domingo, 2 de agosto de 2015

Realização de Sessão Ordinária marca retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa 


Depois de quinze dias de recesso, a Assembleia retoma os trabalhos, nesta segunda-feira (03), com a realização de Sessão Ordinária, a partir das 16h, que marca o início do segundo período da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura.

De acordo com o artigo 3º, inciso I, do Regimento Interno, a Assembleia reúne-se em sessão ordinária, anualmente, nos períodos de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Cada período de quatro anos de funcionamento da Assembleia Legislativa é chamado de Legislatura, que divide-se em quatro Sessões Legislativas (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), que, por sua vez, divide-se em períodos (1º e 2º).

Como destaque da pauta de discussão e deliberação deste segundo período de atividades, consta o funcionamento da CPI da Saúde, proposta pelo deputado Rafael Leitoa (PDT) e que contou com o apoio de 29 parlamentares.

A CPI da Saúde já teve seu ato de criação publicado e vai entrar, imediatamente, em fase de indicação dos seus sete membros pelos líderes partidários.

Em seguida, acontecerá a reunião de instalação da CPI na qual serão eleitos o presidente, vice-presidente e relator. O objeto de investigação da CPI é a gestão da Secretaria de Estado da Saúde, no período de 2009 a 2014. O prazo de duração da CPI da Saúde é de 120 dias, prorrogável por mais 60, caso necessário.
Cavalgada percorre as ruas de Caxias 


Foi realizada na manhã deste domingo a 14ª Cavalgada de Caxias promovida pelo Sindicato do Produtor Rural, com apoio de empresários e comerciantes. A intenção do evento é retratar o respeito e o carinho das pessoas que apreciam os cavalos, mostrando a qualidade dos animais. 

Os cavaleiros e amazonas se reuniram por volta das 08h no Parque da Cidade. Em seguida, percorreram  um trajeto por várias ruas da cidade e retornaram novamente ao Parque da Cidade. 

14ª Cavalgada de Caxias contou com um grande numero de participantes. Após o trajeto pelas ruas da cidade, ocorreu uma confraternização onde todos os que participaram celebraram o sucesso do evento. 

Dando prosseguimento as comemorações ao Dia da Independência, aconteceu neste domingo, 07/09, a 2ª Cavalgada da República Manhuassú, promovida pela Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e associação "Os Amantes do Cavalo". A intenção do evento é retratar o respeito e o carinho da pessoas que apreciam os cavalos, a estarem mostrando a qualidade dos animais e demonstrando a verdadeira raça fina de um bom marchador e a valorização dos cavaleiros e amazonas.
 
Os cavaleiros e amazonas se reuniram por volta de 11h30, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia, Em seguida, percorreram um trajeto por várias ruas do município até o Terminal Rodoviário de Manhuaçu. Na volta, os participantes passaram pelo Bairro Coqueiro, Juventino Nunes, Olímpio Vargas, Júlio Bueno, e seguiram sentido ao Bairro Lajinha retornando ao Parque de Exposições.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
A 2ª Cavalgada da República Manhuassú contou com um grande número de participantes de toda a região. Após o trajeto pelas ruas da cidade, ocorreu um almoço de confraternização para reunir os participantes e celebrar o sucesso do evento Os organizadores agradecem a todos os participantes pelo apoio na realização das atividades da 2a Cavalgada da República Manhuassú.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

- See more at: http://www.manhuacu.com/artigo/ler/cavalgada_da_republica_manhuassu_percorre_as_ruas_da_cidade#sthash.mvsuASEb.dpuf
Prefeitura de Caxias entrega duas escolas e uma creche à população 

Piscina semiolímpica construida na U,I,M José Castro  
Em comemoração ao aniversário de 192 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil, a Prefeitura inaugurou neste sábado (1º) uma creche modelo, além de entregar duas escolas reformadas e ampliadas. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Leo Coutinho, do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, do governador Flávio Dino, além de prefeitos de cidades maranhenses, vereadores, secretários, lideranças políticas e comunidade.

A primeira obra inaugurada foi o Centro de Educação Infantil Prefeito Aluízio Lobo, que segue as normas do Ministério da Educação e foi entregue à comunidade do bairro Ponte. A unidade atenderá 250 crianças, de 3 a 5 anos, do bairro Ponte e adjacentes. A creche possui brinquedoteca, laboratório de informática, sala de leitura, espaço de socialização, além de outras atividades. Esta é a sexta creche entregue em apenas três anos da atual gestão.


Escolas
Em uma das suas falas, o prefeito Leo Coutinho enfatizou a importância de investir na educação. “A melhor maneira de comemorar data tão importante para nossa cidade é com a inauguração de uma creche e com a entrega das reformas e ampliações de duas escolas. Hoje, entregamos três unidades de ensino com recursos próprios. Vamos continuar investindo na educação para tornar a criança em uma pessoa de bem no futuro. Poucas escolas particulares do Maranhão têm a estrutura que temos em nossas escolas públicas. Ainda vamos inaugurar a UPA, o Centro de Oncologia e o Hospital do Estado. Nada mais gratificante que falar do futuro mostrando os fatos do presente. Gostaria de parabenizar o povo caxiense por esta data e agradecer a presença do Flávio Dino nessa inauguração. Parabéns Caxias pelos seus 192 anos.


