sexta-feira, 31 de julho de 2015

Missa de 7° dia de George Luis (Bodão) será celebrada neste sábado

George Luis Almada faleceu aos 32 anos de idade
A missa de sétimo dia do funcionário da Casa de Saúde, George Luis (Bodão), será celebrada neste sábado (1º) na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Conjunto da Cohab. A cerimônia vai ser celebrada pelo Padre Jan a partir das 17h30.

George Luis faleceu no último domingo (26) após um acidente de moto enquanto voltava de um sitio na MA-127, nas proximidades do povoado Pedras. A morte de George gerou grande comoção entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

George faleceu enquanto estava sendo transferido do povoado Pedras para Caxias, em uma ambulância do SAMU. No acidente ele sofreu várias lesões graves. O corpo foi velado na rua Porto da Pólvora no bairro Cangalheiro. 

De já a família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã. 
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br


Somente 17% das vagas voltadas aos deficientes físicos são usadas no MA 

do G1/MA 

Por lei, toda empresa, com no mínimo 100 funcionários, deve destinar dois por cento das vagas para pessoas com algum tipo de deficiência física, e esse percentual pode aumentar dependendo do número de trabalhadores de cada empresa.

No entanto, no Maranhão, segundo o último levantamento realizado pelo o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas 17 por cento das vagas para deficientes foram preenchidas no estado. De acordo com o relatório anual de informações sociais, a Rais de 2013, que foi o último levantamento feito pelo o Ministério do Trabalho e Emprego, o estado tem um dos piores índices do país nesse quesito. Pelo menos 12 mil vagas no Maranhão não foram ocupadas para atender o que determina a lei.

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego Silvio Pinheiro afirma que essa dura realidade enfrentada pela a maioria dos portadores de deficiência no Maranhão é fruto da falta de conscientização dos próprios empregadores, que não entendem importância da incluso social. “Isso é uma coisa que demanda um trabalho a ser feito no sentido de conscientizar os empregadores dessa importância da inclusão social. Você incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho isso tem um valor social muito grande”.

De acordo com o procurador do Trabalho da Procuradoria do Trabalho no Maranhão, Marcos Sérgio Costa, uma das principais dificuldades para o cumprimento das Leis das Cotas é que as próprias pessoas que sofrem com a rejeição no mercado não denunciam o caso ao órgão. “O Ministério Público tem agido nesse particular de maneira solitária porque aqui nós somos carentes de denúncias sobre o descumprimento de cotas. Os beneficiários das cotas não estão denunciando. O Ministério Público quando agiu foi de ofício, agiu sozinho. Isso de maneira por conta própria, de maneira nacional”, explicou o procurador.
Caxias 192 anos de Adesão à Independência do Brasil - Salve o 1º de agosto 


Sinto-me honrada em fazer parte da história de Caxias! Cidade acolhedora, política democrática e povo trabalhador! Parabéns, Caxias, pelos seus 192 anos de adesão à Independência... Parabéns a todos aqueles que, diariamente, contribuem para a construção de uma Caxias melhor e mais digna.

Vereadora Taniery Cantalice (PRTB)
Homem é assassinado durante tentativa de assalto...

O homem estendido no chão não teve sua identidade divulgada
Mais um assassinato foi registrado em Caxias. O lamentável fato aconteceu no final da madrugada, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (31), em frente ao Terminal Rodoviário Nachor Carvalho, no bairro Volta Redonda.

Segundo informações colhidas de outros blogs, dois bandidos tentavam tomar de assalto a bicicleta de um homem de aproximadamente 50 anos de idade. Ele reagiu a tentativa de assalto e acabou sendo morto com uma facada no pescoço. 

Este é mais um homicídio registrado em Caxias, e o mais covarde do ano, pois bandidos mataram um senhor, pai de família que nenhum perigo oferecia. A crescente violência assusta e amedronta a população que agora vai se vendo refém da criminalidade. 

A polícia conseguiu prender um possível suspeito, mas  continua procurando pistas para que possa elucidar mais esta barbárie. 

Fica aqui o pesar do Blog do Irmão Inaldo aos parentes da vítima.
Programação da Prefeitura de Caxias alusiva aos 192 anos de adesão à Independência do Brasil 


Programação de inaugurações:

* Centro de Educação Infantil Prefeito Aluízio Lobo
Horário: 8h
Local: Cantinho do Céu, bairro Ponte.

* U. I. M José Castro/ Reforma e ampliação (Piscina semi-olímpica)
Horário: 9h
Local: Avenida Francisco Castro, bairro Ponte.

