quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Semana Nacional de Transito é encerrada com caminhada em Caxias

Uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, na manhã desta quinta-feira (25), marcou o encerramento da Semana Nacional de Trânsito em Caxias. A passeata em prol da conscientização no trânsito foi promovida pela Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, e envolveu alunos da rede estadual e municipal de ensino, órgãos ligados ao trânsito, segurança pública e a sociedade em geral.

O prefeito Leonardo Coutinho também marcou presença na atividade. Para ele, “a caminhada, bem como as outras ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito, colaborou significativamente para a conscientização e orientação dos condutores e pedestres caxienses quanto aos riscos que correm no dia-a-dia nas ruas e estradas”.

 
Na oportunidade, o secretário municipal de Transporte, Júnior Martins, agradeceu a todos os envolvidos no evento. “Hoje ocorreu apenas o término do evento, mas as ações de conscientização devem continuar a serem praticadas por todos nós. Um trânsito mais humano só será alcançado quando nos habituarmos por condutas cada vez mais pacíficas, praticadas por toda a coletividade”, ressaltou o secretário.

A Semana Nacional de Trânsito deste ano abordou o tema "Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". O evento faz parte das atividades alusivas a década mundial de ações para a segurança no trânsito (2011/2020).

Entre os dias 18 e 25 de setembro foram desenvolvidas várias ações educativas, com o objetivo de despertar a sensibilidade da população para os riscos no trânsito e cuidados com os pedestres. Entre as atividades desenvolvidas, palestras nas escolas, blitzen educativas e exposição de veículos acidentados em praças públicas.

com informações da ASCOM 
Direto do túnel do tempo - A farsa Reis Pacheco teve Sarney como mentor 
blog do Jorge Vieira 

Li no blog do Marcos D’eça uma tentativa desesperada de desvirtuar o maior escândalo da política eleitoral do Maranhão: o famigerado caso Reis Pacheco. D’eça ainda estava na fralda quando e, certamente por isso, se esqueceu de informar que quem fez a denúncia, com a ar de indignado, foi o próprio senador José Sarney, na reta final da campanha, no Jornal da Manhã, da TV Mirante, de sua propriedade.

Ao contrário do que o blogueiro afirma, Cafeteira aumentou a diferença para Roseana Sarney na reta final da campanha e todos davam como certa sua eleição quando José Sarney o acusou de ter sequestrado, matado e ocultado o cadáver do mecânico da Companhia Vale do Rio Doce, Raimundo dos Reis Pacheco, que havia se envolvido num acidente automobilístico em que faleceu o vereador Hilton Rodrigues, sogro de Cafeteira.

Posso afirmar, pois fui o assessor de imprensa daquela campanha da oposição, que toda farsa foi praticada pelo senador José Sarney, com ajuda do advogado Miguel Cavalcante Neto, o popular “Braço de Judas”, que registrou num cartório de Fortaleza que um tal Anacleto dos Reis Pacheco (figura fictícia), suposto irmão da suposta vítima, teria acusado o senador Cafeteira de ter sequestrado, matado e  ocultado o cadáver de Reis Pacheco.

Foi com esse registro forjado que Sarney foi para a televisão, ele em pessoa, denunciar que o Maranhão não poderia ser governado por um “assassino”. A partir daí, o jornal o Estado do Maranhão, a TV Mirante, a Rádio Mirante e todas as emissoras do interior do Maranhão ligadas à oligarquia Sarney passaram a repetir a mentira.

O estrago foi grande. Como não havia internet, os únicos meios de comunicação eram rádio, jornal, televisão e a lei era branda, correram para desmontar a farsa. Raimundo Reis Pacheco foi localizado no interior do Pará e o então presidente do Sindicato dos Ferroviário, Miguelzinho, levou uma equipe de TV para gravar seu pronunciamento avisando que tudo era mentira e que estava vivo.

O depoimento de Reis Pacheco chegou a tempo de ser exibido no último programa do horário eleitoral, mas para a decepção geral, a TV Mirante cortou o link que permitiria o interior do Maranhão tomar conhecimento da verdade. Com a atitude rasteira da Mirante, o programa foi assistido apenas pelos eleitores de São Luís. Ainda assim Roseana perdeu a eleição, coube ao TRE-MA a tarefa de transferir 100 mil votos em braço para ela, o que lhe deu uma vantagem sobre Cafeteira de apenas 18 mil votos.

