Não sera surpresa se o secretário de Esportes Adelmo Soares for exonerado da pasta e assumir o assento na Câmara Municipal. Há possibilidade dessa questão de fato chegar a ser concreta. O ex-prefeito Humberto Coutinho não anda nada satisfeito com o desempenho dos vereadores governistas no momento preciso para fazer a defesa da administração do sobrinho Léo.
Humberto Coutinho sente a necessidade de ter um parlamentar com experiência capacitada para defender com pulso o Prefeito que vem sendo alvo de denuncias e mais denuncias pelos vereadores oposicionistas.
Na segunda-feira nenhum vereador aliado da família Coutinho interpelou o discurso do edil Catulé, que da tribuna bradava com todas as forças afirmando que quem administra o município é Humberto Coutinho. O fato deixou o ex-prefeito irritado e este vem pensando em fazer mudanças na administração.
A inercia dos 12 vereadores que assistiam e ouviam calados o vereador Catulé disparar contra as famílias Coutinho e Barroso fez o ex-prefeito pensar na real possibilidade de remover Adelmo Soares pra Câmara Municipal. Na concepção de Humberto Coutinho o atual secretário de Esportes é destemido, enfrentaria os discursos furiosos oposicionistas de igual pra igual e tem experiência em debates acalorados como vem acontecendo nessa legislatura.
A família do prefeito Léo conhece bem o trabalho do vereador licenciado Adelmo Soares, na fase do crescimento politico de Humberto Coutinho o atual secretário de Esportes era um opositor ferrenho do ex-prefeito e atuava na Câmara fazendo politica ao lado dos maiores inimigos políticos de Humberto Coutinho.
Em Caxias o ex-prefeito tem a fama de ser um homem truculento, truculência que não intimidava o então líder na Câmara da Prefeita Márcia Marinho. Na campanha eleitoral para prefeito em 2004, Adelmo Soares foi capaz até de falar em simulação de um choro da deputada Estadual Cleide Coutinho. O caso rendeu várias manifestações de apoio a família Coutinho e contribuiu para a arrancada da vitória de Humberto Coutinho naquele pleito..
Esta coragem do secretário Adelmo Soares é o que a família Coutinho quer ver nos debates do plenário da Casa, não a dificuldade e o medo dos governistas em fazer argumentações convincentes em favor da atual administração.