sábado, 27 de junho de 2026

 Como estão as chapas majoritárias para eleições de 2026 no MA

Blog do Jorge Aragão

É bem verdade que a oficialização das chapas majoritárias para as eleições de 2026 só irá ocorrer nas convenções partidárias, que irão acontecer entre 20 de julho e 05 de agosto, mas o Blog fez um levantamento de como atualmente estão as conversas para as composições das chapas dos três pré-candidatos que vão liderando as pesquisas no Maranhão.

A chapa encabeçada pelo pré-candidato do PSD ao Palácio dos Leões, Eduardo Braide, a empresária Elaine Carneiro, também filiada ao PSD, será candidata a vice-governadora. Para o Senado, apenas uma vaga está definida e será do deputado federal André Fufuca (PP). A segunda vaga pode ficar com Lahesio Bonfim (Novo), Duarte Júnior (Avante), Hilton Gonçalo (Agir) e César Pires (PSD.

Na chapa encabeçada pelo pré-candidato do MDB ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, ficou definido que o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, será o candidato a vice-governador. Sobre as duas vagas para o Senado, uma está definida que será o senador Weverton Rocha (PDT). Já a segunda vaga ainda está em aberta, mas a tendência é que fique com um dos três deputados federais: Roseana Sarney (MDB), Duarte Júnior (Avante) ou Pedro Lucas (União Brasil).

Por fim, a chapa encabeçada pelo candidato do PT, Felipe Camarão, só definiu, até o momento, uma vaga para o Senado, que será da senadora Eliziane Gama (PT). Ainda estão em abertas uma vaga ao Senado e o nome para vice-governador.

É aguardar e conferir, afinal o tempo está correndo para as definições das chapas majoritárias.

 Ex-prefeito de São Luís deve disputar como vice na chapa de Orleans Brandão para o governo

O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, foi sondado e pode disputar as eleições de 2026 como vice na chapa do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB).

No bastidores, a informação é que o grupo governista procurou o ex-gestor para compor a chapa majoritária do emmedebista.

Antes de Edivaldo Holanda Júnior, quem estava cotado para ser vice de Orleans era Duarte Júnior, que recusou o convite e reafirmou a sua candidatura ao Senado Federal.

Até o momento, não houve confirmação oficial por parte de Orleans Brandão (MDB), de Edvaldo Holanda Júnior ou do grupo político envolvido sobre a composição da chapa.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Equatorial Maranhão promove palestras e blitz educativas sobre eficiência energética em Caxias e Timon

A Equatorial Maranhão realiza, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, uma programação de ações educativas nos municípios de Timon e Caxias, com o objetivo de orientar a população sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de ampliar o acesso aos benefícios sociais. A iniciativa faz parte do E+ Educação, um projeto que integra o compromisso de Responsabilidade Social da distribuidora, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Nos dias 30 e 2 de julho, a Blitz Educativa será realizada no município de Timon no CRAS Parque Piauí, às 9h. Já Caxias, recebe no dia 1º de julho, uma Palestra Educativa na Associação do Bairro Salobro, às 10h. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Durante as ações, as equipes da Equatorial Maranhão abordarão temas como eficiência energética, segurança com energia elétrica, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica e a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2026. A iniciativa busca reforçar o compromisso da Distribuidora com a educação, a sustentabilidade e a promoção do uso seguro e eficiente da energia elétrica nas comunidades maranhenses.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Por questões logísticas, show do cantor Leonardo em Caxias é reagendado para segunda-feira (29)

A apresentação do cantor Leonardo, uma das atrações mais aguardadas do São João de Caxias, foi reagendada para a próxima segunda-feira (29). O show estava previsto para acontecer nesta sexta-feira (26), mas precisou ser adiado devido ao cancelamento do voo da equipe do artista.

Em comunicado oficial, a produção informou que, apesar dos esforços de Leonardo e da equipe local para manter a apresentação na data inicialmente prevista, a logística não permitiu a realização do evento.

A organização reforçou que novas informações sobre o show serão divulgadas em breve. Leonardo também agradeceu a compreensão do público e reafirmou seu compromisso de reencontrar os fãs na nova data

Com isso, a programação do São João de Caxias segue normalmente, e a expectativa é de que a apresentação aconteça na segunda-feira (29), mantendo a animação de um dos maiores eventos juninos da região.

Blog do Lucas Moura

Orleans Brandão assume compromisso com taxistas 

O pré-candidato ao governo do estado, Orleans Brandão, participou, na tarde desta quarta-feira (24), de uma reunião estratégica com taxistas e representantes do Sindicato da categoria. O encontro, que contou com a presença de taxistas de São Luís e de diversos municípios do interior do Maranhão, teve como objetivo central a escuta ativa das demandas dos trabalhadores e a construção de soluções conjuntas para o setor. Durante o diálogo, Orleans enfatizou que a política deve ser pautada pelo contato direto com quem vive o dia a dia das cidades.

