quarta-feira, 21 de maio de 2014

Será instalada em Caxias nesta quinta-feira [22] a primeira mini-estação de tratamento de água da região 

Com a presença do prefeito Leonardo Coutinho será instalada no Mercado Central, nesta quinta-feira (22), a  primeira Míni Estação de Tratamento de Água do município. A solenidade de lançamento está marcada para as 8h30 e contará com a presença de outras autoridades municipais e demais convidados. 

A iniciativa para instalar a Mini Estação de Tratamento de Água no município  partiu do diretor geral do SAAE/Caxias, eng. Carlos Alberto Martins e do técnico da empresa LICS (Laboratório, Industria, Comércio em Saneamento) eng. Francisco Monte Negro que veio exclusivo a Caxias para demonstrar a tecnologia que está revolucionando o segmento de tratamento de água e preservação do meio ambiente. GUTWASSER (água boa em alemão) é de múltiplo uso, podendo ser utilizado no tratamento de águas para o consumo humano ou animal.

Na demonstração para os técnicos do SAAE/Caxias estiveram presentes: o coordenador de produção e qualidade da água, eng. Arnaldo Melo, coordenador de engenharia, eng. Evimar Barbosa, a química industrial e responsável pela qualidade da água consumida em Caxias, Rosana Claudia, entre outros técnicos.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA - O novo sistema não utiliza energia elétrica é de simples instalação e vai minimizar custos promovendo a neutralização microbiológica, possibilitando o aproveitamento de águas de baixa qualidade provenientes de lençóis superficiais como, água de córregos, rios, represas, açudes e cisternas que armazenam águas das chuvas (REAPROVEITAMENTO), bem como, águas subterrâneas através de poços tubulares profundos.

Em razão de não utilizar energia elétrica para seu funcionamento, GUTWASSER é também recomendado em situações de calamidades públicas, onde a água não tratada pode representar risco à saúde, é uma solução pontual dado sua simplicidade, praticidade e eficaz resolutividade, evitando a necessidade de transporte de água por longas distâncias.

fonte: ASCOM 
Exploração de crianças passa a ser crime hediondo

Reprodução/Internet
A presidenta Dilma Rousseff sanciona hoje (21) à tarde a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável. A nova lei é sancionada durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Aprovado em votação simbólica na última terça-feira (13) na Câmara dos Deputados, o projeto estipula como exploração sexual de criança e adolescentes a utilização deles em atividades sexuais remuneradas, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. A proposta diz que o crime ocorre mesmo que não haja ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador.
A pena prevista passa a ser de quatro a dez anos de reclusão, aplicável também a quem facilitar essa prática, impedir ou dificultar o seu abandono pela vítima. Incorrerá na mesma pena quem for pego praticando sexo ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 e maior de 14 anos no contexto da prostituição.
Os condenados por esse tipo de crime não poderão pagar fiança e não terão direito a anistia, graça ou indulto natalino. A pena imposta terá de ser cumprida inicialmente em regime fechado. Para a progressão de regime, será exigido o requisito objetivo de cumprimento de, no mínimo, dois quintos da pena aplicada, se o apenado for primário, e de três quintos, se reincidente.
A Lei do Crime Hediondo (8.072/90) já prevê essa classificação para outros dez crimes graves, como estupro de crianças e adolescentes menores de 14 anos e pessoas vulneráveis (que não têm condições de discernimento para a prática do ato devido a enfermidade ou deficiência mental), latrocínio e sequestro seguido de morte.
Desenvolvido para smartphones, o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, facilita a denúncia para esse tipo de crime. A partir do local onde o usuário está, o Proteja Brasil indica telefones e endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.

fonte Agência Brasil 
Jovem é encontrado morto dentro de matagal 
Aldenir Cândido de Nascimento Junior - [foto Mano Santos/Noca]
Foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 21, em um matagal no povoado Estreito, as margens da MA 127, no sentido Caxias/São João do Sóter, o corpo do jovem Aldenir Cândido de Nascimento Junior, de 21 anos, desaparecido desde sábado [17], quando se deslocou até aquela localidade para participar de uma festa. 

