terça-feira, 23 de junho de 2026

 Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

 Prefeitura de Caxias divulga programação do São João de Caxias que começa nessa sexta-feira  (26), e segue até 1º de julho

A Prefeitura de Caxias divulgou nesta segunda-feira (22), a programação do “São João É BÃO! Em Caxias É BÃO D+”, que começa nesta sexta-feira (26). Muitas atrações locais, regionais e de renome nacional vão passar pelo Parque da Cidade.

A programação começa a partir das 18h30 e segue até depois da meia noite, com muitas atrações: Juninas, Forró Pé de Serra, atrações culturais, concurso de Juninas Caipiras, além da apresentação dos artistas no palco de atrações.

Dentre as atrações esperadas estão: Leonardo, Washinton Brasileiro, Heitor Costa, dentre outras atrações.

Confira a programação completa, começando pelo dia 26/06:

VILA JUNINA – 18h30

Os Veteranos;

Tribo Maculelê;

Os Tropikais.

CASA DO REGGAE • 19h

Castelo do Vinil;

DJ Josy Teles.

TABLADO – 19h

Dança Flor do Sertão;

Dança do Lili;

Junina Sai de Baixo;

Boi Encanto de Caxias.

PALCO – 22h

Leonardo;

Silsil e Banda; e

Henry Dantas.

A festa é uma realização da Prefeitura de Caxias, com apoio do Governo do Maranhão e Governo Federal. A programação oficial segue até 1º de julho, sempre no Parque da Cidade. O tema deste ano celebra a cultura popular maranhense com destaque para as quadrilhas, bumba meu boi e o reggae, ritmo forte na região.


Confira a programação de sábado (27):

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Reisado Encanto da Terra;

Junina Mirim Cycwpyra;

Boi Brilho da Alegria.

VILA JUNINA • 19h

Trio Maranhense;

Capoeira Cordão de Ouro;

Forrozão Art Music.

CASA DO REGGAE • 19h

DJ Zezinho Pedra;

DJ Xavier Roots

PALCO • 22h30

Aryelle Rodrigues;

Rayane Passos;

Ykaro na Medida.

Confira a programação de domingo (28):


VILA JUNINA • 18h30

Elane Amorim;

Lenny Becky.

CASA DO REGGAE • 19h

Toddy Roots;

Emerson Muralha.

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Lili e Sua Cultura;

Boi Mimo da Fazenda;

Junina Brilho do Sertão;

Boi Canário Verde.

PALCO • 22h30

Encontro de Som Automotivo;

CH Cantor;

Wellington Oliveira.

Na segunda-feira (29), a programação segue animada:


VILA JUNINA • 18h30

Marcellyn Cantor;

Maculelê Show;

Forró Adoro.

CASA DO REGGAE • 19h

Selecta Guilherme Fraga;

Tambô Recordation Vinil.

TABLADO • 19h

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Carimbó Flor do Mar;

Cacuriá Rebola e Dança;

Junina Beija-Flor dos Cocais;

Boi Brilho da Alegria.

PALCO • 22h30

Badyo Skema 10;

Washington Brasileiro;

Vitor Amaral.

Na programação de terça-feira (30), tem junina, Carimbó e muita música:


VILA JUNINA • 18h30

Neyzinho;

Piseirão Estourado.

CASA DO REGGAE • 19h

DJ Cleiton Roots;

Lúcio Pedra.

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Carimbó Raio de Sol;

Tribo Maculelê;

Carimbó Mulheres;

Dança do Coco Maria Babaçu;

Carimbó Flor do Campo;

Junina Filhos do Sertão.

PALCO • 22h30

Anderson Neiff;

Heitor Costa; e,

Junior Masca.

E, pra fechar o São João (01/07) na quarta-feira (1°):


VILA JUNINA • 18h30

Que Pancada;

Xaxado Candeeiro Encantado;

Morena Forrozeira.


