quinta-feira, 10 de julho de 2014

Prefeitura de Caxias expande vigilância eletrônica nos bairros  
Milhares de caxienses, residentes nos  grandes bairros da cidade serão beneficiados com a expansão do sistema de videomonitoramento, que tem iniciada nesse mês de julho a sua segunda etapa, com a distribuição de mais dez câmeras e equipamentos de alta tecnologia.

Cohab, João Viana, Mutirão, IPEM, Seriema, Balneário Veneza, Cangalheiro, Volta Redonda, Centro, Refinaria, Avenida Senador Alexandre Costa e Pirajá são apenas exemplos de locais que serão contemplados com vigilância eletrônica desenvolvida 24 horas, garantindo um reforço na segurança e bem-estar das pessoas.

Nessa fase do projeto será disponibilizado aos caxienses, para solicitação de serviços de emergência, um canal de comunicação direto com o Centro de Monitoramento (CIMCA), através do “Terminal Cidadão”, bastando que se pressione o botão fixado nos postes de sustentação das câmeras, para poder interagir em tempo real com o guarda municipal plantonista.

Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública, Silvínio Rocha, vários programas e aplicativos de gestão de informações de segurança pública, de utilização interna, também serão instalados no Centro de Monitoramento, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais os serviços à população.  

MAIS

O sistema de videomonitoramento de Caxias é uma determinação da gestão do prefeito Leonardo Coutinho. O planejamento tem sido acompanhado pela Secretaria Municipal de Segurança e a Citéluz, empresa responsável pela instalação e manutenção do CIMCA.

O Centro de Monitoramento funciona no prédio da Guarda Municipal. As ocorrências, visualizadas pelas telas, são encaminhadas via radiocomunicação para os setores de Segurança locais competentes.

No Maranhão o serviço só existe na capital São Luís, tornando Caxias pioneira no interior do Estado a usufruir desta tecnologia. 

com informações da ASCOM 


Deputados usam parentes como “plano B” na busca por vagas na Assembléia Legislativa


louroPelo menos três deputados estaduais maranhenses preparam “planos B” para a eleição deste ano. Por motivos distintos, Raimundo Louro (PR), Camilo Figueiredo (PR) e Cleide Coutinho (PSB) registraram suas candidaturas, mas garantiram a entrada na disputa, também, de parentes.
Citado três vezes na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) de gestores com contas julgadas irregulares, Raimundo Louro – que já foi prefeito de Pedreiras -, registrou a própria candidatura, com uma espécie de deboche à Justiça Eleitoral.
Com dificuldades de ter o registro deferido, ele anexou ao pedido de registro uma foto do Papa Francisco e resolveu registrar a filha, Priscilla Louro, também do PR. O objetivo é lançá-la em seu lugar após a confirmação do indeferimento da candidatura. O deputado foi procurado pelo blog, mas não deu retorno às solicitações.
O deputado Camilo Figueiredo (PR) não tem problemas com a Justiça que o impeçam de ser candidato, mas teme ser prejudicado pela chapa em que o seu partido entrou para o pleito de outubro. O Partido Republicano faz parte da coligação “Pra Frente, Maranhão 2”, com PMDB, DEM, PTB, PV, PTdoB, PSC, PRTB e PSD.
Para evitar problemas maiores, Figueiredo providenciou o registro de Camilo Figueiredo Filho, o Camilinho, filiado ao PCdoB, acreditando que entre os comunistas o filho pode ter mais sucesso do que ele próprio entre candidatos do PMDB, principalmente.
humberto coutinhoFamília
Em Caxias, a família Coutinho registrou duas candidaturas: a da deputada Cleide Coutinho (PSB) e a do ex-prefeito Humberto Coutinho (PDT). Nesse caso é a própria parlamentar o “plano B”.
Desde o ano passado, estava praticamente certo que o candidato do grupo seria o pedetista. A deputada não tentaria reeleição. Um câncer, no entanto, forçou a cautela da família em relação ao candidato, então a socialista Cleide Coutinho acabou também se registrando para a disputa.
nina_meloO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) também aposta na eleição em família para manter um mandato na Casa. Candidato a vice-governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, encabeçada pelo senador Edison Lobão Filho (PMDB) como candidato a governador, Melo registrou a filha, Nina Melo (PMDB) para entrar na disputa.
Em todos os casos, os registros só serão confirmados após julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. De acordo com o artigo 54 da Resolução 23.405 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para julgar os pedidos e publicar as decisões, inclusive acerca dos impugnados, encerra em 5 de agosto. O primeiro turno das eleições 2014 ocorre em 5 de outubro e eventual segundo turno no dia 26 do mesmo mês.
Outros casos
O registro de parentes para substituir candidatos não é novidade na disputa por vagas na Assembleia Legislativa. Em 2006, o atual líder da Oposição, Rubens Pereiria Júnior (PCdoB), então no PRTB, foi registrado para substituir o pai, deputado Rubens Pereira, considerado ficha-suja.
Em 2010, o deputado Fufuca Dantas, também registrou o filho, André Fufuca (PEN), que se elegeu então no PSDB.
blog do Gilberto Leda
Empresário de Coelho Neto suspeito de assassinar a própria esposa e o caseiro ainda não se apresentou à Justiça 

