quarta-feira, 14 de setembro de 2016

No MA, agente fica ferido e presos saem ilesos após capotamento de viatura 




Um agente penitenciário ficou ferido e dois presos saíram ilesos após o capotamento de uma viatura na MA-206, hoje (14), nas proximidades de Amapá do Maranhão.
O agente, identificado como Wilson Louzeiro, transportava os detentos de Carutapera para Pinheiro quando ocorreu o acidente. Ele teve fratura em uma das pernas e na clavícula e foi encaminhado ao Hospital Regional de Pinheiro – o blog apurou que ainda estavam sendo providenciada sua transferência para São Luís.
Os presos tiveram apenas ferimentos leves. Foram atendidos e encaminhados para a Unidade Prisional de Pinheiro.
O caso assemelha-se ao registrado, em junho deste ano, em frente ao Shopping da Ilha. Na ocasião, um motorista policial morreu após a viatura dirigida por ele tombar na Avenida Daniel de La Touche.
Os menores que eram transportados também escaparam sem maiores problemas.
fonte: Blog do Gilberto Leda 
Pesquisa Escutec: Maísa Burlamaqui lidera em Duque Bacelar 

Maisa lidera a corrida sucessoria em Duque Bacelar 
A candidata a prefeita Maísa Burlamaqui (PMDB), da Coligação “Unidos Seremos Mais”, consolidou sua liderança junto ao eleitorado de Duque Bacelar
Segundo pesquisa de intenções de votos do Instituto Escutec, contratada pelo jornal O Estado, ela tem 50,0% da preferência do eleitorado.
A vantagem sobre o adversário, Jorge Oliveira (PCdoB), da coligação “Pra Continuar Desenvolvendo”, é de praticamente 12 pontos percentuais. O comunista apoiado pelo Prefeito Flávio Furtado (PDT), tem apenas 38,7%% das intenções de votos.  No levantamento 11,3% não souberam, ou não opinaram.

O levantamento do Instituto Escutec foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-09804/2016.





Gedema entrega donativos ao Instituto de Dignidade Humana e Solidadriedade 

Agencia Assembleia 
Mais uma instituição carente foi beneficiada com as doações do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema). O Instituto de Dignidade Humana e Solidariedade (HUMASOL), localizado na Cidade Operária, recebeu, na manhã desta terça-feira (13), 25 cestas básicas, caixas de biscoito, achocolatado, sucos, leite em pó, além de materiais de limpeza e higiene pessoal como sabão líquido, água sanitária desinfetante e papel higiênico.
Há 3 anos a HUMASOL recebe mulheres vindas do interior do estado que acompanham familiares em tratamento no Hospital Socorrão II. De acordo com a presidente e fundadora do Instituto, Maria Alice Borgéa Prazeres, a casa, que é bem ampla e arejada, chega a abrigar 18 pessoas, onde o convívio é baseado apenas na organização.
Para se manter, segundo Maria Alice, o Instituto conta com os sócios físicos e jurídicos, multas de juizados e promoções de eventos, além de artesanatos fabricados pelas próprias mulheres, já que o SEBRAE fornece cursos, graças a uma parceria entre a empresa e a instituição.
“É com muita alegria que a gente recebe essa ajuda do grupo de esposas, não só pelo material em si, mas pelo ato de compartilhar, porque aqui a gente também se alimenta de solidariedade. Estamos muito felizes”, contou a presidente do HUMASOL, Maria Alice.
Outras atividades costumam ser desenvolvidas na Casa voltadas para a comunidade no entorno. Tem escola de música e de judô, onde as aulas são ministradas por voluntários.
“Me sinto muito a vontade e realmente acolhida aqui, porque é lugar que me oferece conforto e tranquilidade. Posso dizer que estou bem instalada”, relatou dona Maria Adelaide, doméstica, vinda de Bom Lugar (povoado de Bacabal), para acompanhar a irmã que está na UTI do Socorrão.
Além de realizar a entrega, a presidente do Gedema, dra. Cleide Coutinho, acompanhada de sua equipe, conheceu o funcionamento e a importância do trabalho realizado pelo Instituto.
“Ficamos encantados com mais essa instituição que faz um trabalho tão útil e importante. Eu como médica sei como é a chegada desses pacientes tão carentes com seus familiares que muitas vezes não tem onde ficar ou comer. Então, parabenizo a todos os voluntários pelo trabalho realizado. Conhecer e ajudar esse tipo de trabalho nos conforta e a gente ajuda de coração”, disse Cleide.
Caminhada "Somos Todos Léo" esteve no Castelo Branco 


