

“Hoje a gente deu pontapé inicial. Começamos com as inscrições que encerrou dia 20 da segunda edição da Copa das Areninhas. Hoje a gente entrou em pauta a questão do regulamento disciplinar, a questão dos confrontos da primeira e segunda fase da competição. Hoje a gente levou uma energia positiva do congresso. Muitos diretores participaram, muitos presentes do clube vieram comparecer, deram as ideias. E a gente chegou num ponto positivo muito bom. Graças a Deus e vamos dar início à competição dia 6”, explicou Hugo Nogueira, coordenador técnico da competição.

A abertura oficial dos jogos está prevista para o dia 6 de julho, marcando o início de mais uma temporada de disputas, confraternização e valorização do esporte em Caxias.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

 Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD.

No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.

“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

 No ritmo da Seleção, pré-candidatos correm para fechar escalações antes das convenções

Com o início da Copa do Mundo de 2026 e a Seleção Brasileira em campo contra a Escócia na fase de grupos, nesta quarta-feira (24), os holofotes se voltam para as táticas que decidem grandes competições. No Maranhão, o cenário político não é diferente. A proximidade das convenções partidárias funciona como o fechamento da janela de transferências, obrigando as principais forças políticas do estado a definir suas escalações titulares para o Palácio dos Leões e para o Senado Federal.

Na corrida majoritária, a polarização está desenhada entre o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o candidato do grupo governista, Orleans Brandão. Mais do que nomes nas cédulas, as composições de chapa revelam estratégias milimétricas para atrair fatias específicas do eleitorado maranhense.

Eduardo Braide entra na disputa com um time que já exibe suas principais peças de ataque. O ex-prefeito selou a empresária e pecuarista Elaine Carneiro, de Imperatriz, como sua pré-candidata a vice-governadora, um movimento para consolidar força na Região Tocantina. No meio de campo, a chapa de Braide capitalizou a dissidência do deputado federal André Fufuca que deixou a base governista para jogar na oposição. Agora, as movimentações de aliados mais próximos indicam uma articulação para preencher a vaga restante ao Senado com Lahesio Bonfim, nome que carrega forte apelo no eleitorado conservador e de direita.

Do outro lado, a escalação de Orleans Brandão adota uma postura mais cadenciada, retendo o anúncio oficial do esquema completo. Embora conte com o senador Weverton Rocha garantido em uma das vagas para a reeleição, o grupo governista ainda avalia quem assumirá a segunda vaga ao Senado e o posto de vice. O banco de reservas e o entorno do pré-candidato fervem com especulações. O nome do deputado federal Duarte orbita como possibilidade para vice ou Senado, assim como a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) também é cotada para uma cadeira na Câmara Alta. Há ainda o fator de atrair o reduto do PL por meio de nomes como a deputada federal Detinha, sinalizando que a busca por ampliação de base continua ativa.

A escolha dos aliados nesta etapa do campeonato reflete a necessidade de um jogo tático preciso. Não basta preencher a súmula com lideranças tradicionais; a sobrevivência política exige atrair peças capazes de transferir votos reais e modificar a dinâmica das regiões mais disputadas do estado.

Com as convenções no horizonte, os times começam a desenhar as formações definitivas que entrarão no gramado oficial da campanha eleitoral deste ano.

Blog do Minard 

 Brandão supera média de crescimento da gestão Flavio Dino, aponta estudo


Um estudo sobre a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 indica que o desempenho do estado em 2023, primeiro ano completo da gestão do governador Carlos Brandão, superou a média anual de crescimento registrada durante o período em que o estado foi governado por Flávio Dino.

De acordo com o levantamento, intitulado “A Trajetória Econômica do Maranhão (2007–2023)”, o estado registrou crescimento real de 3,6% em 2023, enquanto a média anual observada entre 2015 e 2022 foi de 1,4%.

O relatório ressalta, no entanto, que os períodos analisados ocorreram sob contextos macroeconômicos distintos, incluindo a recessão de 2015 e 2016 e a pandemia da Covid-19 durante a gestão anterior, enquanto 2023 foi marcado por um cenário de maior estabilidade econômica.

O estudo também destaca a recuperação do estado após a pandemia, com crescimento de 6,2% em 2021, seguido por 3,4% em 2022 e 3,6% em 2023. Entre os fatores apontados para o desempenho estão o fortalecimento do agronegócio, a infraestrutura logística do Arco Norte e a expansão do mercado interno, reforçando a capacidade de adaptação da economia maranhense em diferentes ciclos.