“Acredito que política é diálogo. Para conhecer os problemas, precisamos ouvir quem realmente faz o serviço acontecer. Saio daqui hoje com uma pauta de trabalho clara e o compromisso firme de ser um parceiro dos taxistas no governo”, pontuou.

Entre os principais pontos levantados pela categoria, destacou-se a necessidade de desburocratização dos processos junto ao Detran-MA. A implementação do “Detran Net” foi apontada como uma solução essencial para agilizar a emissão de documentos e a concessão de isenções fiscais, como ICMS e IPVA, facilitando a rotina profissional. Orleans acolheu a demanda e destacou a importância de modernizar o atendimento estatal, ressaltando que a tecnologia deve servir ao cidadão.

“Se o Detran Net é uma ferramenta que pode destravar a rotina do taxista, vamos trabalhar para torná-la realidade com a máxima celeridade. Meu compromisso é reduzir a burocracia que impede o trabalhador de gerar sua própria renda”, enfatizou Orleans.

O pré-candidato também se colocou à disposição para analisar questões relativas à carga tributária e à valorização dos pontos de táxi, assegurando que o plano de governo será construído de forma participativa. Além disso, propôs a oferta de cursos de capacitação profissional em parceria com a Secretaria de Turismo, visando preparar ainda mais a categoria, que atua como um braço fundamental na recepção de visitantes e na promoção do Maranhão como destino turístico.

“O taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o turista tem com a nossa terra. Queremos valorizar esse profissional, oferecendo suporte, capacitação e segurança jurídica para o exercício da profissão. O que discutimos hoje não é um pleito individual, é uma pauta plural, que beneficia a classe em todo o estado”, concluiu.

A reunião consolidou a postura de Orleans Brandão como um articulador atento às necessidades dos diversos setores produtivos do Maranhão, dando continuidade à sua trajetória de diálogo iniciada durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas.

 Prefeitura de Caxias entrega mais de 50 títulos de propriedade e garante segurança jurídica para famílias

A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária realizou a entrega de títulos de propriedade nesta quinta-feira (25), no auditório da Prefeitura de Caxias. Ao todo, 53 famílias foram beneficiadas com o documento que regulariza as residências das famílias que se enquadraram no perfil social.

Hoje estamos fazendo a entrega de títulos de alguns bairros. Isso é uma demonstração de que estamos dando andamento ao trabalho de entrega dos títulos de regularização fundiária social. Algumas pessoas que estavam desacreditadas aqui está a prova de que estamos atingindo o objetivo, entregando os títulos as pessoas. A partir de agora, o beneficiário é o legítimo proprietário, e assegura a dignidade da pessoa humana e o seu direito a propriedade”, destaca Jamerson Levi, secretário municipal de Regularização Fundiária.

Estamos entregando os títulos da Nova Caxias, Seriema, Bela Vista e outros bairros. Hoje são 53 famílias que recebem os títulos, e elas foram contempladas pelo Reurb Social e não precisaram pagar nada”, disse Gracy Viana, secretária Adjunta de Regularização Fundiária.

O Cartório participa no início informando a situação do imóvel, e no final no registro do imóvel, onde a gente recebe do município as informações dos beneficiários”, frisa Rodrigo Lima, escrevente do Cartório do 1º Ofício.

A solenidade contou com a presença do prefeito Gentil Neto, que destacou a importância da regularização para dignidade e cidadania. Os títulos entregues contemplam moradores dos bairros Bela Vista, Castelo Branco, Nova Caxias, Seriema, Itapecuruzinho, Vila São José, entre outras localidades de Caxias.

Nós estamos fazendo esse trabalho vai acontecer em toda a cidade. Estregando em alguns bairros, a maioria das pessoas são do Bela Vista e Nova Caxias. É mais que um documento, é paz, é tranquilidade, segurança jurídica, é cidadania, dignidade. Com a cidade regularizada, a chance para conseguir investimentos é bem maior. Existem dois tipos de Reurb, a específica e a social. Hoje estamos entregando aqui para quem se enquadra no social, e não precisou pagar nada”, destaca Gentil Neto.

SEGURANÇA JURÍDICA – O objetivo da ação é dar garantia jurídica às famílias, assegurando que tenham suas propriedades oficialmente reconhecidas. Com o título em mãos, os moradores passam a ter comprovação legal da residência, o que facilita acesso a crédito, herança, serviços públicos e valoriza o imóvel. A regularização fundiária é uma das políticas prioritárias da gestão municipal que encerra a informalidade e leva mais segurança patrimonial às famílias caxienses. A Secretaria segue com novos processos de regularização em outros bairros da cidade.

