quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Policia Civil de Caxias prende homem foragido da Justiça do Ceará 


A Polícia Civil de Caxias, através da 17ª Delegacia Regional, efetuou nesta terça-feira (30), a prisão de Francisco da Silva Consolo (foto), também conhecido por João Ramos Fernandes Neto, que é foragido da Justiça do estado do Ceará. Na Justiça cearense o acusado possui vários mandados de prisão em aberto por roubo qualificado e formação de quadrilha na 17ª Vara Criminal de Fortaleza e 2ª Vara de Caucaia, sendo também autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e falsidade ideológica.

Há cerca de 15 dias os policiais civis iniciaram investigação acerca do acusado, que reside há mais de 2 anos em Caxias. Ele é proprietário de uma pequena fazenda e recentemente instalou uma loja de peças para motocicletas.

A Polícia identificou que, além dos mandados de prisão em aberto, João Ramos tinha sido autuado em flagrante por receptação no dia 18-08 na cidade de Icó, no Ceará. Na ocasião ele conduzia um caminhão roubado no Crato. Consta ainda que o mesmo já foi processado por roubo a carga em São Paulo-SP e é suspeito de integrar quadrilha de assaltantes  a cargas e veículos com ações na região de Juazeiro do Norte e Crato, além de outras cidades.

Com o intercâmbio das informações, a Polícia Civil do Ceará, através do Delegado Marcos Santos, de Icó-CE, representou por outra preventiva para João Ramos, que alega ser pernambucano, mas possui RG pelo Estado de Santa Catarina.



fonte e fotos: Diário de Caxias com informações da 17ª Delegacia Regional de Caxias 

Por 61 votos contra 20, Dilma Rousseff sofre impeachment no plenário do Senado 


Como era esperado, o plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os três senadores maranhenses – Edison Lobão, Roberto Rocha e João Alberto – votaram pelo impeachment de Dilma.
A acusação que levou Dilma Rousseff a sofrer o impeachment foi de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.
Os senadores, num primeiro momento, votaram apenas o impeachment de Dilma Rousseff. Depois votaram sobre a inelegibilidade da petista por oito anos. A votação foi desmembrada a pedido dos senadores aliados de Dilma.
A estratégia dos aliados de Dilma parece ter funcionado bem, pois apesar de ter perdido o cargo, Dilma Rousseff não se tornou inelegível. Na segunda votação, que definia a inelegibilidade da ex-presidente, 42 senadores votaram pela inelegibilidade, mas 36 votaram contra e tivemos três abstenções. Como não atingiu 2/3 dos 81 senadores, Dilma poderá disputar a eleição de 2018.
A ex-presidente foi notificada da decisão ainda nesta quarta-feira, bem como o vice-presidente, Michel Temer, também. Temer inclusive foi empossado oficialmente como novo presidente da República no fim da tarde de hoje.
Escutec: Léo Coutinho abre 12 pontos a frente de Fábio Gentil 


O Instituto de Pesquisas Escutec divulgou uma nova pesquisa eleitoral para o município de Caxias nesta quarta-feira (31).
A pesquisa está registrada junto a Justiça eleitoral com protocolo MA-02466/2016 e entrevistou 600 eleitores de Caxias em diversos bairros da zona urbana e rural entre os dias 26 e 28 de agosto de 2016.
O contratante da pesquisa é o jornal maranhense O Estado. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Léo amplia vantagem sobre Fábio Gentil
No cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos para o entrevistado, os números mostram o atual prefeito e candidato a reeleição, Léo Coutinho (PSB), com 49,2% das intenções de voto. Em segundo o candidato da oposição, Fábio Gentil (PRB) aparece com 36,8% da opinião dos entrevistados. Não sabe/Não responderam somam 12% e Não votaria em nenhum dos candidatos 2%.
O levantamento do Escutec mostra um avanço na vantagem do candidato da situação sobre seu adversário, que recentemente anunciou união das oposições entre os grupos Gentil e Marinho. A última pesquisa divulgada foi realizada pelo Instituto Amostragem, e dava Léo Coutinho cerca de 7 pontos a frente de Fábio. Agora, a diferença entre os dois com o cenário de oposições unidas dá 12,4% no cenário estimulado do Escutec.