O radialista Roberto Fernandes, hoje âncora da Mirante, com certeza, lembra daquela tarde de 1994 em que comentava a eleição na Rádio Educadora, quando o deputado Sarney Filho, bêbado, invadiu o estúdio para anunciar que Roseana havia vencido por 18 mil votos de diferença, antes mesmo do Tribunal Eleitoral anunciar o resultado da votação. Posteriormente o então senador Alexandre Costa confessou a Cafeteira que ele havia ganhado o pleito com 79 mil votos de diferença.

Cafeteira, talvez a maior vítima das maldades do Sarney, está vivinho e poderia dar uma grande contribuição para população maranhense, antes de se aposentar da vida pública, dando seu testemunho sobre este episódio que já se passaram 20 anos, mas que continua vivo na memória de quem viveu aquele período. Deveria falar também sobre o “Granville”, em que foi acusado, de forma covarde, de ter transportado para o Rio de Janeiro US$ 1 milhão através de uma transportadora de valores.    

Tudo mentira, mas que acabou enganando os incautos.
Dados da nova pesquisa TV Guará/EXATA serão divulgados amanhã

Mais uma rodada de pesquisa TV Guará-Exata-Fiema será divulgada amanhã (26). A coleta dos dados iniciada segunda-feira (22) encerra hoje (25). A TV Guará em parceria com a Fiema já realizou sete levantamentos e vem acompanhando a evolução do cenário eleitoral no Maranhão para governador, Senador e presidente da República.

A nova pesquisa está registrada sob o número MA-00054/2014 com um total de entrevistados de 1.400 pessoas em todas as regiões do Maranhão.

No último levantamento, Flávio Dino tinha 58% das intenções de voto. O candidato Edinho Lobão ficou com 29%. Zé Luís Lago 1%. Não souberam ou não opinaram 5% e brancos e nulos também somaram 5%.
Presidenciáveis no Maranhão 

Quem esperava as presenças de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) nessa reta final de campanha, terá que se contentar com a presença de outros dois presidenciáveis, mas digamos de menor densidade eleitoral, coincidentemente dois José Maria, um do PSDC e outro do PSTU.

O primeiro a chegar e cumprir agenda em São Luís é José Maria Eymael. O candidato do PSDC desembarca em São Luís, nesta quinta-feira (25), na parte da noite, onde participará de um jantar com lideranças do partido e cumpre agenda no dia seguinte na capital maranhense.

Em sua agenda está programada uma caminhada, às 8h30 de amanhã pela Rua Grande, principal centro comercial da cidade. Segundo Antônio Augusto Aragão, presidente do PSDC no Estado, Eymael tem uma relação de carinho com o Maranhão, visto que essa foi a unidade da federação onde ele teve o maior número de votos, proporcionalmente, nas eleições de 2010.

 No sábado (27), será a vez do José Maria do PSTU, o José Maria de Almeida, ou simplesmente Zé Maria. O candidato do PSTU participará junto com a candidata a vice-presidente, a maranhense Claúdia Durans, de entrevistas, caminhada pela Rua Grande e uma festa com apoiadores e simpatizantes do partido.

 Zé Maria tem sido um crítico das campanhas dos principais candidatos na televisão, dizendo que estão repletas de inverdades.

“O que estamos vendo hoje é um festival de mentiras. É um espetáculo da falta de seriedade com que os grandes partidos tratam a política em nosso país. Eles põem um filme de ficção na televisão para tentar enganar o povo brasileiro.”

blog do Jorge Aragão 
Candidato a deputado estadual professor Arimatéa discursa no centro comercial

O candidato a deputado estadual  Professor Arimatéa (17727), fez campanha na manhã desta quinta-feira no centro comercial de Caxias. Através das redes sociais ele convocou outros candidatos a deputado estadual ou federal para um debate no espaço do recuo que fica em frente ao Banco da Amazônia,  mas nenhum dos convidados  atendeu a convocatória.

