Caxias sediará encontro nacional de pesquisadores da Educação
Dermeval Saviani (foto), um dos maiores nomes nacionais da Filosofia da Educação, estará presente em Caxias, na próxima terça-feira (2), quando irá proferir, às 9h30, a conferência de abertura da XII Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, que contará com a presença de pesquisadores de todo o país.
O evento se prolonga até o dia 4 de dezembro, no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), da própria Uema, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fapema, CNPq, Sinasef, Apruma e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias.
Dermeval Saviani, de 72 anos, é filósofo e pedagogo, e é considerado fundador da Pedagogia Histórico-Crítica. Tal teoria também conhecida como crítico-social dos conteúdos tem como objetivo principal promover a relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.
Autor de leitura obrigatória para todos os educadores, Saviani integrou o movimento Juventude Operária Católica e contribuiu com a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC-SP. Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e coordenou o programa de pós-graduação da Unicamp.
Com o tema “A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Pública Brasileira” o seminário irá realizar discussões sobre a “Qualificação profissional na perspectiva de construção da sociedade do futuro”, “A crise do modo de produção capitalista e a educação”, “Projetos de educação em confronto no contexto da crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação nacional” e “A formação humana omnilateral como condição para a superação dos limites históricos impostos pelo capitalismo”.
A rede nacional de grupos de pesquisadores coordenada pelo próprio Dermeval Saviani e pelo professor José Claudinei Lombardi da Unicamp - Faculdade de Educação vem, promovendo, ao longo de mais de 30 anos, a pesquisa e a formação de educadores, tendo sido responsável pela ampliação da produção historiográfica na área educacional.
O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão - HISTEDBR-MA -, sob a coordenação colegiada dos educadores Izaura Silva (IFMA), Denise Bessa Leda (UFMA), Jean Marie Van Damme (Aspe), Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar (UFMA), Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral (Instituto Formação) e Miriam Santos de Sousa (UFMA).
O evento se prolonga até o dia 4 de dezembro, no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), da própria Uema, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fapema, CNPq, Sinasef, Apruma e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias.
Dermeval Saviani, de 72 anos, é filósofo e pedagogo, e é considerado fundador da Pedagogia Histórico-Crítica. Tal teoria também conhecida como crítico-social dos conteúdos tem como objetivo principal promover a relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.
Autor de leitura obrigatória para todos os educadores, Saviani integrou o movimento Juventude Operária Católica e contribuiu com a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC-SP. Em 1988 participou da elaboração de um anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e coordenou o programa de pós-graduação da Unicamp.
Com o tema “A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Pública Brasileira” o seminário irá realizar discussões sobre a “Qualificação profissional na perspectiva de construção da sociedade do futuro”, “A crise do modo de produção capitalista e a educação”, “Projetos de educação em confronto no contexto da crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação nacional” e “A formação humana omnilateral como condição para a superação dos limites históricos impostos pelo capitalismo”.
A rede nacional de grupos de pesquisadores coordenada pelo próprio Dermeval Saviani e pelo professor José Claudinei Lombardi da Unicamp - Faculdade de Educação vem, promovendo, ao longo de mais de 30 anos, a pesquisa e a formação de educadores, tendo sido responsável pela ampliação da produção historiográfica na área educacional.
O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão - HISTEDBR-MA -, sob a coordenação colegiada dos educadores Izaura Silva (IFMA), Denise Bessa Leda (UFMA), Jean Marie Van Damme (Aspe), Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar (UFMA), Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral (Instituto Formação) e Miriam Santos de Sousa (UFMA).