sexta-feira, 30 de agosto de 2013

José Reinaldo e a turma que quer se dá bem.

A
O ex-governador José Reinaldo estará  em Caxias nesta sexta-feira (30) para proferir palestra sobre o tema: A atual conjuntura politica no Maranhão; O papel das oposições para 2014. O horário estipulado será das 20 as 22h. Deve aproveitar a estadia na Princesa do Sertão e se reunir com o ex-prefeito  Humberto Coutinho. Considerado um dos mais influentes líderes do projeto de eleger o comunista Flávio Dino governador do estado nas eleições do próximo ano. 
A vinda de Zé Reinaldo a Caxias mobilizará aliados do ex-prefeito e  está gerando movimentações nos bastidores políticos de Caxias, já que o ex-governador sairá candidato a deputado Federal.. O  auditório da Academia Caxiense de Letras será o palco para ele proferir a palestra onde os organizadores esperam uma boa participação do publico para prestigiar o evento.
Em 2005/06,  Zé Reinaldo como governador repassou milhões de reais para a Prefeitura de Caxias  na época, administrada por Humberto Coutinho, que aproveitou o - derrame - de dinheiro publico,e lançou o então juiz federal, Flavio Dino na politica e praticamente comandou o processo eleitoral que elegeu o comunista deputado Federal como um dos mais votados. no Estado. Fato que fez o atual presidente da Embratur se tornar conhecido no Maranhão, onde era um ilustre desconhecido da população que ele diz tirar da miséria a partir de 2015, caso vença as eleições de 2014 para governador, com o apoio de toda essa turma de Caxias, como dizia um ex-candidato a vereador em 2012 - que só quer se dar bem. - 

Governadora Roseana Sarney encerra em Peri-Mirim mais uma etapa do itinerante.