Ainda não se apresentou à Polícia Civil no município de Coelho Neto o empresário José Oscar de Azevedo Silva, apontado como suspeito pelo duplo homicídio na cidade. O crime aconteceu nesta terça-feira (08).

De acordo com informações do delegado Sidney Tenório, titular de Coelho Neto, a polícia trabalha com duas linhas de investigação. A primeira seria de duplo homicídio, praticado pelo empresário. A segunda seria por legítima defesa, em que o lojista teria visto a mulher sendo morta e desferiu tiros contra o empregado da casa.
Oscar Azevedo caso não se apresente nos próximos dias à polícia, ele vai ser considerado foragido. “Falei aos parentes do empresário que por não se apresentar aumentam as evidências contra ele”, afirmou o delegado Tenório.
Segundo o laudo do exame cadavérico, feito pelo hospital Municipal de Coelho Neto, a mulher identificada como Antônia Gomes da Silva, 43 anos, foi morta por espancamento. No corpo da vítima, sinais de pancadas na cabeça, além de lesões de defesa nas mãos. Ela chegou a ser socorrida, mas chegou ao hospital sem vida.
José Adalmir da Silva, 44 anos, foi morto com seis tiros de revólver calibre 38. A polícia acredita que a arma tenha sido recarregada, já que mais projéteis foram encontrados no chão da casa dos empresários.
Os corpos, do serviços gerais da casa, e da empresária foram sepultados nesta quarta-feira (09). Cinco pessoas já foram depor e dois dos três filhos dos empresários devem comparecer à delegacia nos próximos dias.
fonte Difusora 
Fã mirim escreve cartinha para David Luiz e pede para o zagueiro não ficar triste 

O choro de David Luiz depois do Brasil sofrer uma goleada da Alemanha, na última terça-feira, comoveu os fãs do zagueiro. Ana Luz, uma menina de 9 anos, foi uma das pessoas que sofreram com a desolação do jogador. Na intenção de amenizar a dor do atleta, escreveu uma cartinha pedindo que ele não ficasse mais triste e reforçando que ele não teve culpa pela derrota. Agora a mãe de Ana, Renata Penna, está tentando fazer o recadinho da filha chegar até o zagueiro da Seleção.

Confira a cartinha da fã mirim:

blog da Copa 
Flavio Dino na largada da campanha eleitoral com Eduardo Campos e Marina Silva 

Flávio Dino e Eduardo Campos na largada da campanha
O primeiro ato da Campanha de rua do candidato ao governo Flávio Dino será marcado pela presença do candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) e da vice, Marina Silva (PSB), que acompanharão Flávio Dino (PCdoB), Roberto Rocha (PSB) e toda a comitiva durante caminhada da Rua Grande a partir das 16hrs desta quinta-feira [10]
A dupla socialista concedeu entrevista coletiva ainda pela manhã em um hotel da capital maranhense À tarde o presidenciável acompanha Flávio Dino na principal via comercial de São Luis como fez com Edivaldo Holanda Júnior na campanha para prefeito em 2012. 

