sábado, 7 de novembro de 2015

Confira os 28 municípios que receberam odontomoveis  


Os moradores de comunidades rurais, quilombolas e indígenas do Maranhão que precisavam percorrer quilômetros para ter acesso às ações de promoção e prevenção da saúde bucal agora contam com 28 Unidades Odontológicas Móveis que atenderão diferentes regiões do estado.
 
A coordenadora nacional de Saúde Bucal, Rosângela Camapum, e o governador Flávio Dino entregaram a 28 municípios maranhenses as Unidades Odontológicas Móveis, do programa federal Brasil Sorridente. No evento, a representante do Ministério da Saúde anunciou que ainda serão entregues novas unidades, totalizando 40 consultórios móveis no estado.

“O Ministério da Saúde continuará com os programas de capacitação das equipes bucais no Maranhão e reforçaremos o apoio aos Centros de Especialidades Odontológicas, laboratórios de próteses dentárias e novas unidades móveis para alcançar outras regiões do estado”, disse a coordenadora nacional.

Segundo a representante do Ministério da Saúde, as 28 unidades odontológicas são capazes de realizar até 14 mil procedimentos por mês. Os consultórios possuem cadeira odontológica, compressor, raios-X, autoclave e os materiais necessários para que sejam realizados os principais procedimentos em atenção básica.

“Esse é mais um passo importante na nossa política de saúde, com ênfase na ação preventiva e atenção primária. São consultórios que irão até os bairros e povoados distantes levando dignidade e saúde para todos”, afirmou o governador Flávio Dino.

O chefe do departamento de Atenção à Saúde Bucal, Allan Patrício, explicou que as unidades funcionam como um consultório com todo aparato necessário para um atendimento odontológico. Procedimentos como limpeza, restauração, extração de dentes, prevenção e cuidados com a saúde bucal serão realizados dentro das unidades móveis.

Ao todo 40 municípios do Estado serão beneficiados. Nesse primeiro momento, receberam as unidades os prefeitos dos municípios de Amarante do Maranhão, Anajatuba, Bacurituba, Buriti, Cajapió, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Milagres do Maranhão, Morros, Palmeirândia, Parnarama, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Peritoró, Primeira Cruz, Santa Luzia, Santo Amaro do Maranhão, São Vicente Férrer, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João do Sóter, São Luís Gonzaga do Maranhão, Serrano do Maranhão e Sítio Novo.
Prefeitura de Caxias lança projeto que irá construir barragens na zona rural de Caxias 


Foi realizado na manhã desta sexta-feira (6) o lançamento do Sistema de Barraginhas. O programa é uma reivindicação da Prefeitura de Caxias ao Governo Federal, via Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A solenidade de lançamento aconteceu no Povoado Alecrim, situado distante 70 Km da sede do municipio. Estiveram presentes o engenheiro agrônomo da Embrapa, Carlos Vitoriano, o prefeito Leo Coutinho, o secretário de Agricultura, Manoel Silveira, vereadores e lideranças comunitárias.

O projeto prever a construção de 230 mini-represas. Benefício para agricultores como Valdemar Carvalho. “As chuvas têm caído pouco neste ano no nosso município e isso prejudica o plantio. Espero que com essas barragens nos ajude a melhorar a nossa produção”, disse o agricultor.


Ajuda necessária

“Apenas cinco municípios no Maranhão vão ser atendidos com esse projeto. Começamos a executar. Serão dois meses de muito trabalho. Não tenho dúvida que esta ação vai melhorar a vida de muitas famílias que dependem da terra para viver”, afirma o prefeito Leo Coutinho.

De acordo com o secretário Manoel Silveira, “o objetivo das barraginhas é levantar o lençol freático com o acúmulo de água da chuva para depois ser usada tanto no plantio como para o consumo dos animais”.

O primeiro local a receber o programa das barragens será a comunidade Alecrim e depois o trabalho será estendido a outros povoados.

as informações são da ASCOM 

Está passando da hora do Procon se movimentar contra os bancos de Caxias 

Pessoas na fila para conseguir senha debaixo de um sol escaldante
As gerências não permitem imagens internas, nem falam sobre o assunto alegando não terem autorização, mas ninguém da imprensa  precisa entrar nas agências com equipamentos de gravação para constatar que o atendimento anda bem aquém do que deveria no que diz respeito, principalmente,  ao tempo de espera.

