Encerra-se neste domingo o festejo de São Benedito, um dos santos mais devotado pela comunidade católica caxiense. Em anos passados, a festa se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade.
O ultimo dia é marcado por orações e batizados que ocorrem pela manhã. Os mais fervorosos fazem questão de passar o dia inteiro orando e saudando o protetor: Viva São Benedito! Viva São Benedito.
Procissão
Outro momento marcante do encerramento dos festejos será a procissão. Uma multidão deverá acompanhar o andor com a imagem do santo.
Outros permanecerão na igreja e na portas das casas, ornamentadas com flores, velas, lenços e mais imagens de São Benedito.
E por gratidão o protetor receberá atenção em acenos e velas acesas. Velhos e jovens se revezarão no transporte do andor.
Segundo os mais antigos organizadores dos festejos beneditinos, e membros da Pastoral da Eucaristia, até o ultimo ato em homenagem ao santo foram meses de trabalhos, na preparação da festa, em todos os detalhes. Das novenas e missas, tudo necessita de organização. Afinal, além dos milhares de devotos congregados na paróquia, centenas de católicos de diversos bairros participam e prestigiam São Benedito.
O Festejo de São Benedito marcou várias gerações em Caxias. Me recordo com saudades das brincadeiras preferidas da época: a roda-marinha, as canoinhas e outras que marcaram as vidas de quem teve o privilégio participar do festejo de São Benedito.