roseanaA governadora Roseana Sarney encerrou, na quarta-feira (28), no município Peri-Mirim, mais uma etapa do Governo Itinerante. Durante dois dias, a governadora Roseana e comitiva – formada por secretários de Estado, deputados e prefeitos da região – percorreu quatro cidades da Baixada Maranhense, visitando também São Vicente Ferrer, São João Batista e São Bento.
“A Baixada é uma região muito importante para o Maranhão e o governo tem trabalhado para que se desenvolva cada vez mais, construindo obras e realizando serviços. É o caso das estradas, dos hospitais e de ações como o Itinerante, que está em Peri-Mirim com atendimentos nas áreas de saúde, agricultura, cidadania, educação e muito mais”, destacou Roseana Sarney.
Na cidade, ao lado do vice-governador Washington Luiz Oliveira, do prefeito João Felipe Lopes e demais autoridades, a governadora Roseana também fez a entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a produtores familiares. Uma das beneficiadas com o documento foi Daiana Pereira, que planta mandioca e milho. “Estou muito feliz com esse documento, pois com ele será mais fácil conseguir crédito para aumentar minha produção”, contou.
Nos quatro municípios contemplados pelo Itinerante esta semana, foram entregues toneladas de ração de engorda para peixes, uma ação do Viva Aquicultura. Até o fim do ano devem ser entregues 60 toneladas de ração, beneficiando 40 municípios que trabalham com a pesca.
O vice-governador Washington Luiz acompanhou o encerramento desta etapa do itinerante em Peri-Mirim e elogiou o trabalho desenvolvido. “Para governar é preciso ouvir a população, que é quem sabe quais os problemas, e inclusive, pode apontar soluções. Essa sistemática que a governadora Roseana vem adotando é de fundamental importância tanto para as comunidades, como para os representantes do povo”, assegurou.
O prefeito João Felipe Lopes disse que a população estava agradecida e a cidade feliz. “Para nós, é uma honra grande receber os secretários de Estado. Eu visitei tanto as ações de cidadania como as de saúde e acompanhei os cidadãos recebendo atendimento de qualidade. Eu aproveitei a unidade do Viva Cidadão para tirar a 2ª via da minha carteira de identidade”, afirmou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, lembrou que a Baixada já tem recebido diversas ações, podendo ser considerada um canteiro de obras em benefício da população. “Esse trabalho tem sido positivo, tendo mais estradas sendo recuperadas e construídas, tem também as pequenas barragens, levando água o ano inteiro para a produção. A governadora já deu o apoio para pavimentação das vias urbanas aqui em Peri-Mirim. Esse é um governo que trabalha de mãos dadas com os municípios para que o cidadão se sinta mais alegre e feliz, e sinta mais orgulho de ser maranhense”.
Também acompanharam a governadora Roseana os deputados estaduais Jota Pinto, Rogério Cafeteira e Fábio Braga. Presentes, ainda, os secretários de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de adjuntos.
Ações
A Escola Municipal Cecília Botão recebeu o mutirão de atendimento em saúde, que teve como destaques as consultas em clínica médica e pediátrica. A jovem Francineide dos Santos Costa aproveitou o mutirão para consultar o pequeno Alisson, de apenas 20 dias. “Fiquei mais tranquila porque pude consultar meu filho bem perto de casa”, disse.
Já o aposentado Claudimilson Silva Reis levou toda a família. “Trouxe meus filhos para consultarem com a pediatra e eu e minha esposa fizemos alguns exames”. Ele ressaltou que a ação beneficia, principalmente, os moradores da zona rural do município.
O ceramista Evandro Costa Lopes agradeceu a oportunidade de ter atendimento de qualidade perto de casa. “Eu precisava fazer exames, como o de próstata, e essa é uma oportunidade de manter a saúde em dia. Estou gostando desse serviço e acho que toda a população deve aproveitar esse momento”, afirmou.
Ainda na área de saúde, a Vigilância Epidemiológica deu continuidade às ações de vacinação, com ênfase na atualização do calendário de vacinação de crianças, jovens e adultos. Além disso, foram disponibilizados à população o preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clínica, glicemia, colesterol total e PSA, exame destinado aos homens.
As ações de cidadania foram realizadas pela unidade móvel do Viva Cidadão, como a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e cartão do SUS. A estudante Sarah Vitória Costa Ferreira, de apenas 11 anos, tirou a primeira via da carteira de identidade. “Eu agradeço a vinda desse serviço, pois só assim pude tirar essa minha documentação”. Já o estudante Andreilton de Jesus França, tirou a carteira de trabalho. “Antes, eu só tinha o CPF e minha identidade e com o Viva Cidadão aqui consegui tirar meu cartão do SUS e a carteira de trabalho, documentos importantes para qualquer brasileiro”.

Blog do Luis Cardoso

A miséria campeia.

Vereador Antonio Luis.

O vereador Antonio Luis (foto), não está preocupado com o grande índice de desemprego que assola a cidade atualmente, o que agrava ainda mais o quadro de miséria que se abate sobre todo o município.

Conforme o parlamentar, na sessão de quarta-feira(28) falou no pequeno expediente, que pouco importava à ele se os pequenos bancos fechasse as portas em Caxias, pois os mesmos trazem somente prejuízos para o município. As pequenas instituições financeiras a que o edil fez referência: são essas que trabalham com aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Oferecendo a esta classe créditos a serem descontados em seus proventos.

Este fato se deu após o vereador Fabio Gentil falar sobre a possibilidade do Banco Pan-americano fechar as portas na cidade, e em decorrência disso os funcionários da agência bancária engrossariam a fila dos desempregados de Caxias.

O vereador governista, Antonio Luis, não foi muito feliz em suas colocações, pois os Bancos que oferecem créditos em nossa cidade empregam direto e indiretamente centenas de pessoas, e ele não mediu as consequências de suas palavras, caso o que falou se tornasse uma realidade, o que aumentaria ainda mais o caos que assola o município na questão do desemprego.

Antonio Luis parece não estar enxergando a miséria campeando pela cidade, vitimando centenas de famílias, que sofrem com a fome e as precárias condições de vida. Tudo isso, é resultado da falta de emprego e renda. Jovens e pais de famílias não têm ocupação fixa e nem qualificação profissional para conseguir lugar no mercado de trabalho e ter uma ótima oportunidade na vida. 