Aprovação de governo
O Escutec também mensurou a aprovação da atual gestão do município. Os números mostram que 54,2% dos entrevistados aprovam a gestão do prefeito Léo Coutinho (PSB), contra 26,8% que dizem não aprovar. Não sabe/Não responderam somam 19% dos entrevistados pelo instituto.
Em comparação com a última pesquisa, do Amostragem no início de agosto, a aprovação de governo de Léo continua praticamente a mesma, tendo subido apenas 1% (Amostragem deu 53% de aprovação).

do Portal 45 Graus 
Alcides Alves de Andrade, morre aos 80 anos 



Alcides Alves de Andrade (foto), de 80 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (31), à 01h00, vítima de problemas renais e insuficiência respiratória, conforme o Atestado de Óbito. De acordo com familiares, Alcides estava em casa quando passou mal, foi socorrido e faleceu no Hospital Macroregional Dr. Everaldo Aragão.  
Morador do bairro Cohab, Alcides passou a vida toda em Caxias, onde trabalhou como produtor rural e possuiu uma usina de beneficiamento de arroz.(leia-se Usina Bom Sucesso). Ele era viúvo  e deixa  os filhos Evilásio de Sousa (jornalista), Luis (que mora em SP), Da Luz (enfermeira), Ana Lívia, Davi, Luciana, Alexandra  e Francisco (China). 
O sepultamento de Alcides está previsto para ocorrer na tarde desta quarta-feira às 16 horas, no Cemitério Municipal São José, na Trizidela. 
Um dia após assalto em Caxias, bandidos explodem caixas eletrônicos em Pirapemas 

(foto Divulgação WhatssApp 9 9209 2383) 
Mais um banco foi alvo de assaltantes na madrugada desta quarta-feira (31). Desta vez, seis bandidos armados, que chegaram em motocicletas, invadiram uma agência bancária do município de Pirapemas. Eles usaram explosivos, deixando caixas eletrônicos do Banco Bradesco danificados, segundo moradores da localidade.

De acordo com informações policiais, porém, como os caixas não tinham sido abastecidos, nenhuma quantia foi roubada.

Ontem, seis criminosos assaltaram a agência do Banco do Brasil de Caxias. A ação resultou na destruição de grande parte da agência. Neste ano, contabilizando com o de hoje, já houve 47 casos de assaltos e arrombamentos de agências bancárias no Maranhão.

Destroços resultantes da explosão  na agencia (foto Divulgação 9 9209 2383 

Léo Coutinho realiza mais uma grande caminhada em Caxias 


Rumo a consolidação de sua reeleição à Prefeitura de Caxias, o candidato a prefeito Léo Coutinho (PSB), foi recebido calorosamente pelos moradores do bairro Salobro, na tarde desta terça-feira (30), durante a caminhada “Sou Mais Léo".  Pelas ruas em que passavam, Léo e o vice na chapa, Junior Martins, eram saudados pelos populares, lideranças e comerciantes da região.
A concentração de militantes, correligionários e lideranças comunitárias teve início, às 16h em frente a Escola Emília Costa. Logo uma multidão de pessoas animadas foi formada, todos queriam ver e conversar com Léo Coutinho, tirar fotos e apertar a mão do candidato a reeleição. 
“Esse entusiasmo das pessoas, por onde tenho passado nas minhas caminhadas, é que fortalece o meu projeto de reeleição. Quero continuar promovendo mais avanços e com essa força do povo, seguiremos em frente! ”, afirmou Léo, ao lado do vice da chapa, Junior Martins. 

O bairro Salobro tem recebido avanços na gestão de Léo Coutinho. Em retribuição os moradores foram ao encontro do candidato à reeleição. Pelas ruas que passava recebia abraços, proporcionando uma grande festa pelas ruas.
“Aqui no Salobro, votamos com Léo. Íntegro, que sempre veio conversar com a gente. Trabalhador e já mostrou que pode fazer muito mais por toda Caxias”, disse o mototaxista Francisco Fernandes, morador do Salobro. 
A caminhada “Sou Mais Léo” da coligação “A Mudança Continua” (PSB, PDT, PCdoB, DEM, PTB, PTC, PEN, PR,PSL, PHS, PMN, PPS, SOLIDARIEDADE, PSD, REDE, PRP e PSDB) continua a passos largos e estará presente nesta quarta-feira (31) no Castelo Branco. 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Policia Civil prende acusado de furtar joias e relógios da Relojoaria Hora Certa  

