terça-feira, 23 de julho de 2013

CAXIAS E O PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

Secretário de Saúde, Vinicius Araujo e o prefeito Léo Coutinho em S. Luis.
O esforço do Governo Federal em melhorar e ampliar o acesso à saúde da população brasileira passa, necessariamente, pela formação de uma parceria sólida com todos os municípios. Esse desafio pode, e deve, ser superado com a colaboração de cada prefeito e de cada prefeita deste Pais, gestores da saúde pública em suas cidades. Para isso, o Ministério da Saúde conta com a participação e adesão de  cada prefeitura aos programas, ações e estratégias do Governo Federal para a verdadeira consolidação de um sistema de saúde nacional, público, universal e gratuito. 

O compromisso que o Ministério da Saúde estabeleceu para cada representante legitimo do povo passa por três eixos principais: melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do sistema; formar e qualificar mais médicos e outros profissionais da saúde; e combater o desperdício de recursos e aprimorar a gestão.

O município de Caxias, esteve representado  pelo prefeito Léo Coutinho, e o secretário de Saúde, Vinicius Araujo, em São Luis, na segunda-feira(22), no lançamento do Programa Mais Médicos do Governo Federal e teve a participação no evento, do ministro da Saúde Antonio Padilha, e de outras centenas de prefeitos e gestores da saúde.

Mas, para alcançar esses objetivos, que foi apresentado aos municípios, durante a apresentação do Programa Mais Médicos, o prefeito Léo Coutinho, terá que fazer uma verdadeira revolução na sua administração. A saúde de Caxias, nem de longe atende os pré-requisitos fundamentais do Programa criado pelo Governo Federal. Há tempo, mergulhado no fundo do poço, o sistema da saúde pública do município, pede socorro.

O ministro Antonio Padilha, relatou aos prefeitos, que o Ministério da Saúde é quem define, coordena e financia as politicas, mas são os municípios que executam as ações dentro do SUS. Quando o ministro falou que espera que os administradores possam fazer um marco, na sua gestão para aprimorar a saúde pública, é aplicar os recursos sem desperdício e sem desvio, para outras finalidades, garantindo assim, aos munícipes uma saúde publica de qualidade.  

CÂMARA É OCUPADA.

Manifestantes ocupam o prédio da Câmara Municipal de São Luis.
Aproximadamente 70 manifestantes ocuparam no inicio da tarde desta terça-feira(23) o prédio da Câmara Municipal de São Luis. Os vereadores estão de recesso parlamentar e só retomam as atividades no dia 5 de agosto, mesmo assim, os manifestantes esperam dialogar com uma comissão de vereadores.

Os manifestantes querem que a prefeitura cumpra imediatamente a pauta de reivindicações que já foi entregue e discutida com o prefeito Edivaldo Holanda Junior. Eles já avisaram que só deixarão o prédio da Câmara quando a pauta de reivindicações for atendida.

Segundo informações divulgadas pela Rádio Mirante AM, a maioria dos manifestantes é da Vila Apaco, na Cidade Operária. 



Fonte: Blog do Zeca Soares.

AÇÃO RÁPIDA!

Rua da Independência começa a ser recuperada pela Sec. de Infraestrutura. 
Rua Acrísio Cruz também recebeu trabalhos de recuperação e melhorias.
Pela manhã já havia abordado o assunto que esta sendo realizado pelo SAAE em toda a cidade, a troca dos canos de amiantos por pvcs, aliás é muito louvável a ação, pois é melhoria na qualidade e fornecimento da água consumida pelos caxienses. Em nenhum momento quis atingir a competência dos diretores da autarquia municipal, relatei apenas os transtornos causados pelas ruas esburacadas pelas maquinas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

A reação foi rápida, atendendo à uma solicitação do vereador e líder do governo, Mario Assunção, o prefeito Léo Coutinho determinou que a Secretaria de Infraestrutura do Município realizasse imediatamente, a recuperação de uma das principais vias da cidade, a rua da Independência que interliga o centro com diversos bairros e uma das principais saídas para a capital do Piaui.

Conversando informalmente com Mario Assunção no domingo(21), ele havia me falado do problema para Caxias, que seria aquela via permanecer naquela situação por um longo período, completamente injustificável e os moradores teriam todas as razões para reclamarem.

As ruas estão recuperadas, a da Independência e à Acrísio Cruz que também havia sido esburacada pelo SAAE.

CASO DÉCIO SÁ: HOMEM CONTRATADO PARA ASSASSINAR GLÁUCIO ALENCAR FOI TRANSFERIDO PARA O MATO GROSSO DO SUL..