Uma outra consequência do desemprego é a falta de dinheiro circulando no município, o que atinge mortalmente o comércio. Que hoje sofre as consequências do empobrecimento da cidade e da população.






Sabiá só depende dele.


Restando três rodadas para o término do Campeonato Maranhense Série B, três times seguem na briga pela última vaga na elite do futebol estadual em 2014. Depois de ver o tradicional Moto Club garantir o seu acesso por antecipação, é a vez de Sabiá, JV Lideral e Araioses disputarem para ver quem estará entre os grandes no próximo ano.
Responsável pela grande zebra da Segundinha Maranhense, após vencer o Moto Club fora de casa logo no primeiro jogo da competição, o Sabiá se recuperou de uma série de duas derrotas consecutivas e recuperou a vice-liderança após uma vitória no confronto direto contra o JV Lideral. A equipe de Caxias, com 10 pontos, aparece como a mais cotada para conquistar a última vaga para a primeira divisão.
Campeão maranhense em 2009, o JV Lideral tenta retornar às disputas do Campeonato Maranhense após três edições de afastamento. Com um início irregular na Série B, onde conquistou sua primeira vitória apenas na quarta rodada, o Trator do Camaçari conta com o poderio ofensivo do veterano atacante Lindoval, um dos artilheiros do último Campeonato Maranhense, para confirmar a sua reação com a vaga na primeira divisão.
Correndo por fora na disputa pelo acesso, o novato Araioses deposita todas as suas esperanças no fato de ter um jogo a mais a disputar do que os rivais Sabiá e JV Lideral. A equipe, comandada por Erasmo Fortes, aparece na quarta colocação, com apenas seis pontos, mas ainda tem chances não só de acesso, mas também de ser campeão da Segundinha (precisaria vencer seus três compromissos e torcer por duas derrotas do Moto e por tropeços de Sabiá e JV Lideral, além de precisar tirar a desvantagem no saldo de gols). Diante de uma conquista praticamente impossível, o Araioses ficará satisfeito se cumprir a missão mais fácil: conquistar a vaga para disputar, pela primeira vez em sua história, a Série A do Maranhense.
O Sabiá para se classificar precisa vencer os dois últimos jogos(confira a tabela). Depende exclusivamente de suas próprias forças para voltar a 1ª Divisão do Futebol Maranhense.  
Confira a tabela das últimas três rodadas da Série B:
8ª RODADA (1º/09)
Araioses x Itapecuruense (Rodrigão / Santa Quitéria – 16h)
JV Lideral x Moto Club (Frei Epifânio / Imperatriz – 17h)
9ª RODADA (05/09)
Itapecuruense x Sabiá (Rodolfão / Itapecuru-Mirim – 16h)
Araioses x JV Lideral (Rodrigão / Santa Quitéria – 16h)
10ª RODADA (08/09)
Moto Club x Itapecuruense (Nhozinho Santos / São Luís – 17h)
Sabiá x Araioses (Duque de Caxias / Caxias – 17h)

Em vez de sepultar Donadon, Câmara se mata.


