Oposição desnorteada
Os dias que antecedem o anúncio oficial da governadora Roseana Sarney (PMDB) de que ela não será mesmo candidata a nada em outubro deste ano e cumprirá todo o seu mandato à frente do Executivo têm deixado desnorteados os principais líderes oposicionistas do Maranhão.
Quem conversa com comunistas, socialistas e afins percebe que eles ainda não conseguiram digerir o fato de que a governadora permanecerá no cargo, encerrando de vez o que seria uma polêmica eleição indireta na Assembleia Legislativa.
Sem acordo para a eleição de Luis Fernando (PMDB), Roseana preferiu manter-se no posto, dar um “freio de arrumação” na base e partir para a eleição direta.
Os adversários ficaram tontos.
Acham que tudo não passa de blefe. Sabedores da capacidade de articulação do grupo Sarney, pensam que o movimento apenas antecede uma grande jogada. E preparam-se para o pior.
O que não ocorrerá.
Roseana não renunciará. A peemedebista promoverá uma reforma administrativa no dia 31 de março e conduzirá o estado até dezembro. Trabalhando para melhorar a imagem do governo, acredita que ajudará Luis Fernando a se eleger em outubro.
E enquanto os governistas voltam a se organizar a partir dessa decisão, a oposição procura um norte, tentando imaginar que discurso utilizar numa eleição em que não poderão “falar mal” de Sarney
blog do Gilberto Leda