A pauta do debate elaborada pelo candidato Professor Arimatéa era para tratar sobre o Desenvolvimento e a Sustentabilidade das Políticas  Publicas de Caxias, pautada também para ser discutida: a Saúde Publica, doenças como câncer de próstata, tuberculose, calazar, etc. 
Prof. Arimatéa conversando com as pessoas na porta da agência bancaria

Na ausência dos candidatos por Caxias convidados para o debate, o candidato Professor Arimatéa  improvisou e fez um discurso no centro comercial. No pronunciamento, ele teceu comentários críticos ao atual modelo de gestão implantado na saúde e educação no municipio caxiense e pediu o voto de confiança dos eleitores que estavam lhe ouvindo, para ser um representante da região dos Cocais na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Após o pronunciamento, Professor Arimatéa saiu cumprimentando as pessoas e pedindo apoio para a sua candidatura de deputado estadual.
Eleitor ouvindo as propostas do candidato Professor Arimatéa

Homem suspeito de ameaçar PMs em vídeo na internet é preso no bairro João Viana

Francinaldo de Sousa Silva, de 25 anos, foi preso no bairro João Viana,  suspeito de aparecer com o rosto coberto em um vídeo em que defende suspeitos de roubo e ameaça policiais militares.

O suspeito, que é cadeirante, já teria passagens pela polícia e teria ficado paraplégico ao ser atingido durante troca de tiros com policiais. Na residência dele, foram encontradas a jaqueta com capuz, os óculos vermelhos, duas máscaras e os celulares usados na gravação do vídeo.

Francinaldo confessou o crime e foi conduzido para o 3º Distrito Policial de Caxias. "A partir do momento que nós tomamos conhecimento do vídeo, nós começamos a fazer um levantamento, uma triagem de quem já teria sido preso pelos Grupos de Operação e Força Tática aqui de Caxias. Caímos em campo, fizemos uma triagem e levantamos dois nomes. Tivemos novas informações e chegamos a um dos suspeitos", explicou o cabo Jonas Pinheiro.

Segundo o delegado Leonan Casimiro, o suspeito será indiciado por ameaça. "Vai ser sujeito, ainda, à perícia criminal, e a gente espera que outras pessoas que divulgaram essas condutas criminosas também sejam chamadas para prestar esclarecimento e que confirmem a autoria desse fato", disse.
Comício da Mudança e dos amigos de Fernanda Bacelar e Kedson reúne milhares de pessoas em Aldeias Altas





A cidade de Aldeias Altas proporcionou na noite desta quarta-feira (24) uma das maiores concentrações políticas da atual campanha na região dos Cocais. Sob o comando da ex-prefeita Fernanda Bacelar e do ex-vereador Kedson, a cidade recebeu o candidato a deputado federal Rubens Junior (PCdoB) e demais autoridades representando os candidatos da coligação Maranhão de Todos. O prefeito Léo Coutinho e vereadores de Caxias, além de lideranças, o ex-vereador caxiense Ironaldo Alencar e de outros municípios também prestigiaram o evento.

A caravana foi recebida por uma multidão em frente ao Ginásio de Esportes, A ex-prefeita Fernanda fez o discurso mais emocionado da noite. "Já nos acostumamos a fazer movimentação política nesta cidade, mas essa de hoje vai entrar para a história. Obrigado meus amigos pelo reconhecimento ao nosso trabalho e por acreditar na importância de elegermos os nossos candidatos, Flavio Dino para o Governo, Roberto Rocha para o Senado, Rubens Junior  para Federal e Doutor Humberto para Estadual", disse.

O ex-vereador Kedson destacou algumas das prioridades que Flavio Dino eleito governador tem a oferecer aos maranhenses, a partir de janeiro de 2015. "Escola pública e saúde de qualidade e, que o futuro governador resolva os problemas básicos de Aldeias Altas. Queremos também que os jovens tenham acesso a cultura, ao esporte e ao trabalho, e se ele quiser sair para estudar fora, tenha orgulho de voltar para prestar serviço à sua cidade natal", finalizou.