A gente não tinha condição de pagar o cartório, e agora chegou em boa hora. Isso para mim é uma glória. Valoriza a nossa casa, o terreno, é um documento legalizado”, frisa Francisco Pires, morador do bairro Nova Caxias.

A importância é que é um documento oficial. Com este documento, a gente pode fazer empréstimo para melhorar a casa, é uma coisa de segurança. É um titulo que dá a casa para o propriedade, e não tem mais como outra pessoa intervir. É importante todas as pessoas terem”, disse Carlos Lopes, morador do Bela Vista.

É um privilégio, porque as condições da gente não dá pra regularizar a casa. E, hoje temos que agradecer ao prefeito por este momento. Já tem mais de 20 anos que eu moro na Bela Vista, e hoje realizamos um sonho”, destacou Julina Rodrigues, moradora do bairro Bela Vista.

Eu não tinha condições de regularizar minha casa, mas graças a esta oportunidade estamos conseguindo. Me avisaram e eu corri atrás, levei toda a documentação necessária e hoje estamos recebendo o título”, disse Maria do Espirito Santo, moradora da Nova Caxias.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Rua das Sombrinhas reúne torcedores para acompanhar vitória do Brasil sobre a Escócia


As cores vibrantes da Seleção Brasileira tomaram conta da Rua das Sombrinhas, nesta quarta-feira (24), durante a transmissão da partida entre Brasil e Escócia. O espaço, que já se consolidou como ponto de encontro para eventos culturais e esportivos, recebeu um grande público que acompanhou cada lance do confronto em clima de muita animação.

"É a terceira vez que eu tô aqui. O que me atrai pra cá é a animação, a união do pessoal, a torcida, todo mundo animado e o telão gigantesco, com certeza”, falou Milena Rosa, universitária.

Com um telão de 5 metros de largura por 4 metros de altura, os torcedores puderam assistir ao jogo com conforto e excelente visibilidade. A qualidade da imagem e do som chamou a atenção de quem esteve presente, transformando o local em uma verdadeira arquibancada a céu aberto. “As expectativas são que o Brasil seja campeão e se classifique para a próxima fase e faça 3 a 0. A imagem desse telão tá muito boa e é um atrativo a mais para nós, torcedores. Essa é a segunda vez que eu acompanho as disputas aqui na Rua das Sombrinhas”, falou Jainara Medeiros, estudante.


A transmissão proporcionou momentos de emoção do início ao fim. A cada ataque da Seleção Brasileira, a torcida vibrava e demonstrava confiança na equipe, tornando a Rua das Sombrinhas um dos principais pontos de encontro dos caxienses para acompanhar o futebol. A segurança foi reforçada no local para manter a tranquilidade dos torcedores.

“Nós estamos fazendo aqui a segurança do pessoal, dos torcedores da Rua das Sombrinhas. A Guarda Municipal está presente nessa ação aqui e em todos os eventos do Brasil, para garantir a tranquilidade de todos”, disse o subinspetor Icredivan, agente da Guarda Municipal.



A proposta reforça o compromisso da gestão municipal em levar lazer, entretenimento e integração para a população, valorizando os espaços públicos e proporcionando momentos de convivência para as famílias. O próximo jogo será novamente na Rua das Sombrinhas, e o evento no local está beneficiando várias famílias que, por meio das vendas, conseguem uma renda extra.


“Graças a Deus, está lotando todas as vezes aqui na Rua das Sombrinhas. Está virando a casa da Seleção Brasileira aqui na nossa cidade, e esse telão, que está saindo do plástico, novinho, foi um pedido nosso. Queríamos ainda mais qualidade para o torcedor caxiense, e a empresa trouxe para a gente um telão ainda melhor do que no jogo passado. Nosso ponto de encontro vai ser aqui até a final, e o Brasil campeão vai ser ainda melhor. O nosso prefeito tem pedido muito que a gente priorize aqui a Rua das Sombrinhas para fazer o melhor ambiente da Copa do Mundo, para que seja aqui, na Rua das Sombrinhas. Graças a Deus, a gente ajuda muito as pessoas com as vendas. A Copa do Mundo veio para contribuir, porque a gente tem jogo toda semana e toda semana está aqui junto com eles. A gente prioriza eles, a gente chega cedo, a gente se reúne, a gente vê o que pode melhorar e, graças a Deus, está dando certo”, destacou Raone Rangel, coordenador de eventos da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.