A situação de quem precisa atendimento nas agências bancarias de Caxias é cada vez mais difícil, depois da greve, para o consumidor, a vida parece ter ficado um pouco mais complicada.

Fila do caos

Basta passar na avenida Otavio Passos e observar a fila quilométrica que se forma todos os dias em frente a agencia da Caixa. Pessoas se aglomeram debaixo de um sol escaldante para conseguir uma senha e ser atendido. Só quem passou por esse sufoco sabe descrever a humilhação.

 “O sistema de entrega das senhas é muito lento, multidão de gente… Muito difícil, e o pessoal da Caixa maltrata muito os clientes, teria um jeito da gente ficar dentro do banco para receber a senha e não aqui no meio da rua", disse Nazaré Lima.

Procon

Nós temos leis federal, estadual e municipal sobre o tempo de espera para receber atendimento. A de Caxias, por exemplo, aprovada pela Câmara Municipal, determina 30 minutos de tolerância.

Diante disso, é preciso que o Procon faça uma fiscalização mais rigorosa em cima do péssimo trabalho oferecido pelas agências bancarias de Caxias.

Pelo menos pra ver se melhora, porquê a situação  não pode continuar do jeito que está. 
"O Maranhão cresceu pra mim", diz Tori Huang sobre participação no The Voice Brasil 

do Imirante


Foto: Reprodução/TVGlobo

O palco do The Voice Brasil, nessa quinta-feira (5), ficou pequeno para o enorme talento da jovem caxiense Tori Huang, que conseguiu se classificar para a próxima fase da competição e fez a alegria do povo maranhense. Em um bapo bem descontraído com o Imirante.com por telefone, a cantora revelou detalhes da noite de quinta-feira (05) e contou como está sendo participar de um reality show de grande visibilidade nacional.

Leia abaixo as principais partes da entrevista.

1 – Como você se sente por ter conseguido se classificar para a próxima fase da competição? 

“Eu ainda não acredito que consegui me classificar! Está sendo muito emocionante pra mim, porque eu nem imaginava passar da primeira fase. Entrar no The Voice é muito difícil e chegar até aqui é maravilhoso". 

2 – Com toda essa repercussão da sua participação no reality, você está se sentindo apoiada pelo povo maranhense?

“O Maranhão cresceu pra mim! Está sendo muito importante ver o apoio do povo maranhense. Pessoas de lugares que eu nem conheço me mandam mensagens de apoio e me convidam para fazer shows. Outro dia, fiz uma apresentação para 20 mil pessoas e eu não sabia se cantava ou chorava. As pessoas gritavam meu nome! Foi emocionante”.


Foto: Reprodução/TVGlobo.

3 – Seu técnico é um dos maiores nomes da música pop brasileira, como está sendo trabalhar com ele ?

“Ah, o Lulu é maravilhoso, um fofo! Mesmo com toda essa diferença entre nós, cantores em início de carreira, e ele, com toda aquela experiência, ele nos trata como se fôssemos muito bons, e isso é muito importante. Está sendo uma honra aprender com esse ótimo professor. Pra mim, ele é o melhor cantor de música pop que existe!”

4 – O que achou do seu duelo contra a Sarah Lorena?

“Eu já conhecia a Sarinha antes do The Voice, a gente temia em ter de duelar juntas. Mas isso aconteceu e foi maravilhoso. Fizemos uma das apresentações mais importantes das nossas vidas, até porque cantamos uma música da Jessie J. Eu amo a Jessie!”

5 – Com está a expectativa para a próxima fase?

“Eu estou com medo porque nessa próxima fase o Lulu vai escolher três. Mas eu entrego nas mãos de Deus e, se ele quiser que eu saia, pra mim tá ótimo. Chegar até aqui foi algo que não esperava e tudo isso foi um presente. Com certeza vou levar essa experiência pra toda a minha vida”.