.— Na hora de vir pra cá, eu fui tomar banho. E faltou água na torneira. Lá não tem chuveiro. É uma torneira. Água fria. E justamente hoje faltou água.
Plenário da Câmara, noite do dia 28 de agosto de 2013. O clima era de velório. Na tribuna, Natan Donadon, um cadáver político, pronunciava suas penúltimas palavras.
— Eu tava todo ensaboado. E acabou a água do presídio. Eu tive que recorrer a um preso, do lado da minha cela. Ele tinha umas garrafinhas de água. Pedi a ele. E acabei de tomar banho com essas poucas garrafinhas que ele me emprestou.
Em noite constrangedoramente deplorável, o plenário da Câmara perdeu a tradicional aparência de feira livre. Hipnotizados, os presentes dedicavam 100% de sua atenção a Donadon. Pela primeira vez na história do Legislativo, um presidiário ocupava a tribuna.
De todos os persistentes terrores brasileiros, o pior é o terror do sistema prisional. O flagelo é a síntese do que o pedaço bem nascido do Brasil pensa dos sem-berço. As cadeias são infernais porque elas só são infernais para bandidos pretos e pobres. Não é lugar para brasileiros acima de um certo nível de renda e de poder.
De repetente, o STF condenou Donadon a mais de 13 anos de cana dura. E ele foi transferido do mundo das facilidades e dos privilégios para a Penitenciária da Papuda, em Brasília. “Os companheiros de prisão chamam de ‘P-Zero’, prisão zero, porque não tem nada”, disse, ao relatar seus primeiros dois meses de inferno.
— Vim algemado de lá pra cá. Nunca tinha entrado num camburão na minha vida. Nunca pensei que isso fosse acontecer. Vim algemado pelas mãos, atrás [didático, o orador leva as mãos às costas, juntando os punhos]. Eu tenho uma certa fobia. Pedi aos agentes pra me trazer na frente. Mas eles disseram que não poderia. Deus me acompanhou. Me deu força, me deu resignação.
O plenário estava reunido para parafusar a tampa do caixão que o Supremo fechara, decretando a cassação do mandato do preso. E Donadon, munido de autorização judicial, revirava no caixão. Nas entrelinhas do seu discurso, o condenado passava aos seus pares, por assim dizer, um recado. Era como se dissesse: “Eu sou vocês amanhã.” Soou dramático.
— Esses 60 dias que eu estou preso lá, tenho sofrido muito. Tenho sofrido muuiiiito. É desumano o que um prisioneiro passa. A minha família tem sofrido muito. Por favor, me absolvam. Essa Casa é independente!
Sentenciado em última instância, sem possibilidade de recorrer, Donadon revelou-se um presidiário de mostruário. Como todo detento que se preza, declarou-se “inocente”. Terminado o discurso, abriu-se o painel de votação. E o plenário começou a esvaziar.
Muitos deputados, cumprida a obrigação de votar, foram embora. Outros tantos bateram em retirada sem votar. Dos 513 deputados, 470 registraram presença ao longo do dia. Desse total, apenas 405 levaram o voto ao plenário. Como que farejando o cheiro de queimado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, esticou a sessão a mais não poder. Queria que todos votassem.
Iniciada às 19h, a sessão foi encerrada às 23h04. Para que o mandato do condenado Donadon fosse passado na lâmina, eram necessários pelo menos 257 votos. “A Câmara não vai cometer hara-kiri político”, disse um otimista Chico Alencar (PSOL-RJ), antes que o resultado fosse estampado no painel eletrônico: “sim”, 233; “não”, 131. “Abstenção”, 41. A Câmara, que sempre teve um comportamento de alto risco, cometeu suicídio. Tornou-se uma instituição-zumbi. Numa tentativa de reduzir os danos, Henrique Alves anunciou que Donadon não terá de volta o salário e demais benefícios. Será convocado o suplente.
Sacramentado o vexame, o ainda deputado federal Natan Donadon levantou as mãos para o alto. Atrás da última fileira de poltronas, festejou a morte do plenário como uma vitória do corporativismo. Depois, foi reconduzido ao camburão. Algemado, voltou para o xilindró. Antes, foi ao microfone de apartes para cumprir um compromisso que assumira com seus companheiros de cárcere.
— Eles falaram pra mim assim: ‘nao esqueça de falar da nossa alimentação. É muito ruim a alimentação do presídio. Não é de boa qualidade. Tenho a síndrome do intestine irritado. Associado ao estresse, tenho passado muito dificuldade lá. Tá dado o recado. Eles pediram pra eu falar. É preciso melhorar a comida dos presidiários da Papuda.
O Brasil dispõe de mais uma jabuticaba: um deputado federal corrupto e presidiário. É coisa única no mundo. “Graças a Deus, a Câmara está fazendo justiça”, disse a anomalia, a caminho do camburão.

Blog do Josias