quarta-feira, 24 de junho de 2026

 Brandão supera média de crescimento da gestão Flavio Dino, aponta estudo


Um estudo sobre a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 indica que o desempenho do estado em 2023, primeiro ano completo da gestão do governador Carlos Brandão, superou a média anual de crescimento registrada durante o período em que o estado foi governado por Flávio Dino.

De acordo com o levantamento, intitulado “A Trajetória Econômica do Maranhão (2007–2023)”, o estado registrou crescimento real de 3,6% em 2023, enquanto a média anual observada entre 2015 e 2022 foi de 1,4%.

O relatório ressalta, no entanto, que os períodos analisados ocorreram sob contextos macroeconômicos distintos, incluindo a recessão de 2015 e 2016 e a pandemia da Covid-19 durante a gestão anterior, enquanto 2023 foi marcado por um cenário de maior estabilidade econômica.

O estudo também destaca a recuperação do estado após a pandemia, com crescimento de 6,2% em 2021, seguido por 3,4% em 2022 e 3,6% em 2023. Entre os fatores apontados para o desempenho estão o fortalecimento do agronegócio, a infraestrutura logística do Arco Norte e a expansão do mercado interno, reforçando a capacidade de adaptação da economia maranhense em diferentes ciclos.

 Falta de medicamento na FEME preocupa pacientes no Maranhão 

Pacientes do Maranhão relatam dificuldade para conseguir a somatropina na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME). Em meio ao desabastecimento, famílias têm recorrido a ligações e mensagens para tentar saber quando o medicamento estará disponível.

A somatropina é a versão sintética do hormônio do crescimento humano. O medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Maranhão, distribuído pela FEME.

Entre os pacientes estão crianças com síndrome de Prader-Willi, uma doença genética que provoca fraqueza muscular e compromete o desenvolvimento infantil.

Nesses casos, o medicamento não atua apenas no crescimento. Ele também contribui para o desenvolvimento da musculatura, da força e da mobilidade, fatores essenciais para a qualidade de vida.

As últimas doses entregues às famílias garantem apenas mais alguns dias de tratamento. A incerteza sobre a próxima remessa preocupa pais e responsáveis.

“É a falta do medicamento, que já está há dois meses em falta. Ele não pode ficar sem essa medicação para ganhar massa magra, ter mais agilidade e desenvolvimento, porque é uma criança altamente hipotônica”, relatou uma mãe.

O tratamento com somatropina é contínuo e as doses são definidas de acordo com o peso e a necessidade de cada paciente. A aplicação é diária e pode ultrapassar R$ 200 por dose.

Quando o uso é interrompido, os resultados do tratamento podem ser prejudicados, especialmente durante a fase de desenvolvimento. A suspensão por semanas ou meses pode reduzir ou até interromper a velocidade de crescimento.

Durante essa fase, o corpo da criança segue em desenvolvimento e os ossos continuam amadurecendo. A interrupção, segundo especialistas, representa perda do estímulo necessário nesse período.

No Maranhão, 14.191 pacientes estão cadastrados para receber a somatropina pela FEME.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o desabastecimento ocorreu devido a problemas no fornecimento do medicamento pelo Ministério da Saúde.

A SES informou ainda que uma nova remessa deve chegar ao estado no dia 13 de junho, com distribuição aos pacientes prevista até 2 de julho.

O Ministério da Saúde informou que vai encaminhar mais de 181 mil doses de somatropina ao Maranhão, do tipo 12 UI. Segundo a pasta, a quantidade é suficiente para atender à demanda por cerca de cinco meses.

Sobre a dosagem de 4 UI, o ministério afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão não realizou o pedido para o segundo e terceiro trimestres deste ano. (G1MA)

 Recapeamento asfáltico na Travessa Desembargador Morato é concluído e reforça revitalização do Centro de Caxias

A Prefeitura de Caxias concluiu os trabalhos de recapeamento asfáltico da Travessa Desembargador Morato, no Centro da cidade, na altura da Praça do Pantheon. A intervenção faz parte do amplo programa de revitalização das vias públicas da região central, que tem transformado a mobilidade urbana e valorizado o Centro Histórico e comercial do município.