* U. I. M Leôncio Alves de Araújo (Reforma e ampliação – quadra coberta, auditório, refeitório e laboratório de ciências)
Horário: 10h
Local: Avenida José Castro, bairro Campo de Belém – em frente à Praça do Viva.
Viagem inaugural do Titanic II será em 2016 e já tem fila de espera 


O que parecia enredo de filme se transformará em realidade em 2016. O Titanic finalmente irá cruzar o Atlântico após 104 anos de sua fatídica viagem inaugural que culminou com seu naufrágio, em 15 de abril de 1912. O Titanic II será uma réplica fiel ao original, mas sofrerá algumas poucas alterações devido a mudança da legislação náutica que ocorreu nos últimos 100 anos.

O principal ‘responsável’ pela tragédia que matou 1,5 mil pessoas, em 1912, os botes salva-vidas serão modernizados e atenderão ao número total de passageiros e tripulantes, ao contrário dos antigos botes da época. Com capacidade para 3,3 mil pessoas, a embarcação original possuía botes para apenas 36% de todos que estavam a bordo do navio. Já o sistema de segurança do novo transatlântico atenderá aos 2.435 passageiros e 900 tripulantes com 18 botes modernos.

Assim como o primeiro Titanic que era dividido por classes, o novo que fará o mesmo percurso entre a Inglaterra e Nova York, também possuirá as divisões. A embarcação que está sendo construída na China é um investimento do bilionário australiano, Clive Palmer. A intenção dele é fazer um documentário mostrando a história do navio ainda no estaleiro até o fim da viagem inaugural.

Se locais como o banho turco, a piscina e o Café Parisiense, símbolos do glamour e luxo da primeira versão do navio, serão reproduzidos fielmente e utilizados pelo público, o setor de comunicação não terá a mesma sorte. O local que é conhecido como Sala Marconi será apenas uma réplica, pois devido aos avanços tecnológicos do último século, os seus equipamentos ficaram totalmente obsoletos.

O valor do investimento para que o projeto, que já está em construção, saia do papel não foi divulgado, porém o navio terá dimensões próximas ao Titanic original. Com 269 metros de comprimento e 45 metros de largura, a nova embarcação será um pouco mais larga para melhorar a estabilidade durante a travessia pelos oceanos.

Aos interessados em curtirem esta viagem histórica e ainda se encontrarem com astros de Hollywood que estarão presentes, a dica é sentar e manter a calma. A fila de espera é de 50 mil pessoas que estão dispostas a pagar alguns milhares de euros por poucos dias em alto mar.

Uol Noticias 
Impasse antigo: praças e calçadas continuam ocupadas em Caxias...  

Vendedores tomaram de conta do espaço da Praça da Matriz
Um impasse antigo que se arrasta sem uma solução definitiva. Assim é a situação dos trabalhadores informais que ocupam as praças e vias públicas em Caxias. Hoje está cada vez mais comum encontrar camelôs negociando nas calçadas do centro e também em alguns bairros da cidade. 

Sem nenhum ordenamento, os ambulantes tomam conta do espaço destinado aos transeuntes. A falta de espaço nas duas entradas do calçadão da rua Afonso Cunha incomoda quem passa diariamente pelo local, onde a invasão por vendedores de frutas e verduras se estende nos dois lados. Outra grande concentração de comerciantes informais pode ser vista nas praças da Matriz e Gonçalves Dias. Nos locais é possível ver diversos produtos à venda, como roupas, frutas, cds e dvds. “O que a gente percebe em Caxias, hoje, é que uma quantidade incalculável de pessoas que se estabeleceram nos espaços públicos e simplesmente estão ali, praticando o comércio de forma ilegal, e não pagam nenhum tipo de imposto, nem taxa, nem aluguel, nem alvará, e não cumprem com nenhum tipo de norma de segurança”, desabafa o comerciante Genival Marques. 

Vendedores de frutas e verduras no calçadão da rua Afonso Cunha
Em 2014 fiscais da Prefeitura  chegaram a notificar os ambulantes e deram um prazo de 30 dias para que os trabalhadores informais deixassem as praças e desobstruíssem as entradas do calçadão da rua Afonso Cunha. Na época o órgão responsável pela fiscalização  chegou a se reunir com os camelôs que seriam remanejados e explicou que o remanejamento era uma exigência do Ministério Público e o remanejamento iria trazer mais conforto e mobilidade para quem anda nos espaços das praças e vias publicas.

A decisão da Prefeitura acabou não sendo acatada pelos ambulantes que ocupam os espaços públicos do centro. Enquanto isso o número de camelôs aumenta a cada dia, eles invadem praças, calçadas, ruas e colocam à venda todo tipo de mercadoria de forma desordenada, sem nenhum tipo de fiscalização, por parte da Vigilância Sanitária e também do Procon. 