Campanha de Fábio Gentil a deputado estadual começa com apoio de amigos 
 Fábio Gentil ladeado por amigos durante encontro para definir campanha
A campanha eleitoral começou oficialmente domingo (06), e a candidatura do vereador Fábio Gentil (PSDC) a deputado estadual já conta com o apoio espontâneo de um seleto grupo de amigos  do parlamentar oposicionista. A manifestação aconteceu na noite de segunda-feira [07], quando aproximadamente 200 pessoas demonstraram durante um encontro na residência do edil caxiense, confiança e fé na vitória no dia 05 de outubro.  
“O nome de Fábio Gentil  é um dos mais fortes na Região Leste maranhense. Por isso, nós e o partido estamos apostando todas as fichas nessa candidatura. Além disso, na Assembleia Legislativa, Fábio vai poder trabalhar muito mais por Caxias, que é o grande objetivo da vida política dele”, afirmou a líder comunitária Ângela Machado.  
Em todos os eventos, como festa para as mães e festejo junino, na comunidade do bairro Tamarineiro, Ângela têm dado apoio à candidatura do vereador caxiense. “Mesmo como vereador e na oposição, Fábio já provou que sabe trabalhar por Caxias e vai trabalhar por todo o Estado” enfatizou. 
“Como deputado estadual, ele poderá fazer muito mais, estará mais próximo do governo do estado. E quem ganha com isso é Caxias”, destacou o barbeiro Luis, que pretende participar intensamente da campanha, inclusive com viagens pelos povoados de São João do Sóter, onde faz atuação politica. 
Paulo Guimarães é outro que acredita que Caxias precisa de um representante na Assembleia Legislativa. “O Maranhão precisa voltar a crescer, a gerar emprego e renda, sair do noticiário negativo, das ultimas posições no ranking da Federação. E para isso  acontecer é preciso ter na Assembleia Legislativa um deputado estadual atuante, como vai ser o Fábio Gentil”, frisou um dos voluntários da campanha eleitoral de Gentil.
Redes sociais - Além da campanha de rua, Fábio Gentil vai trabalhar muito nas redes sociais durante a campanha, sobretudo no Facebook. A página oficial do candidato a deputado é a www.facebook.com/fabiogentil.
O Face é hoje um instrumento importante de agregamento de apoios e de mobilização. Mas também estaremos nas ruas, conversando com a população, como sempre fiz, independentemente de eleição. Este tipo de trabalho aprendi com meu genitor, e  vai ser a mola principal da nossa campanha, estar sempre perto do povo”, declarou Fábio Gentil.




Os 75 anos da Diocese de Caxias 

Bispo Dom Vilsom Basso


Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (9), durante entrevista concedida pelo bispo diocesano Dom Vilson Basso no Palácio Episcopal, toda programação alusiva as festividades em comemoração dos 75 anos de fundação da diocese de Caxias. Destacou a vinda de Dom Giovanni D"Aniello, núncio apostólico, embaixador do Vaticano no Brasil e representante do Papa Francisco nas comemorações.

Dom Vilson enfatizou que as comemorações tiveram início no dia 23 de junho, quando a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos fez o lançamento do selo comemorativo dos 75 anos da Diocese caxiense, a solenidade foi realizada no Palácio Episcopal.

A programação prevê também a realização da 1ª Exposição Religiosa da Diocese, entre os dias 18 a 27 de julho, no Palácio Episcopal, com visitação aberta ao público das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Ainda está previsto entre os dias 19 a 25 de julho, a Semana Missionária em todas as Paróquias da Diocese.