O candidato a deputado federal Rubens Junior se comprometeu, caso seja eleito, ajudar o municipio de Aldeias Altas, com projetos que tragam benefícios para a população aldeias-altense nas questões relacionadas a saúde, educação e moradia. O atual deputado estadual acredita que irá receber uma votação expressiva dos eleitores da Terra de Gonçalves Dias.  

Dia Nacional do Transito - Pedestre: o elemento mais frágil no transito

Pedestre é uma pessoa que se locomove a pé, ou que esteja andando a pés, inclusive os condutores ao abandonar os veículos. A condição de pedestre é a forma mais primitiva de deslocamento humano. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído para disciplinar o uso das vias abertas à circulação, tem também como objetivo, a preservação da vida. Neste contexto, nós enquanto seres humanos, somos a parte mais frágil do processo, principalmente enquanto pedestres.

Sendo assim, as regras de circulação também se direcionam a dar prioridade e preferência ao pedestre, tanto que dispõe de vários artigos para tal, entre eles o artigo 29: em seu inciso XII, § 2º: "...em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade do pedestre."

 
Quando falamos de qualidade de vida no trânsito para o pedestre, nos “esbarramos” também nos quesitos mobilidade e acessibilidade urbana. O que isso significa?
Mobilidade urbana são as condições necessárias para o deslocamento das pessoas.
Acessibilidade são as possibilidades e condições para que se utilize com segurança e autonomia, as edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos.

Portanto, a ausência dessas condições desfavorecem o pedestre na utilização correta das calçadas, fazendo com que o mesmo seja “obrigado” a deixar de utilizar a mesma, por haver ali barreiras físicas (muretas, buracos, entulhos de construção e etc.) ou até mesmo a ausência desta, e em consequência o pedestre passa a dividir espaço com os veículos nas vias públicas colocando em risco sua segurança.

A imprudência de condutores e de pedestres é a principal causa de acidentes envolvendo os mesmos. Ao andar a pé, também devemos ser responsáveis e cuidadosos. Muitos ignoram as leis de segurança do trânsito.

É importante ressaltar que enquanto os condutores de veículos possuem acessórios e equipamentos que os protegem contra possíveis situações de risco, os pedestres não possuem nada que possa protegê-los em situações adversas.

Sendo assim, é vital que se siga rigorosamente as regras de trânsito para prevenir acidentes. Cada um fazendo a sua parte no trânsito. Condutores respeitando a travessia do pedestre e pedestres seguindo suas regras de circulação:

- Faça travessia sempre na faixa de segurança, e quando não existir atravesse a via sempre em linha reta, na menor distância possível;

- Caminhe sobre a calçada, se não houver, ande em fila única pela borda da pista;

- Jamais atravesse pela frente ou atrás de um ônibus ou outro veículo, pois o condutor que estiver vindo poderá não visualizá-lo;

- Nunca atravesse driblando os carros em movimento;

- Olhe para os dois lados da rua antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única;

- Não atravesse a rua correndo nem faça brincadeiras durante a travessia;

- Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;

- Não brincar nas ruas, procurar ambientes fechado para as práticas esportivas.
CPMI só receberá delação premiada após homologada pela Justiça
Edson Lobão com a governadora Roseana e Paulo Roberto
O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que os documentos da delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, só poderão ser enviados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) depois da homologação do processo pela Justiça.

“Não se pode ter apenas a palavra do delator, há de se ter provas concretas que comprovem o envolvimento de personagens. Do contrário, pode-se produzir injustiças”, afirmou.

Integrantes da CPMI da Petrobras se reuniram na terça-feira, 23,  com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Os parlamentares foram ao Supremo para pedir acesso imediato aos documentos da delação premiada de Paulo Roberto Costa. Preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Costa teria acusado autoridades, entre parlamentares, ministros e governadores, de participação em desvio de dinheiro da Petrobras. Nas acusações ele citou os nomes do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão e o da governador Roseana Sarney.

Segundo Mendonça Filho, o ministro Teori Zavascki, relator do processo relacionado à Lava Jato no Supremo, expôs aos parlamentares as dificuldades e os elementos que precisam ser seguidos para obedecer a legislação da delação premiada. “A delação não é uma comprovação de culpa, tem de se obter provas para definir alguém com indício de culpa”, afirmou.