Sistema de videomonitoramento da prefeitura de Caxias desvenda mais um caso de veiculo clonado 



Mais um caso de veículo clonado é solucionado pelo sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Caxias. Desta vez, a vítima foi Anete O. Almeida, cujo veículo foi multado na cidade de Timon, em 18 de maio de 2015, na avenida Francisco Carlos Jansen, por volta das 8h, quando “transitava por sobre as calçadas”. Mas, na verdade, o automóvel encontrava-se na cidade de Caxias, nas proximidades do Centro de Cultura e estacionado, como mostra imagens do Centro de Vídeo Monitoramento.

Anete Almeida, pela multa, teria de pagar a quantia R$ 574,62, caso não justificasse o porquê de estar “subindo as calçadas” de Timon com o seu automóvel.

Após receber a Notificação da Infração pelos Correios, oriunda do Departamento Municipal de Trânsito de Timon, a vítima registrou o fato no 1º Distrito Policial de Caxias.

“Para quem já vive numa dificuldade nos dias de hoje, ainda ter que pagar uma multa pesada dessa, inocentemente, é absurdo! Agradeço muito às autoridades da minha cidade por esse plano de segurança pra gente, só assim posso me defender”, disse Raimundo P. Almeida, esposo da senhora Anete.

as informações são da ASCOM 


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Por causa do ataque de piranhas, balneário de José de Freitas-PI é interditado para banhistas 


As piranhas voltaram a morder os banhistas no balneário da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, localizado a 68 quilômetros de Teresina. Por causa dos ataques diários aos turistas, o Ministério Público recomendou a interdição da barragem para banho às secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente e foi prontamente atendido.

Segundo o superintendente de Recursos Hídricos do IBAMA-PI, Romildo Mafra, a solução para o problema é o povoamento da barragem com novas espécies que sejam predadoras naturais das piranhas, como os peixes tucunaré e traíra. Outra solução é a pesca predatória da piranha no local. “Em 2010 passamos pelo mesmo problema na região e a solução adotada será a mesma da época. Povoaremos a barragem com 100 mil alevinos, peixes recém saídos dos ovos, para que eles cresçam e se reproduzam no local. Antes disso autorizaremos a pesca da piranha no local”, explicou.


A interdição do banho na barragem afeta diretamente os comerciantes do local e o turismo do município. A queda de visitantes trará grande prejuízo àqueles que vivem da recepção dos banhistas da região. Segundo um dono de restaurante nas proximidades da barragem a interdição poderá levá-lo a falência. “Eu vivo disso aqui, sem os turistas meu empreendimento não sobreviverá”, declarou.

Especialistas em meio ambiente explicam que a degradação ambiental pode comprometer o futuro da barragem. Eles relatam que as margens dos riachos que fornecem águas para o lago vêm sofrendo queimadas desordenadas e que as águas de sua bacia estão sendo captadas por propriedades privadas. Atualmente, existe uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo de José de Freitas, com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a ONG + Vida e o Ministério Público que juntos têm feito todos os esforços para recuperar o local. A área original da Barragem do Bezerro é de 720 hectares, situada às margens do Riacho do Bezerro e da rodovia PI-115 e distante 2 km do centro da cidade de José de Freitas.

Portal AZ 



Caminhonete carregada de abacaxi tomba na MA-034 e motorista morre 


Um motorista de nome e idade não revelada morreu após a caminhonete, modelo D-20,  que ele dirigia capotar na tarde desta quinta-feira (30), na MA-034, nas proximidades do povoado Caximribu. De acordo com o portal de noticias Bacuri News, a caminhonete estava carregada com abacaxis  e a carga ficou espalhada na lateral da pista.

Ainda segundo informações do repórter Gilson Rangel, o motorista teria perdido o controle do veículo ao tentar desviar dos buracos. A caminhonete saiu da pista e capotou ao lado da via, parando com as rodas para cima. Com o impacto, a cabine onde o motorista estava ficou destruída.

O motorista e outra pessoa que estava dentro da cabine da D-20 foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Geral de Caxias, mas o condutor do veiculo não resistiu aos ferimentos e já chegou sem vida ao hospital.

fonte: Bacuri News



Mais segurança para o Mercado Central... 


A Guarda Municipal,  representada pelo comandante, sgto Moisés Holanda, reuniu-se nesta quarta-feira, 29, no escritório da Associação dos Trabalhadores do Mercado Central (ATMC), com a finalidade de traçar metas para aumentar a sensação de segurança nas partes interna e externa do Mercado Central.

Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Ruy Fernandes, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, tenente José R. Macêdo, o representante da Secretaria de Urbanismo, o administrador do Mercado Central, Carlos Augusto Castro, o presidente da ATMC, Frank Sinatra, e outros colaboradores.

Ficou definido que a Guarda Municipal e a Polícia Militar irão se revezar ou atuarão em parceria para assegurar maior tranquilidade às pessoas que frequentam o MC, prevenindo e coibindo práticas delituosas, principalmente na parte interna. Enquanto que a Secretaria de Urbanismo, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito e à administração do local disciplinarão a ocupação da parte externa, visando assegurar a fluidez do tráfego, privilegiando o aspecto de ordenamento e urbanístico.



O Mercado Central conta ainda com câmeras de circuito interno que auxiliam na vigilância diária, assim como ajudam a registrar e identificar todo e qualquer tipo de ilicitude ao alcance dos seus equipamentos. O que tem sido de grande valia na solução de crimes, como roubo, furtos e outros.

Para o sgto Moisés, “a união de esforços para combater as irregularidades em toda a área do Mercado Central, bem como para inibir ou rechaçar qualquer tipo de crime em seu perímetro, terá impacto positivo na melhoria do atendimento à comunidade, na medida em que traz maior segurança e comodidade a todos”. finalizou.
Governo Roseana fez repasse milionário à prefeitura de Coroatá em período vedado 


A prefeita de Coroatá, Teresa Murad, e o ex-secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho, poderão responder por improbidade administrativa e ter que devolver recursos aos cofres do estado. Recursos de convênios celebrados com a secretaria de estado de Desenvolvimento Social foram repassados à administração coroataense, durante o período vedado pela Legislação Eleitoral – a menos de três meses antes da eleição de 2014.

A Sedes liberou de uma vez só R$1,4 milhão, dia 18 de setembro de 2014, às vésperas das eleições para a prefeitura de Coroatá. O valor equivale a três parcelas do convênio, para estradas vicinais, pagas de uma só vez.

O convênio assinado no início de 2013, no valor de R$ 700 mil, foi aditivado em dezembro do mesmo ano. Na publicação do aditivo (imagem ao lado), não foi revelado o valor, que passou para R$ 2,3 milhões. A não publicação do valor aparentemente teria o objetivo de não revelar a outros prefeitos o favorecimento os Muras, já que estes pressionariam o governo.

O que diz a Lei?

A Lei 9.504/97 – Lei das Eleições – proíbe a transferência de recursos públicos proíbe a transferência voluntária dos estados aos municípios. Ou seja, só pode realizar as transferências constitucionais e não de convênios.

A exceção são recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Ainda que a prefeitura alegue que as obras já estivessem em andamento (o que é difícil) , o cronograma foi completamente deformado. Passaram meses sem repassar nenhum recurso e se transferiu três parcelas em um único dia, justamente há duas semanas das eleições.

Auditoria e Photoshop

O titular do blog procurou o o secretário de Transparência, Rodrigo Lago, que não confirmou a auditoria sobre o convênio. Mas fonte do blog garantiu que existe, além de uma auditoria, chama atenção uma das páginas do processo de prestação de contas do convênio, onde constaria uma grosseira montagem em photoshop da placa da obra.

as informações são do blog do Clodoaldo 
Pelo 5º ano consecutivo, prefeito Léo Coutinho apoia Escola Bíblica de Férias  


Durante três dias, acontece a 32ª Escola Bíblica de Férias (EBF), promovida pelo Departamento Infantil da Igreja Assembleia de Deus em Caxias. E pelo quinto ano consecutivo, o prefeito Leo Coutinho  prestigia o evento evangélico.

“Dr. Humberto sempre apoiou e eu, antes mesmo de ser prefeito, passei a ajudar. Muitas crianças carentes, que não teriam o que fazer nas férias, ficariam em casa apenas assistindo televisão, mas estão aqui se confraternizando e aprendendo a Palavra de Deus. A cada ano me surpreendo com o aumento de participantes e uma iniciativa assim sempre terá o nosso apoio”, frisou  Leo Coutinho.

A visita do gestor municipal foi acompanhada pelo secretário de Transportes, Júnior Martins. Na oportunidade, ele falou da importância da presença do prefeito em eventos públicos. “Isso envolve uma fatia da sociedade que está crescendo, e é bom que a população saiba que, além de apoiar, o prefeito respeita e incentiva esse tipo de atitude. E nos engrandece mais ainda em saber que nenhum outro prefeito, além do Dr. Humberto, passou por aqui”, disse Martins. 