Glaúcio Alencar, envolvido na morte de Décio Sá.
O homem contratado para assassinar Gláucio Alencar, seu pai, José Miranda e Fábio Aurélio, o Buchecha, no Comando Geral da Policia Militar, já não esta mais em São Luis.

No ultimo fim de semana, ele foi transferido para um presidio de Segurança Máxima no Mato Grosso do Sul, juntamente com outros nove presos de Justiça do Maranhão, todos considerados de altíssima periculosidade. 

Ele chama-se Tobias Pereira Oliveira, o - Tobias, - que foi flagrado com uma arma de fogo dentro da cela em que estava preso.

O sargento que fazia parte da guarnição do presidio militar e que enfrenta processo de expulsão da corporação, intermediou a trama, e entregou a arma para um traficante, que em seguida seria encarregado de entrega-la a Tobias.

A trama  indicava que tudo iria dar certo, sem nenhum indicio de desconfiança por parte da policia. Tobias ficou com a arma escondida dentro de uma TV.

A trama para eliminar Gláucio não deu certo, porque vazou na imprensa, segundo informações, Gláucio desfrutava de regalias no presidio. Era frequente  presença de mulheres na cela do Comando Geral, onde ele se encontra recolhido 

Em razão disso, a policia começou a fazer revistas minuciosas em todas as celas do presidio e encontrou a arma que seria usada para matar três envolvidos na morte do jornalista Décio Sá. 

Para o alivio de Gláucio Alencar, Tobias foi transferido e esta bem longe. Mas, quem deve estar próximo do empresário, foi quem encomendou sua morte. A Policia nunca divulgou o nome e jamais teceu comentários sobre o episódio.

ATÉ QUE ENFIM!

Praça l na rua Siqueira Campos, finalmente foi vista pela SAMAL.
Mato alto, sujeira e abandono. Essas são as características de um espaço destinado ao lazer de crianças e adultos em Caxias. De tanto os moradores reclamarem da falta de capina, na manhã desta terça-feira(23), funcionários da SAMAL faziam serviços de limpeza na Praça, conhecida como Pracinha do Colégio Gilberto Barbosa.

É uma área que esta praticamente abandonada pelo órgãos competentes da administração municipal, não existe nenhum banco na praça e o setor representa perigo, para quem anda a pés, a noite, nas proximidades do local,  pois falta iluminação publica, o que facilita a ação de meliantes.

Segundo uma professora, que leciona na Escola, os moradores do setor aguardavam há meses a presença dos capinadores da prefeitura para diminuir o matagal, que estava servindo como um péssimo exemplo aos alunos do Colégio Gilberto Barbosa. Agora se torna necessário que haja um serviço de manutenção, para conservar nossas praças limpas, tirando os animais para darem lugares as crianças acompanhadas das mães. Manter limpa as áreas de lazer em Caxias, se torna quase impossível, devido a precariedade em vários aspectos, humano e maquinário.

Para manter uma praça  limpa em Caxias, é muito difícil, pelo simples fato da Secretaria de Limpeza não dispor de maquinário adequado para o trabalho de capina ser rápido, hoje o serviço de roço é feito manualmente e desumano, pois exige muito dos funcionários, que são mal renumerados, trabalham debaixo de um sol escaldante e sob pressão dos fiscais, orientados pela cúpula que comanda a pasta.

  

COMUNIDADE CATÓLICA DE ALDEIAS ALTAS INAUGURA MONUMENTO QUE HOMENAGEIA SÃO JOÃO BATISTA.


Milhares de católicos de Aldeias Altas participaram no sábado(20), do grande evento religioso que marcou a inauguração do monumento de São João Batista, padroeiro da cidade aldeense. Foi um momento de fé e marcante na vida daqueles que reverenciam, o santo apóstolo que batizou  Nosso Senhor Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Participaram das festividades o prefeito, Dr. Tinoco, primeira dama, Socorro Tinoco, vice-prefeito, Gênio Ximenes, secretários municipais e vereadores. Entre as autoridades eclesiásticas, presença do bispo diocesano, Dom Vilson Basso, padre Mauricio e auxiliares. A festa também marcou as comemorações dos 25 anos de fundação da paroquia de Santa Terezinha no município.

Era visível a emoção no semblante de cada aldeense quê se deslocou até o Morro Santo para agradecer ao Santo padroeiro pelas bençãos recebidas e também prestigiar o belíssimo monumento quê esta erguido no ponto mais alto da cidade, sendo a partir do momento, após a inauguração, uma das principais atrações turísticas da vizinha Aldeias Altas.

