Mais de 350 pessoas estiveram presentes nos três dias de programação do seminário de lançamento do Programa de Valorização do Empreendedor maranhense, o Made in Maranhão, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Industria e Comércio (Sedinc) e instituições parceiras. O encerramento foi quinta-feira (21) no Convento das Mercês em São Luis.
O evento reuniu empresários de micro e pequeno porte, funcionários de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares, acadêmicos da área de comercio exterior e afins que se distribuíram entre palestras e minicursos oferecidos durante a programação.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Industria e Comércio, Mauricio Macedo, o grande numero de participantes no seminário mostra que o empresário maranhense está cada vez mais ciente do seu potencial empreendedor e dá importância em buscar a capacitação para tornarem seus produtos mais competitivos.
- Com este evento, pudemos perceber que o micro e pequeno empresario maranhense tem interesse em aprimorar seus negócios. Durante o seminário, foram disponibilizados informações, por meio de cursos e palestras, e apresentamos, o programa Made in Maranhão que visa inserir as empresas no mercado, preparando-as para serem competitivas - observou o secretário.
O secretário de Industria, Comercio e Turismo de Aldeias Altas, Ednaldo Melo (foto), participou do evento e no encerramento do seminário foi diplomado Agente de Importação e Exportação do Estado. No total 36 agentes, que fazem parte da rede nacional, receberam os diplomas expedidos pela Faculdade Mauricio de Nassau.
- Foi muito importante participar deste seminário e o programa lançado visa à inserção competitiva das empresas maranhenses nos mercados interno e externo, por meio da inovação tecnológica, da produtividade e da qualidade. - enfatizou Ednaldo.
A cerimônia de encerramento do seminário contou com a participação do secretário ajunto de Comércio e Serviços da Sedinc, Augusto Maia Junior; da presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Resende; e da presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Anna Graziela Costa, além de empresários que já aderiram ao Made in Maranhão.