                                                                                         ( reprodução Sinal Verde
A Policia Civil efetuou nesta terça-feira (30) a prisão de Wagner Moreira da Silva, vulgo “Catita”, de 35 anos de idade, Ele é o principal suspeito de ter arrombado na madrugada desta segunda-feira (29) o prédio onde funciona a Relojoaria Hora Certa localizada na Avenida Otávio Passos no centro da cidade. Somente relógios foram cerca de 40 peças. As mercadorias  que foram subtraídas do interior da  relojoaria, poucas foram recuperadas.

“Catita” já tem várias passagens pela polícia. Após ser ouvido pelo delegado Celso Rocha o acusado foi encaminhado ao presídio. Ele condessou que só praticou o delito porque queria angariar recursos para comprar uma arma de fogo , com a venda dos objetos roubados, pois vem recebendo ameaças de morte. 
Senador Roberto Rocha ganha promessa de diretoria no Banco do Nordeste para votar contra Dilma Rousseff  


A coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, revela na edição desta terça-feira (30) que o senador Roberto Rocha (PSB) será contemplado com uma diretoria do Banco do Nordeste em troca de voto favorável ao impeachment. Confira abaixo:

Fica, vai ter cargo. O senador Roberto Rocha (PSB-MA) será contemplado com uma diretoria do Banco do Nordeste em troca de voto favorável ao impeachment.

Não se afobe, não. A oferta veio após o congressista ser procurado por Lula. Assim que soube do encontro, Temer agiu para evitar que Rocha pulasse para o lado de Dilma Rousseff. (Coluna Painel, Folha de São Paulo)
Carro usado no assalto à agencia do Banco do Brasil é encontrado pela Policia 

Carro usado por bandidos no assalto à agencia do Banco do Brasil 
Na manhã desta terça-feira (30) uma equipe do GOE (Grupo de Operações Especiais do 2º BPM) localizou um dos veículos utilizados pelos bandidos no assalto à agencia do Banco do Brasil localizada no bairro Cangalheiro. O local onde o veiculo foi encontrado pode ter servido como ponto de apoio para a ação criminosa. Na residência, que fica no Parque da Cidade, mora uma família bem conhecida em Caxias no submundo do crime.

No interior do veículo, dinheiro, um contador de cédulas, capuz, roupas e grampos conhecidos como “miguelitos”, muito usados durante assaltos a banco.

Um dos bandidos pode ter se queimado no momento da explosão. A polícia suspeita da possibilidade dos criminosos terem fugido pelo rio, que fica logo ao fundo da residência. As câmeras de monitoramento do banco podem auxiliar nas investigações. A Polícia Civil destaca a precariedade na segurança do banco.

Até o fechamento da matéria, nenhum dos bandidos havia sido preso. A polícia suspeita de uma quadrilha especializada no roubo a bancos.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão, em 2016, até agora, pelos menos 26 casos de arrombamentos a bancos foram registrados em todo o estado. 

Câm. do videomonitoramento flagra o veiculo saindo da rua Sen. Clodomir Cardoso  

Bandidos explodem agencia do Banco do Brasil em Caxias 
O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (30). A agencia ficou praticamente destruída. 

A agência do Banco do Brasil em Caxias, foi explodida na madrugada desta terça-feira (30). Segundo informações preliminares, homens ainda não identificados colocados explosivos nos caixas eletrônicos da agência, localizada na rua Senador Clodomir Cardoso no bairro Cangalheiro. 

O crime aconteceu por volta das 3h30. O impacto das explosões deixou a agência praticamente toda destruída, impedindo o funcionamento da mesma durante o dia de hoje ou até mesmo alguns meses, até a agencia ser reconstruída
O sargento da PM, Demetrios, informou que até o momento não se sabe quanto dinheiro foi levado no roubo. Ninguém ficou ferido na explosão. Vizinhos da agencia ficaram assucatados com o impacto da violência causada pelos explosivos.   