O prefeito Benedito Tinoco agradeceu a Deus e à São João Batista pelas inúmeras graças alcançada através da fé depositada no santo padroeiro, - é um momento especial para todos nós católicos de Aldeias Altas, estamos inaugurando este Santuário e também quero dizer, que estamos com um projeto para construirmos uma obra que faça referência  a comunidade evangélica aldeense, que é bastante numerosa. - concluiu o prefeito.  

MORADORES DAS RUAS ESBURACADAS PELO SAAE RECLAMAM DOS TRANSTORNOS.

 SAAE trabalhando por melhorias e ao mesmo tempo causando transtornos.
São imensuráveis os transtornos causados pelo SAAE no serviço de troca dos canos de amianto por  pvc. A buraqueira praticamente tomou conta de ruas e avenidas da cidade. Reafirmamos que é necessária a mudança, uma vez que  água é elemento essencial para nossa sobrevivência e deve chegar aos nossos lares com qualidade e pureza.

Agora é inaceitável como o SAAE vem executando os serviços na troca dos canos de amianto. A insatisfação popular esta sendo grande , e ninguém sabe de quem é a responsabilidade. Em todos os bairros, tem buracos, valas enormes deixadas por equipes do Serviço Autônomo de Aguá e Esgoto, na mente da população caxiense é um trabalho realizado sem a minima responsabilidade para com o cidadão.

Os moradores das ruas por onde passaram equipes, e fizeram a troca de cano de amianto por pvc, exige que o SAAE assuma sua responsabilidade e encontre solução para este gravíssimo problema, que vem atormentando a vida de motociclistas e motoristas quê diariamente trafegam nas vias esburacadas pelas maquinas do órgão. Porquê se depender da Secretaria de Infraestrutura a buraqueira vai permanecer, como exemplo cito os buracos espalhados pela cidade, e que não foram causados pelo SAAE, desde o inicio do atual governo incomodam os transeuntes e ninguém da Secretaria toma nenhuma providência.

Vamos pessoal do SAAE, atender ao apelo do povo em geral. Moradores e comerciantes esperam soluções para os problemas causados pela buraqueira.  

MINISTRO DA SAÚDE CONFIRMA INVESTIMENTOS E RECURSOS PARA A SAÚDE NO MARANHÃO.


A governadora Roseana Sarney se reuniu com o ministro da Saúde, Antonio Padilha, para discutir sobre mais investimentos para o setor no Maranhão e sobre os avanços do Programa Saúde é Vida. No encontro, ocorrido na tarde de segunda-feira(22), no Palácio dos Leões, o ministro anunciou incremento imediato no valor de R$ 60 milhões para as áreas de média e alta complexidade e de R$ 200 milhões ao ano para a de atenção básica.

Roseana Sarney ressaltou que a reunião foi positiva, pois o ministro teve a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade do Maranhão na área da saúde. - Apresentamos ao ministro detalhes do Programa Saúde é Vida com os novos hospitais que estão ficando prontos, - afirmou a governadora.

O ministro destacou a parceria de trabalho com o governo do Estado. - Nesta semana vamos acrescentar ao Fundo Estadual da Saúde mais R$ 60 milhões, por meio de recursos para média e alta complexidade, recursos para exames, cirurgia, a parte da Rede Cegonha, rede de urgência e emergência, investir um valor maior para leitos de UTI, o que vai ajudar ainda mais esse esforço de montar a rede de saúde no Maranhão, o que esta sendo feito em parceria com o governo do Estado, - declarou Padilha, que antes, no Hotel Luzeiros, apresentou aos prefeitos e gestores municipais o Programa Mais Médicos.

Antonio Padilha assinalou ainda que o Maranhão passa a contar com mais recursos destinados para atenção básica. - A presidenta Dilma acabou de anunciar um aumento no piso destinado à atenção básica, e no Maranhão esse valor será de R$ 200 milhões, esse repasse é fundo a fundo para ajudar no custeio e manutenção das equipes, - declarou.

Também presentes o ministro do Turismo, Gastão Vieira, os senadores José Sarney, Edson Lobão Filho e João Alberto; os deputados federais Sétimo Waquim e Sarney Filho, e os secretários estaduais, Ricardo Murad(Saúde) e João Guilherme Abreu(Casa Civil).

A governadora Roseana afirmou que  também apresentou solicitações de melhorias de recursos para o Estado. - Falamos ao ministro sobre a melhoria do teto da Saúde, já que o Maranhão possui a menor renda perca pita do pais, sendo de R$ 127.00, enquanto que no Brasil a média per capita para a saúde é de R$ 170.00. - 

Ela ressaltou que a vinda do ministro a São Luis foi importante, ainda, para que os prefeitos possam conhecer o Programa Mais Médicos do governo federal e firmar parcerias. 



As informações são da SECOM do governo do Estado.