De acordo com informações da perícia, o corpo do jovem estava em avançado estado de decomposição. O rosto de Aldenir, desfigurado, indica que ele foi agredido várias vezes na cabeça. 

O caso está sendo investigado e a Policia trabalha com várias linhas de investigação

Segundo informações dos familiares: Aldenir não tinha inimigos e saiu de casa no sábado [17] para participar de uma festa dançante no povoado Estreito. O organizador do evento festivo foi quem encontrou o corpo da vitima.dentro do matagal.  

O corpo do jovem foi logo liberado para sepultamento, pois exalava mau cheiro. 
Prefeitura  instala redutor de velocidade na av. Nereu Bitencourt 
Av. Nereu Bittencourt no centro de Caxias - foto Divulgação
A Prefeitura de Caxias, através das Secretarias, de Transito e Obras, está fazendo a instalação de quebra-molas na Avenida Nereu Bitencourt, área central da Princesa do Sertão..
Conforme informações colhidas da STRANS, a implantação do redutor de velocidade visa oferecer maior segurança aos motoristas e demais usuários da via, já que se trata de uma avenida com grande fluxo de carros, motos, ciclistas e pedestres e o excesso de velocidade de alguns veículos tornava o trecho propicio para a ocorrência de acidentes.
Prefeito Léo Coutinho  com os empresários - foto Divulgação
A instalação de quebra-molas atende a uma solicitação de comerciantes locais. Além do redutor de velocidade, as equipes da STRANS também irão fazer a instalação da sinalização vertical e horizontal no local.
Conforme havia prometido aos proprietários dos estabelecimentos comerciais localizados na avenida Nereu Bitencourt, a instalação de quebra-molas na movimentada via, o prefeito Léo Coutinho determinou o inicio das obras, que visa diminuir os acidentes naquela artéria. 




Lideranças do grupo Sarney tramam para derrubar Edinho Lobão

Algumas lideranças do grupo Sarney já começam a discutir a possibilidade de não apoiar a candidatura de Lobão Filho (PMDB) ao governo. Essas mesmas lideranças, segundo o editor do blog apurou, já conspiram para derrubar Edinho e colocar, no seu lugar, o senador João Alberto.
Tido como um dos medalhões da oligarquia, o poderoso Ricardo Murad é um dos mais incomodados. Segundo pessoas próximas ao titular da Secretaria de Saúde, ele já ‘lavou as mãos’ em relação a pré-candidatura de Edinho. Os dois, inclusive, andaram se estranhando e Murad deu sinais de que não entrará de corpo e alma na campanha de Lobinho.
O que mais tem despertado insatisfação dos figurões do clã Sarney é o jeito trator do filho do ministro Edson Lobão. Reclamam que Edinho tem impondo limites e condições a todos, agido de forma autoritária e se comportado de maneira truculenta. Nesse sentido, os sarneisistas de proa entendem que esse “chega pra lá” dado por Edinho desde agora é uma demonstração clara de que em um futuro governo lobista não terão vez.
Até a governadora Roseana Sarney, que não tolera Lobão Filho (isso ela não esconde de ninguém), não tem gostado das atitudes ‘espaçosas’ do pré-candidato do grupo. Portanto, não será surpresa se a qualquer momento Edinho tome uma rasteira e João Alberto seja anunciado o nome da oligarquia ao governo para enfrentar o oposicionista Flávio Dino (PCdoB).
blog do John Cutrim 
Assassino da escrivã Loane Maranhão confessa estupros para o delegado Celso Rocha  

O gari Francisco Alves Costa, de 43 anos, que está preso por ter assassinado brutalmente a escrivã Loane Maranhão, confessou para o delegado regional Celso Rocha o crime de estupro contra as próprias filhas menores. Motivo pelo qual ele foi denunciado e na fatídica quinta-feira [15] enquanto prestava depoimento na Delegacia da Mulher, endiabrado, assassinou com uma facada no pescoço a policial civil Loane.

O delegado Celso Rocha explicou que durante o interrogatório o criminoso não apresentou nenhuma característica que é doente mental. Diante da autoridade policial ele respondeu friamente a todas as perguntas, acrescentou ainda estar arrependido por ter assassinado Loane Maranhão.