CASA DO REGGAE • 19h

Projeto Roots Digital;


TABLADO • 18h30

Carimbó Vem Comigo;

Coco Raiz – Dança do Coco;

Junina Fogaréu;

Dança do Lili;

Premiação do Festival de Quadrilhas;

Boi Encanto de Caxias.

PALCO • 22h

Rey Vaqueiro;

Jeferson Costa e Davi Lacerda; e,

Alvaro Neto.

 Mulher é condenada a mais de 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa que matou crianças em Imperatriz

O Tribunal do Júri de Imperatriz condenou, nesta segunda-feira (22), Jordélia Pereira Barbosa (foto) a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão pelos homicídios de duas crianças e pela tentativa de homicídio contra a mãe delas, em um dos casos criminais de maior repercussão registrados no Maranhão nos últimos anos.

A condenação foi obtida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), que sustentou a acusação durante o julgamento realizado no Fórum de Imperatriz. Atuaram no caso o promotor de Justiça Tiago Quintanilha, titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal, com o auxílio da promotora Gabriele Gadelha.

De acordo com as investigações, Jordélia Pereira Barbosa enviou à residência da vítima Mirian Lira um ovo de Páscoa acompanhado de uma mensagem de conteúdo afetivo, com o objetivo de induzir o consumo espontâneo do produto.

A acusação apontou que o alvo principal da ação criminosa era a mãe das crianças. No entanto, os filhos dela, Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn, de 13, também consumiram o chocolate envenenado.

O crime ocorreu na noite de 16 de abril de 2025. Poucas horas após ingerirem o doce, Mirian e os dois filhos passaram mal e foram encaminhados para atendimento médico.

Luiz Fernando morreu no dia seguinte, em 17 de abril. Evelyn permaneceu internada por cinco dias, mas não resistiu às complicações e faleceu em 22 de abril.

Mirian Lira também sofreu os efeitos do envenenamento, permaneceu internada em estado grave, chegou a ser intubada, mas conseguiu sobreviver.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil identificaram Jordélia Pereira Barbosa como autora do crime. Ela foi presa em 17 de abril de 2025 e permanece detida desde então.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público, reconhecendo as qualificadoras de homicídio quadruplamente qualificado em relação às duas crianças e de tentativa de homicídio triplamente qualificado contra a mãe das vítimas.

 CREF21/MA abre concurso com salários de até R$ 5,5 mil 

O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) abriu inscrições para um novo concurso público com oportunidades para candidatos de níveis médio e superior para provimento de vaga e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do CREF21/MA.

De acordo com o edital do certame, as vagas disponíveis estão distribuídas entre as cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias. Os salários variam de R$ 3.184,76 a R$ 5.573,33, além de benefícios como vale-alimentação, vale-transporte e auxílio-saúde.

Para o nível médio, há vagas para o cargo de Técnico Administrativo. Já para o nível superior, foram ofertadas oportunidades para os seguintes cargos: Advogado, Agente de Orientação e Fiscalização, Analista de Recursos Humanos e Contador.

Os interessados em concorrer aos cargos podem se inscrever até o dia 5 de agosto, exclusivamente pelo site do Instituto Quadrix (https://quadrix.org.br/informacoes/3060/).

O valor das taxas de participação varia, sendo R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 63 para os de nível superior.

A seleção dos candidatos do concurso público do CREF21/MA terá duas etapas. A primeira é a realização de prova objetiva para os cargos de nível médio e de provas objetiva e discursiva para os cargos de nível superior.

A segunda etapa corresponde à avaliação de títulos, exclusivamente para os cargos de nível superior.

A aplicação das provas para todos os cargos ocorrerá no dia 13 de setembro de 2026 nas cidades de São Luís e de Imperatriz, somente no turno vespertino.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

 "Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região", afirma Brandão 

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas.

