Estamos chegando ao final da campanha eleitoral mais diferente de todas que tivemos nas duas últimas décadas. As particularidades vão desde as questões de delimitação financeira até o número mais escasso da propaganda dos candidatos. Daqui há exatos 19 dias saberemos o nome dos novos prefeitos e prefeitas que receberão a missão de governar os municípios brasileiros no próximo quadriênio (2017-2020).
Em Caxias a disputa se dá entre os candidatos: Léo Coutinho (PSB) que busca a reeleição e, Fábio Gentil (PRB). Até o dia da eleição os candidatos correm contra o tempo para se utilizar das últimas estratégias que possam agregar algo a cada projeto político como algo decisivo que possa influenciar o eleitor.
O candidato a reeleição Léo Coutinho (PSB), apoiado pelos deputados Humberto Coutinho (estadual) e Rubens Junior (federal) segue acompanhando a realização de caminhadas e reuniões nos bairros, com os candidatos a vereador da coligação "A Mudança Continua". Há quem diga que o socialista está caminhando para uma reeleição tranquila, mas como no futebol o jogo só termina com o apito final do juiz, na politica a eleição só termina com o lacre das urnas às 17h do dia 02 de outubro.
Por outro lado, depois de vários percalços para encontrar um vice para compor sua chapa, o republicano Fábio Gentil (PRB), candidato da oposição, segue cumprindo as reuniões nos bairros com candidatos a vereador e tem participado de encontros com lideranças, além de alguns eventos na zona rural que ocorrem paralelamente. Recentemente recebeu o apoio declarado do deputado estadual Adriano Sarney (PV).
Faltando somente 19 dias para a realização do pleito eleitoral, esse é mais ou menos o balanço atual que temos da performance dos dois candidatos que disputam a eleição para prefeito de Caxias.