Zé Reis inicia campanha na zona rural 


O candidato a prefeito de Aldeias Altas, Zé Reis, da coligação “De Volta ao Trabalho”, visitou, no sábado (27), o povoado Bode do Lindoso. Na oportunidade foi realizada uma reunião na residencia do senhor Dominguinhos do Lindoso. 
Em contato com os moradores, Zé Reis buscou, mais uma vez, ver de perto as necessidades da população, além de ouvir sugestões da comunidade. “A zona rural está abandonada. Falta educação, saúde e estradas de qualidade. A gente quer um governo que seja atuante com o trabalhador do campo. Nós precisamos de uma grande mudança”, disse o lavrador Dominguinhos do Lindoso. 
A melhoria das vias vicinais está entre as principais reivindicações da população da zona rural. “Um dos nossos grandes problemas é a falta de conservação das estradas, nós sofremos muito com o péssimo estado delas”, afirmou seu Alcides, um dos moradores mais antigos do Bode do Lindoso. 
Durante a visita, no encontro denominado de "conversando com o Zé", Reis, que estava acompanhado do vice, Itamar Ramos, do candidato a vereador Professor Luciano e de lideranças da região, discutiu vários pontos com os moradores. Para o candidato é preciso dar mais atenção para o homem do campo. “O que as pessoas da zona rural estão pedindo, é apenas aquilo que é de direito delas. Elas querem uma estrada boa, mais água, mais escolas, uma saúde melhor. Nós conhecemos as demandas da população do campo. Precisamos inclusive criar alternativas para o jovem que mora na zona rural gerar renda e, acima de tudo, investir em qualidade de vida”, concluiu o candidato.
Outras reuniões com a população da zona rural já estão sendo marcadas pela coligação "De Volta ao Trabalho".

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Força Tática do 2º BPM prende casal suspeito de traficar cocaína em Caxias  


Uma equipe da Polícia Militar prendeu o casal (foto) Joel Coelho do Nascimento, de 32 anos e Aiale Kele Mota, de 26 anos, por volta das 2:00hs da  madrugada deste domingo (28).

O casal foi abordado na MA-034, no Residencial Constantino Castro, por uma equipe da Força Tática do 2º BPM, quando saiam de uma churrascaria onde estariam traficando cocaína. Durante a abordagem os PMs encontraram nos bolsos de Aiale Mota 11 (onze) trouxas de cocaína e com Joel a quantia de R$ 398,00 (Trezentos e noventa e oito reais), supostamente auferidos com o tráfico da droga. 


Os dois foram apresentados no Plantão Central de Polícia Civil de Caxias  e autuados em flagrante pela autoridade policial. 

O casal vinha sendo alvo de denúncias e estava sendo monitorado. Joel Coelho do Nascimento já havia sido preso pela Policia Militar  no dia 05-04-2013, por tráfico de crack. 

O casal ficará a disposição da Justiça.  

fonte: Diário de Caxias com informações do 2º BPM. 
Menor que matou a mãe junto com namorado ficará "presa" por dois anos 


O juiz José dos Santos Costa, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, determinou nesta segunda-feira (29) a internação definitiva por dois anos, oito meses e 12 dias, do casal de adolescentes, acusado da morte de Tatiana Albuquerque Cutrim, mãe da menor, ocorrida em julho deste ano. O prazo máximo permitido pela lei é de três anos e, como houve a confissão, foi atenuado em um mês e 18 dias.
Os adolescentes, de 14 e 15 anos, cumprirão medida socioeducativa em unidades de internação definitiva (masculina e feminina), em São Luís. Eles já se encontram internados provisoriamente desde o dia 25 julho, após serem apreendidos pela polícia na cidade de Santa Inês (MA), para onde fugiram no dia seguinte ao ato infracional.
Consta na representação oferecida pelo Ministério Público contra os adolescentes que o casal de namorados matou Tatiana Albuquerque, no dia 22 de julho deste ano, por volta das 22h, na residência da vítima, sendo o corpo encontrado na manhã do dia seguinte. Segundo o laudo cadavérico, a causa da morte foi estrangulamento com sinais de crueldade. O laudo mostra que a vítima sofreu lesões perfurocortantes antes de evoluir para óbito por asfixia.
Na sentença o juiz afirma que as versões apresentadas pelos adolescentes, além de se contraporem, não guardam verossimilhança ou harmonia com as provas médico-legais e com a cena do ato infracional. Conforme o magistrado, os adolescentes planejaram e executaram o homicídio, fugindo em seguida. José dos Santos Costa destaca que a medida socioeducativa mais adequada e proporcional à conduta cometida pelos acusados, equivalente a homicídio, é a internação, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Quanto à motivação do ato infracional, conforme o juiz, os autos registram que seria pelo fato de a mãe da menina ter proibido o namoro dos adolescentes, que já durava sete meses. Segundo depoimentos de parentes da vítima, Tatiana Albuquerque não aprovava o relacionamento devido à pouca idade da filha e também porque com o namoro a menina apresentou indisciplina em casa e na escola e queda no rendimento escolar.
José dos Santos Costa explicou que o prazo máximo permitido pelo ECA para a internação provisória é de 45 dias. Se a instrução do processo não fosse concluída dentro desse período, o casal de adolescentes teria que responder o processo em liberdade. Como não houve testemunha presencial do homicídio, o magistrado ouviu os acusados e os pais da vítima e do adolescente, determinou a realização de exames periciais e nesta segunda feira (29) proferiu a sentença, com a internação definitiva do casal.
fonte: Blog do Gilberto Leda 
Lançamento da candidatura de Sebastião Oliveira reúne centenas de pessoas no São Francisco 