A EBF reúne quase dois mil participantes, independente de religião, entre crianças e adolescentes, de 0 a 16 anos, na escola Monsenhor Clóvis Vidigal. 180 pessoas estão envolvidas na organização das atividades de férias. Neste ano, o tema é "Meninos e meninas nos caminhos da missão".

Para a coordenadora geral do Departamento Infantil, Olivia Uriel, “o maior compromisso com as crianças é levar a Palavra de Deus, e como bem diz o tema do evento, de evangelizar e falar do amor de Deus e ao próximo desde a infância. E apoios, como o do Dr. Humberto Coutinho e do prefeito Leo Coutinho, são fundamentais para a realização do evento”.

as informações são da ASCOM 
3º repasse do FPM foi creditado hoje


Foi creditado nesta quinta-feira nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3.º decêndio do mês de julho de 2015. O montante  repassado é de R$ 1.634.606.496,20, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.043.258.120,25.

O repasse efetuado quando comparado com o montante anteriormente estimado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é 16,8% maior. Já em comparação com o terceiro decêndio de julho de 2014, o presente decêndio teve uma expansão de 40,62% em termos reais, ou seja, considerando a inflação.

Mesmo com os crescimentos acima explicitados, os decêndios de julho somaram R$ 5,170 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado foi de R$ 5,401 bilhões. Isso, em termos reais, representa uma redução de 4,29% para julho.

Repasse de 0,5%
Além disto, no acumulado de 2015, o FPM soma R$ 49,682 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 50,088 bilhões. Em termos reais, o FPM está 0,81% menor do que janeiro a julho de 2014. É importante frisar que o montante acumulado no presente ano, mesmo com a queda real, já conta com o repasse extra de 0,5% realizado em nove de julho.

Previsão da STN e cenário macroeconômico
De acordo com a STN, a previsão do FPM para agosto do presente ano é de expansão de 28% em relação ao mês imediatamente anterior. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mantém o alerta aos gestores que tenham cautela e prudência na execução de suas despesas, pois o cenário macroeconômico relatado no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 3.º bimestre, divulgado pelo Ministério do Planejamento (MPOG), apresentou piora.

Segundo o relatório, a previsão para 2015 do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzida de ‐1,20% para ‐1,49%, sendo que tal queda impacta o mercado de trabalho e, consequentemente, na taxa de crescimento da massa salarial nominal. É importante ressaltar que a redução da massa salarial interfere diretamente na arrecadação do Imposto sobre a Renda (IR), um dos principais componentes do FPM. O índice de inflação esperada (IPCA) passou de 8,26% para 9,0% interferindo negativamente na decisão de consumo e nos recolhimentos do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) que também compõe o FPM. (Agência CNM)
Enterrado o corpo do jovem morto após aplicar hidrogel no pênis 

do G1

O corpo do jovem maranhense de 18 anos que morreu na sexta-feira (24), em Ribeirão Preto (SP), após aplicar hidrogel no próprio pênis, foi sepultado na tarde desta quarta-feira (29), no Cemitério Codó Novo, em Codó.

Os  parentes e amigos do jovem  não quiseram se pronunciar sobre o caso e não autorizaram a presença de emissoras de TV durante o velório e o sepultamento.

A chegada do corpo em Codó, que estava prevista para terça-feira (28), só aconteceu na manhã desta quarta devido a um atraso no voo que o levava do interior de São Paulo para Teresina (PI).

Vídeo
Em Ribeirão Preto, familiares divulgaram um vídeo que mostra o momento em que uma pessoa supostamente aplica hidrogel nas nádegas do rapaz.

A irmã da vítima, que não quis se identificar, revelou que a pessoa que aplica a injeção no jovem é um dos 11 travestis que moravam com ele.

O vídeo teria sido entregue por um amigo da vítima à família, que levou as imagens à delegacia e registrou boletim de ocorrência. A Polícia Civil informou que as investigações estão em fase inicial. Até o momento, ninguém foi identificado ou prestou depoimento.

Os travestis que moravam com o jovem não quiseram dar entrevista.

Morte
A vítima deu entrada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE), em Ribeirão Preto na noite de sexta-feira, com quadro de insuficiência respiratória aguda. Ele morreu quatro horas após ser atendido, de embolia, que causou uma parada cardiorrespiratória.

Instituto Médico Legal confirmou na segunda-feira, 27, que o jovem de 18 anos havia aplicado hidrogel no pênis. Segundo o médico legista autor do laudo, Mário Marcos Abeid, não foi possível detectar a quantidade de produto usada pelo jovem.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Governo Flávio Dino já dialogou com mais da metade dos prefeitos do MA


O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, usou as redes sociais para afirmar que o Governo Flávio Dino tem se notabilizado por dialogar com os prefeitos do Maranhão com o objetivo de fortalecer o municipalismo. Segundo Jerry, mais da metade dos gestores municipais foram recebidos no Palácio dos Leões.