No encerramento da coletiva Dom Vilson conclamou a participação de toda a comunidade católica  caxiense nos novenários, que irão acontecer entre os dias 22 a 27 de julho. Ressaltou ainda que todas as celebrações serão realizadas na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Confira toda a programação

Dia 18 de Julho - Noite dos Missionários
18h - Procissão da Luz - da Matriz à Catedral
18h30 - Implatação do Cruzeiro Jubilar na Praça da Catedral
19h - Abertura do Novenário Popular - Santa Missa
Participação dos missionários e das 4 paróquias.
Celebração do Bispo Dom Vilson Basso
Dia 19 de Julho - Noite Mariana
19h - Santa Missa
Participação da Legião de Maria, Mãe Rainha e Terço dos Homens
Celebração do Monsenhor José Mendes
Dia 20 de Julho - Noite das Famílias
19h - Santa Missa
Participação da Pastoral Familiar e Encontro de Casais com Cristo
Celebração de Dom José Valdeci Santos Mendes (Bispo de Brejo)
Dia 21 Julho - Noite dos Ministérios Leigos
19h - Santa Missa
Participação dos Ministros da Palavra e Eucaristía e Apostolado da Oração
Celebração de Dom Carlo Ellena (Bispo de Zé Doca)
Dia 22 de Julho - 75 Anos da Diocese de Caxias
19h - Santa Missa
Participação das 4 Paróquias de Caxias, CEB"s, Pastorais Sociais, Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, Academia Caxiense de Letras e Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes
Celebração de Dom Jorge Tobias de Freitas (Bispo de Nazaré da Mata-PE)
Dia 23 de Julho - Noite das Crianças
19h - Santa Missa
Participação da Catequese, Centro Educacional São Francisco de Assis e Infância Missionária
Celebração de Dom Franco cuter (Bispo de Grajaú)
Dia 24 de Julho - Noite dos Movimentos Eclesiais
19h - Santa Missa
Participação da Ordem Terceira Franciscana Secular, Caminho Neo-Catecumenal, Renovação Carismática e Focolares
Celebração de Dom Sebastião Bandeira Coelho (Bispo de Coroatá)
Dia 25 de Julho - Noite da Juventude
19h - Santa Missa
Participação da Pastoral da Juventude, Escolas Públicas e Particulares, Faculdades e Universidades de Caxias
Celebração de Dom Xavier Gilles de Maupeou (Bispo de Viana)
Dia 26 de Julho - Noite das Vocações
19h - Santa Missa e Ordenação Diaconal
10h30 - Show religioso com Irmã Tereza
Participação de todas as Paróquias da Diocese, Movimentos e Pastorais, Congregações Religiosas e Seminaristas
Celebração de Dom Vilsom Basso
Dia 27 de Julho - Celebração Diocesana dos 75 anos
06h - Alvorada de convocação em todas as Paróquias, Capelas e Comunidades de Caxias
08h - Manhã Missionária nas 4 Paróquias
16h - Concentração dos Padroeiros no Largo de São Sebastião, seguida de Procissão passando pelas igrejas São Benedito, Rosário, Matriz até a Catedral
18h - Santa Missa Solene no Adro da Catedral

Programação da Visita Pastoral de Dom Giovanni D"Aniello, Núncio Apostólico e representante do Papa Francisco, embaixador do vaticano no Brasil
Dia 26 de Julho
12h - Chegada em Teresina
14h - Chegada em Caxias
16h30 - Coletiva de Imprensa
18h - Participação de Dom Giovanni D"Aniello na ordenação diaconal dos seminaristas Francisco e Rogério, no Adro da Catedral
Dia 27 de Julho
09h - Encontro de Dom Giovanni D"Aniello com jovens, na Domus Mariae
16h - Participação de Dom Giovanni D"Aniello na Romaria Jubilar, em frente ao Ginásio João Castelo
18h - Dom Giovanni D"Aniello preside Missa Jubilar no Adro da Catedral
Dia 28 de Julho
8h30 - Dom Giovanni D"Aniello visita o Centro Educacional São Francisco de Assis, no Seriema
11h - Dom Giovanni D"Aniello participa de encontro com as Irmãs Religiosas, no Centro de Treinamento
12h - Almoço de Dom Giovanni D"Aniello com as irmãs
15h30 - Encontro de Dom Giovanni D"Aniello com os Sacerdotes, no Centro de Treinamento
17h - Coletiva de Imprensa
18h - Dom Giovanni D"Aniello participa de jantar Apostólico com os Sacerdotes
19h - Missa coocelebrada por Dom Giovanni D"Aniello com os Sacerdotes e Irmãs Religiosas, no Adro da Catedral
Dia 29 de Julho

08 - Dom Giovanni D"Aniello embarca para o município de Viana