Com o slogan Sim,Somos Capazes! Sebastião Oliveira, oficializa candidatura a vereador
Na semana passada, o presidente licenciado da Associação de Moradores do Bairro São Francisco, Sebastião Oliveira, deu a largada oficial de sua candidatura para vereador pelo PHS, em sua residencia no São Francisco. O encontro, que reuniu centenas de pessoas, contou com a presença do candidato a prefeito Léo Coutinho, do candidato a vice-prefeito Junior Martins, do radialista e empresário, Cesar Sabba, além de outras lideranças e simpatizantes.
Na ocasião, Oliveira, falou sobre sua trajetória e do seu interesse pela administração pública, em função do seu envolvimento com a comunidade, como presidente da Associação de Moradores do Bairro São Francisco. 

O candidato também apresentou seu plano de ação em busca de uma cadeira na Câmara Municipal, com interesse em debates nas áreas de cultura, turismo, segurança pública e bem-estar. 
“Optei por entrar na vida pública porque me sinto capaz de contribuir com a cidade, após anos de serviços prestados à comunidade, mesmo fora da política. Meus conhecimentos são frutos de um trabalho, apesar da minha juventude”, afirmou.
“Minha atuação política é recente, mas minhas ações nas causas do desenvolvimento, entre tantas outras que estamos defendendo nesta campanha, não são de hoje”, completou Sebastião. 
“Contribuir com a cidade exige atitude, respeito com o próximo e acima de tudo reconhecimento em relação às boas iniciativas. Sinto-me preparado para fazer o melhor como vereador. Conto com o apoio de todos”, finalizou Sebastião Oliveira, já pregando o slogan da sua campanha, Sim, Somos Capazes!



Candidata a vice na chapa de Fábio Gentil desiste de disputar eleição 

do Portal 45 Graus 

Mais uma reviravolta envolvendo a oposição em Caxias. A candidata a vice da coligação "Caxias é do Povo", Maiza Marinho, anunciou desistência na chapa encabeçada pelo vereador Fábio Gentil(PRB).
O pedido de desistência foi apresentado pela candidata no último sábado (27) após a coligação "A Mudança Continua" pedir a impugnação de seu nome na chapa oposicionista por não possuir filiação partidária.  
Antes mesmo de uma decisão da juíza da 4ª Zona Eleitoral de Caxias sobre a situação da candidata, a mesma se adiantou e desistiu do pleito, como mostra o documento abaixo. A situação de Maiza já havia sido tema de matérias em blogs e sites maranhenses.
A desistência de Maiza é mais uma dificuldade para o grupo do vereador Fábio Gentil (PRB), que ainda não alinhou as peças de sua chapa para seguir em frente na campanha. A coligação de Fábio Gentil também teve o pedido de impugnação feito pela coligação "A Mudança Continua" por conta do não registro do livro de ata junto a Justiça Eleitoral e pela entrega dos documentos fora do prazo estabelecido pela justiça, além de incompatibilidade de assinaturas dando indícios de que o PSol de Caxias tivesse 'simulado' a convenção partidária.
Nas rodas políticas a especulação é de que o candidato a vice de Fábio seja Paulo Marinho Júnior. Com o anúncio da união das oposições em Caxias 'Paulinho' teve seu nome cotado para a candidatura a vice, devido a seu histórico político representando a família Marinho.
Vice sem partido
Após oficializarem união das oposições caxiense no final do mês de julho deste ano, os grupos do vereador Fábio Gentil (PRB) e do ex-prefeito Paulo Marinho definiram o nome de Maiza Marinho para pleitear a vaga de vice na oposição. Já no dia 18 de agosto, o 45 Graus noticiou que Maiza não constava na lista de filiados de nenhum partido político. Por estar fora do período de filiação, o fato inviabilizava o nome de Maiza na chapa e dificultava para a oposição a busca por uma composição competitiva para a disputa.
Os vereadores candidatos a reeleição