As escolas Leôncio Alves, no bairro Campo de Belém, e José Castro, no Ponte,  passaram por reformas e ampliações.  No caso da primeira, a unidade possuía apenas dois pavilhões e agora tem três. Ela também está equipada com um laboratório de ciências, banheiros novos, refeitório, cantina, vestuário dos funcionários, auditório e uma quadra poliesportiva coberta para a realização de atividades físicas dos alunos. As paredes internas da escola foram pintadas com desenhos no estilo do artista Romero Brito.

Já a José Castro, teve o empenho de 25 profissionais de obras, trabalhando durante quatro meses, que utilizaram cerca de mil sacos de cimento e 35 mil tijolos, para garantir ao aluno da unidade uma melhor estrutura. Além da reforma em todo o prédio, foi construída uma piscina semiolímpica, que fará com que os alunos pratiquem atividades físicas na água. A escola ainda recebeu mais duas salas de aulas e um auditório.


Referência

O governador Flávio Dino afirmou que Caxias é uma cidade modelo na educação do Maranhão. “Hoje, Caxias possui uma aliança forte com os governos federal e estadual. A cidade tem feito sua parte, destinando recursos próprios para a realização dessas obras, e está sendo reconhecida nacionalmente, executando bem as obras. O modelo dessas escolas de Caxias é a referência que queremos implantar no projeto ‘Escola Digna’ do Governo Estadual: uma escola bonita, bem equipada e climatizada. Essa é a atitude que uma cidade por meio de seu gestor deve implantar para trabalhar em prol da população”.
Primeira edição do CNH Jovem tem mais de 22 mil inscritos 


Mais de 22 mil estudantes maranhenses se inscreveram na 1ª edição do CNH Jovem, programa do Governo do Estado que concede gratuidade da Carteira de motorista para alunos de escolas públicas. As inscrições foram encerradas na sexta-feira (31). Este ano, o programa oferece duas mil CNHs gratuitas, metade para os estudantes com melhores notas no Enem 2014 e as demais serão por sorteio feito pela Loteria Federal.

As inscrições vieram de, praticamente, todos os municípios do estado: 213 cidades maranhenses. Somente Água Doce do Maranhão, Buritirana, Fernando Falcão e Marajá do Sena não possuem candidatos. Com o fim das inscrições, o Detran-MA pôde identificar também que a maior parte dos inscritos é do sexo feminino, 59%, e 81% de todos os participantes pertencem às cidades onde o trânsito é municipalizado.

No total, 22.505 estudantes se inscreveram. Nesta segunda-feira (3), o Detran-MA divulga a lista final de candidatos aptos a participar do programa, segundo a triagem feita com base no Enem 2014. Mesmo quem fez o exame, mas deixou de comparecer a alguma prova, fica de fora.

Puderam se inscrever no CNH Jovem, estudantes com idade entre 18 anos e 21 anos completos, que cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública do Maranhão. Além disso, o programa exigiu que o candidato possuísse residência comprovada em território maranhense e tivesse participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014. Outra exigência era não ter sido condenado judicialmente, na esfera cível ou criminal, por prática ilícita segundo a legislação de trânsito.

Para o governador Flávio Dino, o grande número de inscritos nessa primeira edição do CNH Jovem confirma a importância do programa para a sociedade. “O CNH Jovem é um grande avanço social. Com ele, estamos eliminando um obstáculo financeiro que muitos jovens maranhenses enfrentam para tirar a carteira de motorista”, destaca. “O custo estimado atual para tirar uma CNH no Maranhão gira em torno de R$ 1.600, inviável para milhares de famílias”, lembrou o governador.

No CNH Jovem, todo o processo para tirar a habilitação é gratuito, desde os cursos até a impressão final do documento. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões no programa este ano. O objetivo maior com o CNH Jovem é reduzir a ilegalidade e, consequentemente, diminuir a quantidade de acidentes de trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.

As próximas etapas

A lista dos jovens selecionados para o CNH Jovem deste ano será divulgada no próximo dia 12, no Dia Internacional da Juventude, data em que o Governo do Estado receberá da Caixa Econômica a relação dos mil sorteados pelo sistema da Loteria Federal.  Os outros mil candidatos saem da classificação no último Enem, segundo o ranking de notas neste exame.

Depois de divulgada a seleção, os jovens terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecerem à sede do Detran-MA, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro RENACH. O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para de obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.

Uma vez aprovado nos exames de avaliação psicológica e de aptidão física e mental, o jovem selecionado no Programa poderá se dirigir a qualquer Centro de Formação de Condutores (CFCs) que tenha aderido ao Programa para iniciar o seu curso para a obtenção da carteira. A lista completa com os CFCs parceiros está na página criada para o programa: http://cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem/.