“Em mais de 7 meses o Governo Flávio Dino já recebeu em reuniões nos Leões cerca de 120 prefeitos. E continua recebendo, sem discriminação política”, destacou, via Twitter, o secretário, ressaltando que todos os gestores municipais foram tratados com respeito e de forma republicana.

Márcio Jerry informou que na próxima terça-feira (4) a direção da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) será recebida no Palácio dos Leões para tratar do tema convênios. “Roseana Sarney deixou débito com municípios sem previsão legal para pagamento e sem dinheiro. O nome disso é calote!”, enfatizou.

Segundo o secretário, o Governo já está honrando alguns convênios atrasados da gestão anterior, e continuará a acatar todos aqueles que estiverem em conformidade com a lei. “No Governo há diálogo permanente com movimentos sociais, prefeitos, empresários, trabalhadores. Todos pelo Maranhão”, realçou.
Motorista atropela casal em motocicleta 

O mototaxista Ivan Crispim levou uma forte pancada na cabeça
Um motorista de um veiculo, modelo Ecosport, atropelou um casal que estava numa motocicleta na noite desta terça-feira (28), na Avenida da Cohebi, Vila Alecrim. Segundo testemunhas, o acidente aconteceu em um dos cruzamentos daquela movimentada via publica. O motorista, não identificado, entrou no cruzamento e  atingiu a motocicleta.

O motociclista, identificado como Ivan Crispim, 46 anos, e a passageira, identificada por Maria Eliane, 43 anos, ficaram feridos e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que os encaminhou ao Hospital Geral. O estado de Ivan é grave, mesmo usando capacete no momento que foi atingido pelo Ecosport, ele sofreu uma violenta pancada na cabeça.

Ontem a noite o mototaxista Ivan, que reside no Beco do Galo,  foi encaminhado para a Casa de Saúde para fazer uma tomografia para que o médico pudesse diagnosticar a gravidade das lesões no cérebro, já Eliane recebeu atendimento e foi liberada. 



O que é homofobia?!?

por Luis Carlos Porto*


Homofobia é um assunto polêmico, altamente delicado e que desperta muitas paixões. Quando colocado em pauta de discussão, normalmente são realçados dois extremos: paixões incendiadas ou silencio total. A pergunta que cabe aqui, é: por que não procuramos um equilíbrio civilizado que inclua direitos, deveres, liberdade de pensamento, liberdade religiosa e tolerância?

Antes de ir direto ao assunto quero esclarecer algumas questões que, certamente, vão nos ajudar nessa reflexão. Primeiro, veremos a origem e significado da palavra FOBIA. Esta palavra tem origem na palavra grega FOBOS, que significa medo, aversão, repulsa por alguma coisa ou lugar. Para ilustrar: CLAUSTROFOBIA é o medo extremo de lugares fechados e onde tem muitas pessoas; AGIROFOBIA é o medo de ruas ou cruzamentos de ruas; NICTOFOBIA é o medo de lugares escuros.

Na verdade, existem fobias para todos os gostos e situações. 

Ninguém é imune a tudo. Sempre existirão circunstâncias que denunciarão alguma atitude de repulsa, de medo, de insegurança e até de preconceito. Então, diante de tantas fobias, encontramos a mais popular, discutida e uma das mais praticadas, que é a HOMOFOBIA. Certamente a fobia mais dificil de ser tratada, pelo fato de ser uma fobia social. Esta nada mais é do que a aversão e repulsa que algumas pessoas tem contra os homossexuais, lésbicas, travestis, transexuais.

Essa atitude preconceituosa é percebida quando a pessoa de orientação homossexual é vítima de chacota na escola, ou tem portas fechadas no mercado de trabalho, ou até mesmo violentadas fisicamente em nossas cidades – fato não muito incomum.

Os homossexuais são cidadãos do mesmo nível que os heterossexuais; eles são trabalhadores, são empresários, estudantes, estão no campo e na cidade, pagam impostos, tem família, etc. Ou seja: perante a lei devem ter os mesmos direitos e deveres. À eles, é assegurado por lei um convívio social cidadão.


Mas a mesma lei que garante igualdade civil também garante a liberdade de pensamento e a liberdade religiosa.