Dos 19 vereadores da Câmara de Caxias, 16 irão disputar a reeleição. A maioria (11) vai concorrer a um 2º mandato. O vereador Catulé é o veterano da Casa, vai em busca do 7º mandato. Confira abaixo por ordem alfabética os parlamentares candidatos a reeleição e seus respectivos números. 


















Cem obras em agosto  

por Flavio Dino 

Fico feliz que o mês de agosto, sempre marcado por tantos problemas políticos, tenha sido o mês de um recorde: fizemos cem inaugurações e entregas, o que dá mais de três por dia. Apesar da gigantesca crise política e econômica no país,  estamos conseguindo resultados que garantem a melhora efetiva da qualidade de vida da nossa população, com a entrega de 100 obras nos 31 dias de agosto.
O Governo de Todos fez inaugurações que ampliam serviços públicos em saúde, educação, segurança, assistência social e abastecimento de água. Na saúde, entregamos dois novos hospitais regionais – em Imperatriz e Santa Inês. Em setembro, será o próximo, de Bacabal. Eles vêm se somar aos de Pinheiro e Caxias, totalizando cinco novos hospitais regionais de nosso governo.
Esse modelo de hospital regional foi planejado pelo governador Jackson Lago, que fez o primeiro deles, em Presidente Dutra, e ajuda a descentralizar os serviços. São hospitais que funcionam de verdade, com equipamentos e médicos, evitando que os pacientes da região tenham de se deslocar por centenas de quilômetros por um atendimento.
Na área de educação, foram entregues 16 escolas reconstruídas, como parte do programa Escola Digna, que está dando condições básicas de infraestrutura para o aprendizado de centenas de crianças. Dentro do programa Água para Todos, inauguramos este mês dois sistemas de água – Santa Inês e Chapadinha – e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vinhais, que vai aumentar de 4% para 40% o volume de tratamento de esgoto em São Luís, atendendo 350 mil ludovicenses.
Na segurança, entregamos 45 viaturas que totalizarão 300 novas ao longo do ano. São veículos de última geração, equipados com tecnologia que permite a integração dos dados colhidos na rua em operações policiais com o Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS). Medidas como essas têm feito o índice de resolução de homicídios em nosso estado subir de 8% para mais de 40% em nosso governo. Também em agosto o governo entregou unidades do VIVA, 41 Centros de Assistência Social e a reestruturação do terminal da Ponta da Espera.
Interligando todas essas obras, temos o Programa Mais Asfalto, que garante condições seguras de acesso a serviços como saúde e educação. Tivemos dezenas de entregas do Mais Asfalto este mês e, ao todo, o programa tem 2 mil quilômetros entregues ou em pavimentação em todo o estado, em rodovias e vias urbanas – o que corresponderia à distância entre São Luís e Brasília.
Esse volume recorde de inaugurações deriva de uma só receita: combinação entre a boa aplicação dos recursos públicos e uma equipe motivada. Em momentos de crise, não é hora de cortar gastos públicos, como defendem muitos governantes. É hora de manter os investimentos que fazem a economia girar e que ampliam os direitos de quem mais sofre com a crise.
Esta semana, recebi a carta de seu Raimundo, que trabalha como pedreiro de dia e estuda à noite no Sim, Eu Posso para se alfabetizar. E assisti ao vídeo de seu Vicente, de 80 anos, que leu a primeira carta que escreveu também graças ao programa. Ao ler e ouvir tantos depoimentos que me emocionam, só aumenta minha certeza de que estamos no caminho certo e que vale a pena a gente se indignar com as injustiças e dedicar-se a uma causa. Vale a pena acreditar na construção de um Maranhão melhor para todos nós.

domingo, 28 de agosto de 2016

Impeachment: Dilma será ouvida nesta segunda-feira 

Agencia Brasil 

Após mais de 12 horas de depoimentos neste sábado (27), foi concluída a fase de oitivas das testemunhas de defesa e de acusação do julgamento do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. O último a depor nesta fase foi o professor de direito tributário da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro, que falou como informante.

