sábado, 4 de abril de 2015

Lembrança de Jackson Lago

PI tem 1ª cidade em colapso por falta de água e Estado pede 350 carros-pipa 


O Piauí tem a 1ª cidade em possível colapso devido à escassez de água para o consumo humano. É o município de Alegrete no Piauí (a 379 km de Teresina).
O secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, informou que o governo encaminhou pedido ao Ministério da Integração para autorizar 350 carros-pipas para abastecer cidades em situações mais críticas com a seca.
Segundo a Defesa Civil, chove em Teresina, na região Norte, mas é baixo o índice de chuvas no sul e centro sul. Atualmente, 201 municípios piauienses estão com decreto de emergência, devido à seca.
Segundo a Defesa Civil, chove em Teresina, na região Norte, mas é baixo o índice de chuvas no sul e centro sul. Atualmente, 201 municípios piauienses estão com decreto de emergência, devido à seca.
“Existem municípios que tem 20 carros-pipa abastecendo o território devido à extensão da cidade”, disse Hélio Isaias.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 60% dos municípios do Estado – dos 224 existentes – dependem de carros-pipas para abastecimento humano. Hélio Isaias informou que o decreto de emergência vai até o dia 18 de maio e que o governo fará renovação para que os municípios não sejam prejudicados.
“Equipes da Defesa Civil e da APPM (Associação Piauiense de Municípios) estão fazendo levantamento da situação da seca. Soubemos que o município de Alegrete no Piauí está em colapso com a falta de chuvas e o governador Wellington Dias já autorizou a construção de cinco poços para socorrer as famílias”.

Paulo Carvalho, secretário de Políticas Agrícolas da Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) confirmou que a situação é crítica em Alegrete do Piauí, além de municípios como Pio IX, Fronteiras, que tiveram pouca chuva.
As chuvas estão irregulares e não conseguem abastecer os reservatórios. Tivemos uma reunião com o governo que prometeu antecipar as providências para a situação não se agravar mais ainda”, disse.
Colapso
No Nordeste, segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, 56 cidades estão em situação de “colapso” de abastecimento de água e esse número pode passar de 100. A informação foi divulgada ontem durante coletiva no Palácio do Planalto.
O ministro discutiu a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. “Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas”, informou Gilberto Occhi.

Comerciante faz distribuição de peixes para mais de 500 pessoas 

Amaro falando para as pessoas ante de distribuir peixes
Cerca de 500 pessoas, segundo estimativa do organizador, compareceram na manhã de quinta-feira (02), na residencia do comerciante Amaro, na Vila Arias, para receber um pacote com peixes para o almoço do dia.

A caridade do comerciante Amaro, foi em parceria com o empresário Chico Meladão, ele espera repetir o gesto todos anos no período pascal.  

Logo nas primeiras horas, pessoas pobres começaram a formar a fila. 

Com ajuda de voluntários, foram distribuídos dois quilos de peixe tambaqui.

Amaro acompanhou a distribuição e disse que quantidade do pescado atingia a marca de mais de 400 kg. Ele não falou sobre o valor investido na ação. 

O comerciante diz que essas revelações tirariam o sentido da caridade.

“É um meio de ajudar as pessoas carentes, faço isso de coração e também de amor ao próximo. A satisfação dessas pessoas é minha satisfação”, diz Amaro, que, enquanto puder e tiver saúde, continuará repetindo o gesto.