Após confessar o duplo estupro a situação de Francisco Alves se tornou ainda mais complicada. Segundo algumas pessoas da área jurídica, juntando os 3 crimes, o gari sendo condenado no julgamento, poderá pegar a pena máxima de 30 anos de prisão.  

As duas filhas estrupadas pelo pai assassino encontram-se na Casa de Passagem da Secretaria de Assistência Social e estão sendo acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais.  

“Sou soldada de um exército que lutará por Flávio Dino”, diz presidente do PT de Bom Jesus das Selvas


MariaLira_BomJesusdasSelvas
Flávio Dino reuniu 9 dos 11 vereadores, além de vice-prefeito e lideranças da cidade.
A presidente do PT de Bom Jesus das Selvas, Maria Lira, aproveitou a passagem do Movimento Diálogos pelo Maranhão na cidade para declarar apoio ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB). Na cidade, o Dida do PT, forte liderança do Movimento Sem Terra (MST) também disse apostar em Flávio Dino para mudar o Maranhão.
Pra ter luta, tem que ter soldado. Eu tenho um voto, que é o meu, mas sou uma soldada da luta mobilizadora no meio de um exército que onde estiver acampado estará lutando em prol da candidatura de Flávio Dino”, disse Maria Lira, que é também ex-prefeita de Bom Jesus das Selvas.
A manifestação de apoio foi dada apesar de o PT não ter declarado apoio oficial ao projeto da oposição para as eleições de 2014. Dida do PT, liderança de Bom Jesus das Selvas, também deu sua contribuição ao projeto de Flávio Dino para o Maranhão.
Ele criticou o tempo de permanência da família Sarney no poder e contrapôs com o desenvolvimento do estado. “A família Sarney está aí há 50 anos e o que o Maranhão ganhou foi o ranking de primeiro lugar em corrupção. Quero pedir a vocês união e que Flávio Dino tome providências e tire o Maranhão dessa situação”, pediu.
Na passagem de Flávio Dino pelo município, diversas lideranças se reuniram em apoio à pré-candidatura de oposição no Maranhão. Entre eles estão o atual vice-prefeito Abdalla Filho (PTB) e o ex-candidato Fernando Coelho (PV). Os dois somaram-se aos vereadores Letícia Lira (PSDC), Irmão Cândido (PTC), Renatim Moto Taxi (PTB), Manoel Firmino (PR), Cláudio Joel (PRB), Teíde (PRP), Dr. Abdalla (PTB), Carlos César (DEM) e Irineu Filho (PP) que fortaleceram a passagem de Flávio Dino pelo município.
blog do Raimundo Garrone 
Bombeiros alertam para o manuseio correto de fogos de artifícios 
Soltar fogos de artifícios pode ser perigoso se não for seguida algumas recomendações  


Em época de Copa do Mundo de Futebol e festas juninas a utilização de fogos de artifício é muito comum, mas soltar rojões pode ser muito perigoso se não for seguida algumas recomendações.
Em alguns casos pode causar graves problemas que vão desde ferimentos a queimaduras, chegando, em casos mais graves, a amputação da mão.
Pensando nisso, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) alerta para algumas recomendações que as pessoas devem seguir para manusear os fogos de artifício e outros artefatos  pirotécnicos com segurança.
A primeira recomendação é sempre comprar esse tipo de material em estabelecimentos certificados pelo Corpo de Bombeiro. Verificar a data de validade e a procedência dos produtos é imprescindível.
Outra recomendação é também não nunca deixar crianças manusear bombas, rojões e foguetes. Para ter o resultado pretendido é necessário seguir todas as recomendações da embalagem, assim como para evitar contatos com o rosto e proteger as mãos, deve-se colocar dois ou três unidades de rojões e foguetes, de modo a formar um canudo grande.
Para soltar rojões e foguetes devem-se escolher locais longe de residências e a favor do vento. Na realização de arraiás e shows pirotécnicos, os locais devem passar por vistoria do Corpo de Bombeiros.
Segundo o 5º GBM, estas são algumas medidas que, se seguidas corretamente, podem evitar problemas e acidentes no manuseio de fogos de artifícios.