Ponto facultativo nas repartições publicas municipais nesta sexta-feira(02), a maioria dos caxienses curti um feriadão prolongado, após uma melancólica comemoração dos 190 anos de adesão de Caxias à Independência do Brasil. Nas ruas e também nas redes sociais, cada cidadão que ama Caxias fez uma avaliação sobre a tristeza quê se abateu em uma das datas mais importantes de nossa historia. Existem outras, 5 de julho e 31 de outubro, mas, a que a população guarda no coração e na mente, e tem como aniversário da cidade, é o 1º de agosto, aliás, a unica data onde há o decreto de feriado municipal.
Podemos esperar que no próximo ano, nesse mesmo período das comemorações de nossa adesão a Independência, o prefeito Léo Coutinho e sua inerte Secretaria de Cultura programe uma festa do tamanho da tradição de Caxias. Vai fazer e todos nós sabemos o motivo da festança: ano eleitoral, e eles(tio e sobrinho) tentarão a todo custo ludibriar os caxienses apresentando seus candidatos, quê hão de se lembrar quê 1 º de agosto é aniversário da Princesa do Sertão. Ontem ninguém observou nenhum deles por aqui, se alguém viu o presidente da Embratur, Flávio Dino, e, o deputado Estadual Rubens Junior no hasteamento dos pavilhões na porta do prédio da Prefeitura, quê me perdoem, se estou equivocado.
Deixando as comemorações dos 190 anos, já passou, vamos abordar a chamada reunião de emergência do ex-prefeito Humberto Coutinho com os vereadores da situação e aliados da linha de frente do grupo Coutinho, dizem, que lá foi pressão de todos os tipos e isso de certa forma irrita alguns aliados, principalmente aqueles que recebem salários irrisórios para defender o prefeito das pancadas verbais que leva nas esquinas e praças da cidade.
O interessante é, dois vereadores, após o termino da reunião. Um é amigo de longas datas do prefeito, confidenciou para o vizinho, que mora ao lado, - estou vendo que meu amigo Léo está mais perdido do que cego em tiroteio com essa sua administração. - O outro parlamentar me confidenciou, que Humberto Coutinho só quer venha-venha e vosso reino nada: - Dr Humberto só quer cobrar da gente, quando vamos pedir um emprego para alguém, ele diz que é com o Léo, e procuro o prefeito, esse responde que não pode empregar ninguém porquê cumpri as leis, emprego só através de concurso publico, - disse o vereador muito irado com o tio e o sobrinho.
Alguns vereadores situacionistas estão dispostos a baterem de frente com o prefeito Léo Coutinho. Se as coisas continuarem do jeito que está, provavelmente as fileiras da oposição vai aumentar no Legislativo, no retorno dos edis as sessões na Câmara Municipal. Vamos ficar na torcida para quê isto aconteça.