quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Dia das Crianças aumenta faturamento de micro-empresa em Caxias 

Empresário Olavo Malta (leia-se Conforto do Bebè)
12 de outubro é uma data marcada pela animação, principalmente pela realização de brincadeiras e entrega de presentes aos pequeninos, em comemoração ao Dia das Crianças. Porém, a data é especial não só para elas, mas também para outro grupo: as Microempresas e Pequenas Empresas.

O segmento aproveita a data para aumentar o faturamento de suas empresas investindo, principalmente, na venda de brinquedos, roupas e acessórios infantis. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio –MA), realizada em agosto deste ano, este é um investimento garantido, já que cerca de 40% dos consumidores pretendem comprar no Dia das Crianças. A data é considerada a quarta maior para o comércio, depois do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Olavo Malta (foto) é um desses empresários que celebram com muita alegria o Dia das Crianças. Proprietário da loja Conforto do Bebê, que administra juntamente com o filho e a esposa, a microempresa tem faturamento até 30% maior nesse período. “Por se tratar de uma loja especializada em artigos baby e kids temos uma venda maior referente à data, perdendo apenas para o Natal. Investimos em variedade de roupas, calçados, brinquedos e acessórios, para oferecer a nosso público diversidade em opções de compra, o que reflete no sucesso de vendas”, disse o empresário.

Os brinquedos estão no topo da lista dos mais vendidos, tanto para meninos quanto para meninas, e variam entre bonecas e bonecos, carrinhos, ursos, jogos, dentre outros. “Todos os anos começamos a nos preparar com dois meses de antecedência da data, fazendo planejamento de ações, pesquisando sobre os brinquedos mais vendidos no momento, os personagens mais procurados, enfim, nos atualizando sobre os gostos das crianças”, ressaltou.

Necessidade do cliente

Para Olavo Malta, além da variedade e atualização, a percepção da necessidade do cliente também é um ponto essencial que influencia diretamente na lucratividade do seu negócio, não só no Dia das Crianças, mas também no restante do ano. Segundo ele, em 30 anos de existência a loja foi se modernizando e também oferecendo mais produtos, para diferentes faixas etárias, atendendo a necessidade do mercado.

De acordo com a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Caxias, Milena Cabral, entender o que o cliente procura e oferecer a ele esse produto faz com que o crescimento do negócio seja natural: “O empreendedor deve estar atento às necessidades e às mudanças do mercado, especialmente em datas comemorativas, que geram um lucro maior para o negócio, a exemplo do Dia das Crianças”, ressaltou a gerente.

Milena Cabral ressalta ainda que esse dinamismo deve ser aplicado não só na oferta de produtos e serviços, mas também na inovação da própria empresa, que abrange, entre outros setores, um novo olhar sobre o marketing, estratégia de vendas, planejamento financeiro, dentre outros.

 Inovação

Inovar tem sido a palavra chave aplicada nos últimos tempos na empresa de Olavo Malta. Desde o final de 2014 a empresa é atendida pelo ALI – Agente Local de Inovação – um programa de parceria com o Sebrae e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada.

“Mesmo com muitos anos de mercado percebemos que precisávamos nos profissionalizar mais ainda, pois algumas funções dentro da empresa eram desenvolvidas de maneira amadora. Com o acompanhamento do Sebrae pudemos trabalhar essas funções de maneira diferente, atentando para a inovação, que hoje é um grande diferencial nas empresas”, relatou Olavo Malta.

O empresário, além de participar de capacitações oferecidas pelo Sebrae, como Planejamento Estratégico, Marketing na Medida, Gestão de Vendas, dentre outros, também é acompanhado por uma agente do ALI, que desenvolve consultorias e propõe metas que ajudam no desenvolvimento de ações voltadas para  o crescimento do negócio.

fonte: Diário de Caxias com dados de Lorena Miranda – Unidade de Marketing e Comunicação Regional do Sebrae em Caxias - MA.