Lodi foi questionado por 13 dos 81 senadores, além do advogado de defesa José Eduardo Cardozo e da acusação Janaina Paschoal. Na avaliação de Lodi, os decretos editados pela presidenta em julho e agosto de 2015 não eram considerados infração até aquela data pelo Tribunal de Contas da União, que só em outubro mudou seu entendimento. “Não entro no mérito dessa mudança ser positiva ou negativa. Naquela momento em que foram editados os decretos, esse entendimento não existia”, disse.

Ao ser questionado pelo senador Magno Malta (PR-ES), que Dilma teria alterado a meta e “limpado a cena do crime”, Lodi disse que não houve crime então, “não houve limpeza de cena”. O depoimento de Lodi durou cerca de três horas e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos trabalhos, Ricardo Lewandoswski pediu, no início do depoimento, para que o professor se limitasse a responder às perguntas sobre o aspecto técnico e não se manifestasse politicamente. Hoje também foi ouvido o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, que respondeu às perguntas dos senadores por mais de oito horas.

Sessão convocada

Ao término dos trabalhos, Lewandoswski convocou a continuidade da sessão de julgamento do processo de impeachment para segunda-feira (29), quando a presidenta afastada Dilma Rousseff fará sua defesa pessoalmente no plenário do Senado. Dilma terá 30 minutos iniciais, que poderá ser prorrogado por mais 30, e cada senador poderá fazer questionamentos por até cinco minutos, as quais Dilma poderá responder, ou não, e utilizar para isso o tempo que julgar necessário.

Até o momento já se inscreveram para questionar Dilma 47 dos 81 senadores. A presidenta afastada estará acompanhada de cerca de 30 pessoas, entre ex-ministros, presidentes de partidos aliados, assessores e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste domingo, às 11h, os defensores do impeachment vão se reunir no Senado para traçar estratégias sobre os questionamentos que farão a Dilma e os próximos passos do processo. Aliados de Dilma também terão reuniões neste domingo com a presidenta afastada, mas no Palácio do Alvorada, para se preparar para a sessão de segunda-feira.
Sargento da PM vai disputar vaga na Câmara Municipal de Caxias 


O sargento reformado da Polícia Militar, Antonio dos Santos, mais conhecido como Toinho Pensador, vai disputar, nas eleições deste ano, uma cadeira na Câmara Municipal de Caxias, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Com 49 anos de idade, casado, pai de três filhos, ele é um profundo conhecedor dos problemas do município, Toinho Pensador diz que está pronto para enfrentar o desafio. “Sou candidato a vereador de Caxias e conto com a ajuda dos meus irmãos caxienses para lograr exito nesta empreitada”.

O sargento, que também é educador, afirma que não usará de expedientes ilegais para captar o voto do eleitor caxiense. Segundo ele, sua campanha terá como principal objetivo a conscientização do povo, orientando a população sobre a importância de colocar no poder pessoas compromissadas com o interesse do município, não negociando o voto em troca de qualquer coisa.


Conforme o sargento, “os eleitores precisam acreditar que ainda tem pessoas de boa índole e que pensam, tem vontade, coragem e sabedoria para tornar a política atual uma política melhor”.

Ele revela que, durante os contatos populares, tem percebido a descrença da população nos políticos tradicionais do município. 

É revestido pelo espírito de servir que Toinho Pensador pretende chegar às urnas e, eleito, lutar, ao lado do prefeito Léo Coutinho, ainda mais pelo desenvolvimento de Caxias. “Estou mais do que pronto para receber um sim, acredito que estou preparado para receber um não, afinal de contas, sim e não fazem parte da realidade dual que nos leva a sermos, hoje, melhores que ontem, e, amanhã, melhores que hoje”, enfatizou ele.