Isso significa que todo cidadão pode expressar livremente suas idéias, seus pontos de vista, suas pressuposições sobre qualquer coisa, fatos, eventos desde que não gere problemas de segurança nacional ou fira a honra de alguém. Em nosso país todo pensamento e ideologia política tem guarida garantida por lei. Podemos concordar e podemos discordar. Podemos concordar com a política do governo, mas podemos discordar. Podemos concordar com a justiça, mas podemos também discordar. Sempre mantendo o respeito às leis e a honra das pessoas, somos livres para expressar nossos pensamentos.

Assim também acontece do ponto de vista religioso. Considerando que o Estado é laico, não religioso, sem religião oficial, o governo não pode legislar assuntos religiosos. Cada religião é soberana na sua doutrina, governo e liturgia. Mas a pratica religiosa não pode afrontar a segurança nacional nem a honra das pessoas estranhas àquela religião.

Ora, em toda religião existem coisas permitidas e coisas proibidas. Princípios de fé e princípios refutáveis. Um exemplo: o cristianismo bíblico crê na ressurreição, o espiritismo crê na reencarnação. Ambas doutrinas são excludentes. Ressurreição e reencarnação não andam juntas. O Estado vai se meter nesse negocio? Não! Cristãos e espíritas andam em pé de guerra? Absolutamente, não!

Por que? Porque é um principio de fé pessoal. Acredita e pratica quem quiser.


Quando o livre pensamento e a livre prática da fé religiosa entende e crê que sua doutrina de gênero não inclui o homossexualismo, isto é, compreende que isso não é uma pratica natural, daí vamos dizer que tais pessoas são homofóbicas? Em hipótese alguma! A Constituição Federal garante o livre pensamento e a livre expressão de fé.

A liberdade de expressão e a liberdade religiosa são coberturas para a homofobia? De jeito nenhum! HOMOFOBIA É CRIME. Nesse país todos são livres para expressarem sua sexualidade. A expressão de gênero não leva ninguém para a cadeia. E deve ser assim mesmo em qualquer sociedade democrática.

Lembrar nunca faz mal: o livre pensamento e a prática religiosa não devem atacar o caráter das pessoas, não devem fechar as portas de emprego e nem devem deixar de convidar o amigo homossexual para o aniversario do filho ou para a festa de natal.

A justiça tem que punir os preconceituosos, os agressores, os intolerantes. Mas não pode punir quem pensa diferente, quem crê diferente.

Nesse país é fácil encontrar atitudes homofóbicas. Mas também tem sido fácil lançar o rótulo de homofóbico em pessoas que pensam diferente e creem diferente. Tudo tem o seu lugar. Com tolerância, mas sem negociar princípios, homossexuais e heterossexuais podem conviver pacificamente na sociedade.

Afinal de contas, a instância julgadora é outra. O tribunal é outro. E todas as pessoas serão julgadas na eternidade pelo que fizeram ou deixaram de fazer.

Enquanto isso, na instância daqui, mesmo não concordando, respeitemos as decisões do nosso próximo, pois cada um é responsável pelos seus atos. Mas se alguém encontrar ouvidos para ouvir seu pensamento e a sua fé, aproveite a oportunidade.

Mas faça isso com amor e respeito pelo seu ouvinte.

*Luis Carlos Porto é pastor presbiteriano, ex-vice-governador e atual vice-prefeito de Imperatriz 
Caminhão carregado com madeira ilegal é apreendido em Caxias 


Um caminhão que transportava madeira ilegal foi apreendido nesta quarta-feira (29), em Uberlândia. De acordo com informações da Policia Civil, o veículo transportava dezoito metros cúbicos de madeira nativa. O motorista, que não teve o nome divulgado, foi autuado em flagrante  por violar a lei de crimes ambientais.

Segundo a delegada Carolina Dantas, o caminhão foi parado e abordado no centro da cidade durante patrulhamento de rotina. 

Carolina Dantas contou que essa pratica de transportar madeira ilegal é muito comum em Caxias, mas fez um alerta para os infratores. “É bom as pessoas tomarem cuidado com essa conduta de transportar madeira ilegal, porquê senão eles podem responder a um processo criminal ”, informou.

A delegada acrescentou que a Lei 9.605 de 1998 prevê pena de um a três anos de prisão, além de pagamento de multa para esse tipo de crime. “Para cortar árvores tem que ter autorização. O homem não apresentou documentos que comprovassem nem o corte nem a autorização para o transporte da madeira”, afirmou.
 


 fotos: reprodução/Sinal Verde
Taxista é morto a tiros durante tentativa de assalto 


Um taxista foi morto a tiros no fim da tarde dessa terça-feira (28) no Km 294,5 da BR-010, em Imperatriz (MA). Geracy Araújo Viana era motorista de um veículo modelo Voyage, de placa OXZ 0746, e que saiu da pista e colidiu com a cerca de uma fazenda da região. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), supõe-se que a vítima foi morta fora do veículo já que há sinais de que ele entrou em luta corporal com o suspeito ainda dentro do automóvel.

