Educadores enterram ex-gestor 04/2010 |
Na mídia as propagandas de diversos governos em todas as esferas trazem um perfil construído ao longo de dezenas e centenas de anos: um professor que trabalha por amor e por paixão cuja opção política e pedagógica silencia sobre os problemas sociais, entre elas, os problemas da qualidade da educação.
Em todo o Brasil, o município de Caxias é um exemplo, o quadro de miséria dos professores é quase geral, atingindo quase todos os estados e municípios. Além da corrupção que é responsável pelo desvio de milhões de reais, os baixos níveis de investimentos na educação pública são os principais responsáveis pelo caos vivido historicamente pela educação.
A situação dos professores de Caxias, é uma demonstração clara da opção política do governo Coutinho. Atualmente, os salários dos professores do município estão muito abaixo do que recebe um professor em Aldeias Altas, Coelho Neto, Codó e São João do Sóter.
Para qualquer cidade essa situação é vexatória, e é ainda mais para Caxias, que se orgulha hoje de ser pólo universitário. Pagar um salário de miséria para um professor, mais baixo do que recebe um docente na maioria dos municípios da região do Cocais. essa é a situação absurda vivida pelos professores da rede municipal de ensino.
*No Dia dos professores, o que comemorar?* Qual o motivo da categoria caxiense tem para festejar?
Diante de toda a desvalorização dos professores, da falta de investimento e das dificuldades no exercício do trabalho docente, no dia do professor, o profissional caxiense não tem motivos para comemorar. Pela situação salarial, pelas condições de trabalho, pela precariedade da estrutura física de algumas escolas. O que o professor caxiense tem como motivo para celebrar a data está no campo da resistência e das manifestações por melhores salários e condições de trabalho.
São as lutas que deixam acesas as chamas da esperança de um dia através delas conscientizaram as autoridades para que os professores de Caxias possam alcançar dias melhores. Estão de parabéns os professores que lutam (foto abaixo) para melhorar os seus salários e não se curvam a prepotência e a arrogância do governo municipal e da justiça.
Nesta terça-feira, 15, dia do professor, parabéns aos professores que tem consciência e disposição de luta.
Professores fazendo ato de protesto no desfile de 7 de setembro. |