Dia de Finados: movimentação grande nos cemitérios em Caxias
Cemitério de São Benedito |
Nesta quarta-feira (2), data em que é celebrado o Dia de Finados, a movimentação nos cemitérios de Caxias começou cedo. É que muitas pessoas aproveitam a data para homenagear seus entes queridos, colocar velas e levar flores. A Diocese de Caxias, também, preparou uma programação especial para a data.
Dos oito cemitérios da cidade, o São Benedito, o maior de Caxias, a movimentação começou bem cedo. São milhares de sepulturas. A movimentação bem cedo, ocorre em virtude do clima, em que a temperatura não está tão alta.
Durante todo o dia, o cemitério vai contar com missas. A primeira celebração foi realizada às 7h com o padre Ribamar. Além deste cemitério, mais sete na cidade terão programação de missas e horários especiais durante todo o Dia de Finados.
Saiba a origem da tradição do Dia de Finados
O tradicional Dia de Finados faz parte da religião cristã católica há mais de mil anos. O dia 2 de novembro é feriado em diversos países em respeito aos mortos e às lembranças deles, e é bastante comum que os seus parentes e amigos vão ao cemitério para prestar homenagens, seja com orações ou com flores. Na Princesa do Sertão o costume também é esse.
As orações, cânticos e rituais religiosos feitos diante das lápides remontam às tradições. do Império Romano, na qual os cristãos rezavam pelos seus mortos, em especial pelos mártires, nas catacumbas subterrâneas de Roma. A tradição se perpetuou e se mantém até hoje.
Além das idas aos cemitérios, também é comum, em Caxias, a celebração de missas especiais em homenagem aos mortos. É um dia de introspecção e lembrança de todos as pessoas próximas que já partiram deste mundo.