Ednaldo Melo ( Aldeias Altas), Katia Bogéa (IPHAN), Jura Filho (SETUR) e uma consultora de turismo de MG. |
Foi realizado durante os dias 27 e 28 deste mês em São Luis, o 2º Encontro de Turismo no Maranhão. Com o tema: Regionalização, novo modelo de gestão municipal integrada. Nesta segunda edição do evento, que aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, a organização contou com a participação de mais de mil pessoas.
Participaram do encontro: autoridades do Ministério do Turismo, membros do Conselho Estadual de Turismo e representantes dos 10 polos turísticos do Maranhão, além do trade, profissionais do setor imprensa e estudantes também marcaram presença no evento.
O secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, disse que o local do evento foi mapeado por ambientes para receber a estrutura completa do Encontro e as caravanas do interior do estado que se deslocaram para São Luis.
- O espaço foi formatado e dividido em três ambientes, onde aconteceram as palestra e oficinas, pórtico na entrada que recebeu as caravanas com uma exposição - disse Jura Filho.
Para o secretário de Turismo de Aldeias Altas, Ednaldo Melo, o 2º Encontro de Turismo foi muito importante porquê suas metas, e sua principal finalidade que é a descentralização, serão alcançadas, pois o setor turístico no estado foi dividido em 10 polos turísticos. Melo no Encontro, representou o município de Aldeias Altas e o polo da região dos Cocais.
No encerramento do 2º Encontro do Turismo, foram entregues carteiras para os artesãos, documento obrigatório para este tipo de profissional que atua na área. Houve o lançamento do programa do Ministério do Turismo - Viaje Mais/Melhor Idade e, ainda, a diplomação dos 68 municípios turísticos do Maranhão como marco para as cidades se organizarem e atendam os critérios da regionalização.