E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

 Junho Laranja: Equatorial Maranhão alerta para prevenção de queimaduras causadas por acidentes elétricos

Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a Campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização e à prevenção de queimaduras em todo o Brasil. A Equatorial Maranhão é parceira da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), que está à frente da iniciativa no estado.

Em 2026, a mobilização traz como tema "Trabalho seguro sem queimaduras: prevenção é o melhor equipamento de proteção", reforçando a importância da adoção de medidas de segurança em ambientes de trabalho e no dia a dia. A Distribuidora destaca a importância para os cuidados relacionados à energia elétrica, uma das causas de queimaduras registradas no país.

Para Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, a prevenção deve estar em primeiro lugar, principalmente no ambiente de trabalho. “É fundamental que os funcionários estejam atentos ao uso correto dos EPIs. Não improvisar instalações e respeitar os procedimentos de segurança são atitudes simples, mas que fazem a diferença. A segurança deve ser prioridade em todas as etapas do trabalho. Por isso, a Equatorial Maranhão sempre realiza campanhas voltadas aos cuidados com a segurança envolvendo a energia elétrica. A conscientização é essencial para evitar acidentes e proteger vidas”, destacou o executivo.

De acordo com dados do DATASUS, o Maranhão registrou 88.481 internações por queimaduras e lesões causadas por fogo, calor, eletricidade e substâncias quentes entre 2021 e 2025, sendo o estado da região Nordeste com o maior índice de internação por queimaduras.

Ainda segundo a pesquisa, nos últimos cinco anos, cerca de 209 maranhenses foram internados em decorrência de queimaduras causadas por acidentes com energia elétrica. A cidade de Imperatriz é a cidade com o maior índice de ocorrências durante esse período. É importante destacar que esses números representam apenas os casos registrados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS.

Os acidentes com queimaduras continuam sendo uma das principais causas de lesões graves, especialmente quando relacionados ao contato com a energia elétrica. Nesse contexto, a Equatorial Maranhão dá algumas orientações para evitar situações de risco e contribuir para a construção de ambientes mais seguros para todos:

Nunca toque em fios partidos ou caídos ao solo. Ao identificar essa situação, mantenha distância e acione imediatamente a Equatorial Maranhão por meio do 116;

Não realize ligações clandestinas ou intervenções na rede elétrica. Além de ilegais, essas práticas aumentam significativamente o risco de choques e queimaduras graves;

Contrate sempre profissionais qualificados para realizar instalações, reparos e manutenções elétricas;

Evite utilizar aparelhos elétricos com fios desencapados, emendas improvisadas ou sinais de superaquecimento;

Antes de realizar qualquer manutenção em equipamentos ou instalações elétricas, desligue a chave geral de energia;

Não sobrecarregue tomadas com benjamins, extensões ou vários aparelhos conectados ao mesmo ponto;

Mantenha crianças afastadas de tomadas e instalações elétricas, utilizando protetores quando necessário.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento “VC + Seguro”, a Equatorial Maranhão promove ações educativas com orientações práticas e conteúdos informativos sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com a rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Prefeitura de Caxias disponibiliza pela primeira vez médico geriatra na Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de Caxias disponibiliza pela primeira vez aos usuários atendimento de um médico geriatra na rede municipal de saúde. Com a iniciativa a gestão municipal avança nos cuidados com as pessoas idosas.

A partir de agora para quem deseja marcar sua consulta, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e solicitar o encaminhamento. As consultas mediante agendamento vão ocorrer no Ambulatório Drº Humberto Coutinho. O prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou o esforço da gestão para conseguir e profissional.

Esta é mais uma promessa de campanha cumprida. E, as pessoas vão poder marcar suas consultas já a partir desta quinta-feira (22). Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para que você possa receber o encaminhamento. Assim, a gente reforça o nosso compromisso com a saúde do idoso, e trazer mais cuidado e mais atenção e mais qualidade de vida”, destacou Gentil Neto, prefeito de Caxias.