Depois de 16 dias de paralisação dos bancários, durante a tarde de sexta-feira (4), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta para a categoria, de acordo com as reivindicações que foram entregues pelos bancários. A reunião está ocorrendo em São Paulo e teve início às 15h.
O movimento paredista começou a greve no dia 19 de setembro, depois de várias negociações. Na única proposta apresentada, a Fenaban ofereceu apenas reajuste de 6,1%, índice muito abaixo do reivindicado pelos trabalhadores (22%).
Os bancos elevaram de 6,1% para 7,1% (aumento real de 0,97%) o índice de reajuste sobre os salários e para 7,5% sobre o piso salarial (ganho real de 1,34%), além de propor alta de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), cuja fórmula de cálculo será mantida.
De acordo com a proposta, o piso salarial para bancários que exercem a função de caixa passará a R$ 2.209,01 para jornadas de seis horas. Estão previstos, ainda, reajuste do auxílio-refeição, que sobe para R$ 22,98 por dia, na cesta-alimentação, que vai para R$ 394,04 por mês, além da décima terceira cesta, com o mesmo valor, e auxílio-creche mensal de R$ 327,95, por filho, até 6 anos.
Os bancários aguardam com expectativa que os bancos apresentem uma proposta decente, como o reajuste salarial, além das outras reivindicações referentes à contratação, igualdade de oportunidades, segurança nas agências e melhores condições de trabalho e ainda, fim, do assédio moral e das metas. Caso contrário, a greve deverá continuar por tempo indeterminado. Até agora, 11.406 agências foram fechadas nos 26 Estados e no Distrito Federal.
Durante a manhã desta sexta-feira (4), os bancários do Maranhão fizeram um novo protesto em frente ao banco do Bradesco, da Rua Grande. De acordo com Sindicato dos Bancários do Maranhão, uma nova assembleia vai ocorrer ainda nesta sexta, após o término da reunião da Fenaban em São Paulo que irá apresentar a proposta aos trabalhadores. A assembleia terá como objetivo definir uma nova data na próxima semana para analisar a proposta e determinar se a greve continua ou não.
Veja as principais reivindicações:
- Reajuste salarial de 22%;
- Reposição das perdas salariais acumuladas pelos bancos públicos;
- Piso salarial de R$ 2.860,21;
- PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear;
- Mais contratações de bancários;
- Fim das metas e do assédio moral;
- Segurança nas agências;
- Redução das tarifas e das taxas de juros;
- Respeito à Lei das Filas.
- Reajuste salarial de 22%;
- Reposição das perdas salariais acumuladas pelos bancos públicos;
- Piso salarial de R$ 2.860,21;
- PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear;
- Mais contratações de bancários;
- Fim das metas e do assédio moral;
- Segurança nas agências;
- Redução das tarifas e das taxas de juros;
- Respeito à Lei das Filas.
Dificuldades nos pagamentos
Com o início do mês, algumas pessoas possuem dificuldades para efetuarem pagamento. Por causa disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um passo a passo onde explica à população como pagar as contas que estão dentro do prazo e, também, as vencidas.
Segundo a entidade, o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras, como a internet, banco por telefone, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e rede 24 horas – que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais –, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil.
Como pago contas a vencer?
As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e, também, pelo telefone do banco.
Como pago contas vencidas?
1) Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos): peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA, também, permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.
3) Meu boleto é do banco, e a agência está fechada, como faço? Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida, insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá criar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone – call center –, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).
2) Títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos): peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA, também, permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras.
3) Meu boleto é do banco, e a agência está fechada, como faço? Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida, insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá criar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone – call center –, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes).