(foto Noca) |
A festa do Mastro ou festa do levantamento do Mastro de São Sebastião é uma cerimônia que reúne milhares de pessoas e levantam um tronco de arvore. É uma tradição antiga em Caxias, originalmente celebrada por religiosos devotos do santo.
Esta tradição é celebrada no 2º domingo de janeiro de cada ano em curso. A celebração começa com a derrubada de uma arvore pelos fiéis na reserva ambiental do Ihamum. Seguidamente ela é transportada do bairro Pirajá até a capela de São Sebastião localizada no largo que tem o nome do santo.
O evento deste domingo (12) marca oficialmente a abertura dos festejos de São Sebastião na capela que pertence a paroquia de São Benedito, e prossegue até o próximo dia 20 de janeiro.
Confira a programação
- 5h - alvorada em frente a Capela de São Sebastião com girandola de fogos. Em seguida os devotos seguem para a reserva ambiental do Ihamum,
- 10h - Corte da arvore na reserva ambiental do Ihamum. Logo após o cortejo com o tronco até o bairro Pirajá, onde há uma pausa para o almoço.
- 15h - Milhares de fiéis seguem em procissão pelas principais ruas do centro com destino ao Largo de São Sebastião.
- 17h - Acontece o levantamento do Mastro de São Sebastião.
Os organizadores pedem aos participantes que não exagerem no consumo de bebida alcoólica para evitar acidente como o que ocorreu em 2007, marcado pela morte de um participante, após o tronco da arvore ter se partido ao meio, no momento em que estava sendo erguido.