Há 23 anos morria Waston Silva, um exímio fotógrafo de Caxias
Waston Ferreira da Silva 1944 - 1992 - álbum de família |
Há exatamente 23 anos atrás, no dia 18 de outubro de 1992, Waston Ferreira da Silva, genitor do titular do Blog, morria prematuramente aos 48 anos de idade em um acidente na MA-034 no bairro Itapecuruzinho. Meu pai foi um exímio fotografo que fotografou diversas gerações de caxienses em diversos tipos de eventos como: casamentos, batizados, aniversários e memoráveis reuniões políticas. Na época, eu criança, o acompanhava nos comícios que eram realizados em Caxias e registrados por ele, através das lentes de uma Yashica Roleflex, em períodos de campanhas eleitorais para prefeito e vereador nas décadas de 70 e 80.
Waston Silva era formado em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação de Caxias, hoje Cesc-UEMA. Além da fotografia e educação, ele tinha outra infinita paixão na vida, o Clube de Regatas Vasco da Gama.
Tenho orgulho de dizer que desfruto hoje das amizades dos mesmos amigos conquistados por ele no curto espaço do tempo em que aqui viveu, através de sua influência que aqui deixou como profissional e também ser humano. Destaco os amigos Humberto Coutinho, Ximenes, Wilton Lobo, Francisco Sampaio, Augusto Neto (ex-vereador), José Claudio, Catulé, Expedito (da extinta sapataria o Expedito), Antonio Costa e outros nomes que me falha na memória.
Está é uma pequena e singela homenagem que presto ao meu pai que teve a delicadeza de morrer em idade prematura... Saindo de
cena assim, de fininho...
Biografia
Waston Ferreira da Silva nasceu em Coelho Neto no dia 10 de julho de 1944. Era filho do oficial de justiça, Olegário Alves da Silva e da doméstica, Glicéria Ferreira da Silva. Ainda criança veio morar em Caxias, onde no Grupo Escolar João Lisboa cursou o ensino primário, concluiu o curso ginasial e 2º grau na Escola Técnica de Comércio de Caxias e em 1978 formou-se em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação de Caxias.
Waston Silva aprendeu a profissão de fotografo com o também saudoso Sinésio Santos (meu padrinho) trabalhando no extinto Foto Santos. No dia 04 de abril de 1968, junto com o amigo e funcionário do Banco do Brasil, Eldonor Peixoto Cunha, abriu o Disneylândia Foto, localizado na rua Arão Reis nº 531. Era uma época que não havia a tecnologia de hoje, as fotos tiradas eram reveladas em uma câmara escura. Passava-se horas e horas revelando fotos p/ documento e as emoções registradas em um casamento, aniversário, batizado ou foto mensal de criança.
Casou-se em 1964 com Leonor Lima da Silva com quem teve três filhos. Francisco Cesar Lima da Silva, Inaldo Cesar Lima da Silva e Waston Ferreira da Silva Junior.