Com a nova pavimentação, a via passou a oferecer melhores condições de tráfego para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de contribuir para a segurança e o conforto de quem circula diariamente pela área. A melhoria também fortalece o comércio local, facilitando o acesso de consumidores e visitantes.

A revitalização das ruas, deixou o Centro de cara nova, unindo infraestrutura, mobilidade e valorização do patrimônio urbano. Além da Travessa Desembargador Morato, já receberam novo recapeamento asfáltico as ruas: Aarão Reis e Afonso Pena, além da Travessa José Guimarães nos últimos dias.

Nós estamos olhando para ruas que não adiantavam mais fazer tapa-buracos, como: Rua Aarão Reis, Afonso Pena, Travessa Desembargador Morato e outras. Agora vamos levar o asfalto para os bairros da cidade. Nós vamos fazer um trecho que vem da Pampulha à Vila São José. Aquela rua próximo ao Mateus, e vamos trabalhar para fazer mais pelas ruas de Caxias. O Governo do Estado nos garantiu 10 km de asfalto, já foram feitos 2 km, e agora vamos dá continuidade”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias.

As obras integram o conjunto de ações desenvolvidas pela gestão municipal para modernizar a malha viária, garantir mais qualidade de vida à população e promover o desenvolvimento urbano de Caxias. A gestão municipal recebeu do governo do Estado mais de 10 km de asfalto nesta etapa.

terça-feira, 23 de junho de 2026

 Brandão anuncia pagamento para o dia 26 e expediente reduzido na véspera do feriado

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nesta segunda-feira (22) que o salário dos servidores estaduais será pago no próximo dia 26 de junho.

A medida foi divulgada nas redes sociais e chega às vésperas do feriado e das comemorações de São João em todo o estado.

Além da antecipação do pagamento, Brandão informou que o expediente nos órgãos estaduais será encerrado às 16h da quarta-feira (24), permitindo que os servidores possam se programar para o período festivo e acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Equatorial Maranhão promove troca de lâmpadas em agências de diversos municípios da região leste do estado

A iniciativa visa incentivar o consumo consciente de energia e proporcionar economia direta na fatura dos clientes da Distribuidora

A Equatorial Maranhão continua expandindo suas ações de eficiência energética por todo o estado. Com o objetivo de promover o uso correto da eletricidade e combater o desperdício, a Distribuidora está realizando em agência dos municípios de Caxias, Colinas, Chapadinha, Timon, Timbiras, Mata Roma e Milagres do Maranhão, a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são até 80% mais econômicas e possuem maior durabilidade.

Para participar da ação, é necessário apresentar RG, CPF e a conta de energia mais recente, e levar em mãos as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes para a troca por uma Lâmpada de LED de 9W com selo Procel, cada cliente pode trocar até 5 lâmpadas. Iniciativas como esta, reiteram o compromisso da Equatorial Maranhão com o desenvolvimento social e na melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

A substituição das lâmpadas por modelos de LED é uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo de energia residencial. "Nosso foco é levar informação e oportunidade de economia para o dia a dia dos nossos clientes. A troca gratuita de lâmpadas e outras ações que contribuem para um uso mais eficiente de energia elétrica, são passos fundamentais para que as famílias consigam gerenciar melhor seus gastos e diminuir a conta de luz", destacou o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes.


Entrega de ventiladores em Chapadinha

Visando reforçar o compromisso com as comunidades, a Equatorial também realizou na última sexta-feira (19), a troca de 50 ventiladores no município de Chapadinha. A ação faz parte da Plataforma E+ que sorteou cinquenta clientes que possuem o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Orleans Brandão reúne prefeitos em São Luís e fortalece articulação política para as próximas etapas da pré-campanha

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

 Prefeitura de Caxias divulga programação do São João de Caxias que começa nessa sexta-feira  (26), e segue até 1º de julho

A Prefeitura de Caxias divulgou nesta segunda-feira (22), a programação do “São João É BÃO! Em Caxias É BÃO D+”, que começa nesta sexta-feira (26). Muitas atrações locais, regionais e de renome nacional vão passar pelo Parque da Cidade.

