terça-feira, 7 de maio de 2013

VEREADORES ACATAM VETO DE PREFEITO A UM PROJETO D LEI, QUE ANTES HAVIA SIDO APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS 19 VEREADORES




VEREADORES ACATAM VETO DE PREFEITO A UM PROJETO DE LEI, QUE ANTES EM SESSÃO REALIZADA NO DIA 11 DE MARÇO TINHA SIDO APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS 19 VEREADORES.

Sem nenhuma explicação consistente, 09 vereadores, dos 16 presentes a sessão desta segunda-feira, acataram o veto do prefeito Léo Coutinho a um projeto de lei da vereadora Taniery Cantalice que tinha como prioridade, a avaliação das notas do IDEB as escolas municipais. No requerimento a parlamentar solicitava afixação  de um mini-outdoor  em frente ao prédio de funcionamento de cada unidade escolar divulgando as notas e mostrando para a população, como esta o desenvolvimento da educação nas escolas da rede municipal de ensino.
Mais uma vez o prefeito Léo Coutinho deu uma demonstração, mais um motivo porquê vai entrar para a historia de Caxias, como um dos piores prefeito de nosso município. Nos seus argumentos para o veto, alegou inconstitucionalidade  do projeto e que o mesmo estava ferindo a constituição e a lei orgânica municipal.
A vereadora Taniery questionou muito, mostrou a seus pares a legalidade do projeto, o mesmo já havia passado pela comissão de constituição e justiça da Câmara e na sessão do dia 11/03/13 foi colocado em pauta para apreciação, sendo aprovado por unanimidade pelos 19 vereadores presentes naquela sessão. Restava então a lei ser sancionada pelo desastrado prefeito e ele simplesmente devolveu a matéria vetando um projeto que seria de suma importância para as escolas do município de Caxias.
Mais pudemos observar e ver a submissão ao prefeito de 10 vereadores, todos integrantes da base aliada, exceto o vereador Ronaldo Chaves que manteve sua decisão pela aprovação do projeto. Logo após a votação em que foi confirmado o veto de LC , a vereadora Taniery indignada, usou a tribuna e fez um desabafo, dizendo ser este o motivo pelo qual se encontra a educação de Caxias, um verdadeiro caos.
“ E vai continuar assim, não tem fiscalização, não tem merenda nas escolas, como os nossos alunos vão se desenvolver e aprender? Por esta razão este prefeito vetou um projeto, quê em sessão anterior foi aprovado. O que ele quer é isso, falta de transparência e responsabilidade nesta sua administração, que a cada dia esta indo de mal a pior.” Finalizou Taniery.
Vereadores que votaram contra a transparência da avaliação das notas do IDEB nas escolas municipais de Caxias: Mário Assunção, Jerônimo, Elias do Gesso, Neto do sindicato, Irmã Nelsir, Thais Coutinho, Luis Lacerda, Manoel da caçamba, Paulo Simão, a presidente Ana Lucia não votou, pois não houve necessidade, mas com certeza se fosse preciso votaria a favor do veto.Estes vereadores votaram a favor da manutenção do projeto de lei e o prefeito vetou: Ronaldo Chaves, Benvinda, Fabio Gentil, Catulé, Taniery e Luis Carlos Ximenes.

Vereador Luis Carlos

Vereador Catulé
Vereador Fabio Gentil

Vereadora Tanieny
Vereadora Benvinda