Novo serviço de Ouvidoria da Assembleia Legislativa começa a funcionar nesta segunda-feira (21)
Agencia Legislativa
A Assembleia Legislativa implantará, a
partir da próxima segunda-feira (21), um novo serviço de Ouvidoria.
Agora, a sociedade terá mais um canal de comunicação com o Legislativo,
podendo encaminhar denúncias de diversas naturezas para o setor da Casa.
A iniciativa é do deputado estadual César Pires (DEM), que justifica a
importância do pleno funcionamento do serviço como mais uma opção para
estreitar os laços entre o Legislativo e a sociedade.
A Ouvidoria da AL é ligada à 3ª
Secretaria da Mesa Diretora da Casa, tendo como ouvidor o deputado César
Pires, 3º secretário. De acordo com o parlamentar, apesar de o serviço
ser regulamentado pelo regimento da AL, antes não funcionava dentro da
dimensão necessária para atender às demandas da sociedade.
“Faltava uma decisão política e uma
vontade de fazer a Ouvidoria funcionar e humaniza-la. Então, levando a
proposta para o deputado Humberto Coutinho (PDT), presidente da Casa,
ele nos deu todo o apoio necessário para que mudássemos essa situação. A
Assembleia passa agora a ter um instrumento poderoso de contato com o
cidadão”, destacou o deputado César Pires.
PROPOSTA
O novo serviço de Ouvidoria da AL tem
como objetivo aprimorar os trabalhos do Legislativo Estadual. A ideia é
humanizar o serviço de Ouvidoria da Casa, ampliando os canais de acesso
e viabilizando instrumentos que potencializem o funcionamento desse
serviço, que é um canal importante para estreitar as relações do
Legislativo com a sociedade.
“Todos os outros órgão públicos, como
o Tribunal de Justiça, a Polícia Federal, a Promotoria, utilizam esse
serviço e nós estávamos distante dessa realidade. Agora, teremos a
oportunidade de corrigir os nossos defeitos, evoluir e aprimorar os
nossos trabalhos. Mas, claro, é fundamental a participação da sociedade,
utilizando esse serviço e apontando esses problemas”, completou o
deputado César Pires.
CANAIS
A Ouvidoria funcionará em uma sala
localizada no Complexo de Comunicação da AL, na sede da Casa
Legislativa. A partir de agora, o cidadão que quiser fazer qualquer tipo
de denúncia poderá fazê-la presencialmente na Ouvidoria ou, ainda, pelo
aplicativo de mensagens Whatsapp (98) 9 8828-1020 ou pelo email ouvidoria.alema@al.ma.leg.br. O cidadão também pode encaminhar fotos e/ou vídeos que corroborem com a denúncia.