A programação começa a partir das 18h30 e segue até depois da meia noite, com muitas atrações: Juninas, Forró Pé de Serra, atrações culturais, concurso de Juninas Caipiras, além da apresentação dos artistas no palco de atrações.

Dentre as atrações esperadas estão: Leonardo, Washinton Brasileiro, Heitor Costa, dentre outras atrações.

Confira a programação completa, começando pelo dia 26/06:

VILA JUNINA – 18h30

Os Veteranos;

Tribo Maculelê;

Os Tropikais.

CASA DO REGGAE • 19h

Castelo do Vinil;

DJ Josy Teles.

TABLADO – 19h

Dança Flor do Sertão;

Dança do Lili;

Junina Sai de Baixo;

Boi Encanto de Caxias.

PALCO – 22h

Leonardo;

Silsil e Banda; e

Henry Dantas.

A festa é uma realização da Prefeitura de Caxias, com apoio do Governo do Maranhão e Governo Federal. A programação oficial segue até 1º de julho, sempre no Parque da Cidade. O tema deste ano celebra a cultura popular maranhense com destaque para as quadrilhas, bumba meu boi e o reggae, ritmo forte na região.


Confira a programação de sábado (27):

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Reisado Encanto da Terra;

Junina Mirim Cycwpyra;

Boi Brilho da Alegria.

VILA JUNINA • 19h

Trio Maranhense;

Capoeira Cordão de Ouro;

Forrozão Art Music.

CASA DO REGGAE • 19h

DJ Zezinho Pedra;

DJ Xavier Roots

PALCO • 22h30

Aryelle Rodrigues;

Rayane Passos;

Ykaro na Medida.

Confira a programação de domingo (28):


VILA JUNINA • 18h30

Elane Amorim;

Lenny Becky.

CASA DO REGGAE • 19h

Toddy Roots;

Emerson Muralha.

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Lili e Sua Cultura;

Boi Mimo da Fazenda;

Junina Brilho do Sertão;

Boi Canário Verde.

PALCO • 22h30

Encontro de Som Automotivo;

CH Cantor;

Wellington Oliveira.

Na segunda-feira (29), a programação segue animada:


VILA JUNINA • 18h30

Marcellyn Cantor;

Maculelê Show;

Forró Adoro.

CASA DO REGGAE • 19h

Selecta Guilherme Fraga;

Tambô Recordation Vinil.

TABLADO • 19h

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Carimbó Flor do Mar;

Cacuriá Rebola e Dança;

Junina Beija-Flor dos Cocais;

Boi Brilho da Alegria.

PALCO • 22h30

Badyo Skema 10;

Washington Brasileiro;

Vitor Amaral.

Na programação de terça-feira (30), tem junina, Carimbó e muita música:


VILA JUNINA • 18h30

Neyzinho;

Piseirão Estourado.

CASA DO REGGAE • 19h

DJ Cleiton Roots;

Lúcio Pedra.

TABLADO • 18h30

Festival de Quadrilhas Caipiras;

Carimbó Raio de Sol;

Tribo Maculelê;

Carimbó Mulheres;

Dança do Coco Maria Babaçu;

Carimbó Flor do Campo;

Junina Filhos do Sertão.

PALCO • 22h30

Anderson Neiff;

Heitor Costa; e,

Junior Masca.

E, pra fechar o São João (01/07) na quarta-feira (1°):


VILA JUNINA • 18h30

Que Pancada;

Xaxado Candeeiro Encantado;

Morena Forrozeira.


CASA DO REGGAE • 19h

Projeto Roots Digital;


TABLADO • 18h30

Carimbó Vem Comigo;

Coco Raiz – Dança do Coco;

Junina Fogaréu;

Dança do Lili;

Premiação do Festival de Quadrilhas;

Boi Encanto de Caxias.

PALCO • 22h

Rey Vaqueiro;

Jeferson Costa e Davi Lacerda; e,

Alvaro Neto.