Esse foi o único acidente com morte registrado nas rodovias federais que cortam o Maranhão nas últimas horas, segundo a Central de Informações Operacionais (Ciop). O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.
Ex-tesoureiro do PT visitou sede da Andrade Gutierrez 53 vezes em sete anos, diz MPF

de O Globo

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto visitou executivos da Andrade Gutierrez em São Paulo 53 vezes entre 2007 e 2014, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Embora não revele detalhes do que foi discutido nessas reuniões, os procuradores dizem que Vaccari foi apontado por delatores da Operação Lava-Jato como “operador financeiro que articulava recebimento de vantagens indevidas para o Partido dos Trabalhadores”. O relatório do MPF que lista as 53 visitas indica que elas ocorreram em 18 datas diferentes ao longo de sete anos.

Preso nesta terça-feira, o executivo Flavio David Barra recebeu o então tesoureiro do PT 20 vezes entre 2 de julho de 2012 e 7 de abril de 2014 — 17 dessas reuniões ocorreram num espaço de dez meses, de acordo com o MPF. Já o presidente da companhia, Otávio Azevedo teve 27 encontros com Vaccari na sede da Andrade Gutierrez entre 13 de novembro de 2007 e 7 de julho de 2014, quando as investigações do esquema de corrupção na Petrobras já haviam começado. Outros seis encontros ocorreram com pessoas identificadas apenas como “Flavio” e “Flavio Machado”.

Vaccari foi citado em depoimentos prestados por cinco delatores: o ex-gerente da Pedro Barusco, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e os executivos Augusto Mendonça e Eduardo Leite. Ele foi acusado pelos colaboradores de receber “propinas de dezenas de milhões de reais em virtude de obras conduzidas pelas grandes empreiteiras do país”, segundo o MPF.

O Ministério Publico utilizou a informação sobre as visitas de Vaccari à Andrade Gutierrez para justificar um pedido de prisão preventiva contra Otávio e Flávio, em 22 de julho — o documento só foi tornado público nesta terça-feira. Otávio está preso desde o dia 19 de junho quando foi deflagrada   a 14ª  fase da Lava Jato. Já Flávio teve o pedido de prisão temporária aceito pelo juiz Sérgio Moro nesta terça-feira.

Diz a petição do MPF: “todas essas considerações acerca de João Vaccari e seus encontros com Flávio Barra e Otávio Marques servem para demonstrar que são fortes os indícios de que a Andrade Gutierrez utilizava o pagamento de propinas como modelo de negócio, e que Flávio David Barra e Otávio Marques de Azevedo eram responsáveis, para em nome da empreiteira, praticar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.”
 
Segundo a força-tarefa da Lava-Jato, Flávio era o responsável por representar a Andrade nas reuniões do grupo de empreiteiras que formou cartel para concorrer a obra da usina de Angra 3. O esquema envolveria o pagamento de propinas ao presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro de Souza. Segundo o MPF, “há grande probabilidade de outro servidor público da estatal ter auferido parte destas vantagens indevidas”.

A defesa de Vaccari tem sustentado, ao longo do processo, que visitas a executivos fazem parte da rotina de um tesoureiro de partidos políticos, que todas as doações feitas ao tesoureiro do PT ocorreram dentro da lei e que os recibos foram apresentados à Justiça Eleitoral.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Feriado da Adesão a Independência muda rotina da cidade 

Principal via do centro comercial de Caxias na manhã desta terça
O feriado estadual  em homenagem a Adesão do Maranhão a Independência do Brasil, hoje, mudou a rotina da cidade. Na manhã desta terça-feira, com agências bancárias e repartições públicas federais, estaduais e municipais fechadas, escolas públicas e privadas sem aulas e supermercados abertos só até ao meio-dia, a cidade desacelerou.

A calmaria se refletiu no trânsito nas vias centrais da cidade, com um número reduzido de veículos circulando. Entre as opções para aproveitar o feriado vão estar os balneários por conta da alta temperatura, o forte calor já começa a incomodar o caxiense. Nos setores próximos as agência bancarias o movimento também foi pequeno.

Esta semana que se iniciou ontem, vai ser uma das mais curta para o caxiense, pois neste sábado, 1º de agosto, é feriado municipal, dia do aniversário de 192 anos da Adesão de Caxias a Independência do Brasil.  
Em um dia normal este setor é bastante movimentado, hoje, praticamente vazio