A menos de 18 dias para as Eleições 2016, o prefeito de Caxias e candidato à reeleição, Léo Coutinho (PSB), iniciou na tarde, desta terça-feira (13), a arrancada final de campanha com uma caminhada no bairro Castelo Branco. Mais um ato da coligação “A Mudança Continua” que contou com a participação de uma multidão entre moradores, militantes, candidatos a vereador e também do candidato a vice-prefeito, Junior Martins (PSDB). 


A concentração da caminhada começou por volta das 16h, na praça do bairro. De lá, seguiu pela rua Santa Luzia, ganhando, em seguida, os demais logradouros do Castelo Branco. Descontração e confraternização contagiou os moradores que agradeciam o atual prefeito de Caxias pela gestão que tem feito no bairro.


“Sabemos que Léo Coutinho pode fazer mais pela nossa comunidade. Passou por dificuldades no início de sua administração, um governo estadual contrário. Porém, temos que reconhecer que fez muito e, agora com a parceria do governador Flávio Dino, fará muito mais. Aqui no Castelo Branco não tem conversa, todos somos Léo Coutinho. É 40!”, enfatizou a recepcionista Raimunda Gaspar. 

Para Júnior Martins, as caminhadas têm mostrado que a população entendeu que o prefeito Léo tem um compromisso de melhorar a vida dos caxienses e da necessidade de administrar a cidade por mais quatro anos para continuar avançando.
“Léo faz as coisas sempre de forma ética e com responsabilidade com o erário público. Por isso, será reeleito prefeito de Caxias”, destacou o vice na chapa da coligação “A Mudança Continua” (PSB. PDT, PCdoB, DEM, PPS. PTB, PSL, PR, PTC, PEN, PR, SOLIDARIEDADE. PRP. PSDB. PMN.PSD. REDE).
Flavio Dino e governadores discutem com presidente do STF, precatório, guerra fiscal e saúde


O governador Flávio Dino e mais 24 governadores se reuniram nesta terça-feira (13) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para debater assuntos como a guerra fiscal entre as unidades da federação, o pagamento de precatórios (dívidas dos governos com cidadãos e empresas), a judicialização da saúde e o sistema penitenciário brasileiro. A reunião foi a primeira da ministra no novo cargo.
Em mais de 5h de encontro, Cármen Lúcia ouviu os 25 governadores presentes e se comprometeu a fazer uma análise de cada caso individualizado, traçar um panorama junto aos Tribunais de Justiça dos estados e fazer uma nova reunião em 60 dias com o objetivo de alcançar resultados concretos. “Houve um grande levantamento de temas e acho que a partir daí há uma metodologia de trabalho a ser seguida para trazer resultados”, destacou Flávio Dino.
Para o governador do Maranhão, é importante realçar o ineditismo da iniciativa que aponta para uma relação melhor entre o mundo da política e o mundo do judiciário, pois há muitos focos de tensão nesse momento e um efeito positivo dessa reunião é exatamente mostrar que é necessária uma relação de mútua colaboração.
Ele ressaltou, ainda, que o encontro foi relevante pelos temas tratados, sobretudo aqueles atinentes à federação, a crise fiscal, a disponibilidade da ministra na mediação dos temas atinentes a relação entre o Executivo e o Judiciário, seja no plano nacional, seja no plano dos próprios estados, “a partir da sua condição, além de presidente do STF, mas também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e também o fato dela se dispor a ajudar na relação com o próprio Governo Federal”.
De acordo com a presidente Carmén Lúcia, algumas questões tratadas durante a reunião são sérias e de responsabilidade direta do Poder Judiciário, como a questão dos precatórios. Além disso, ela garantiu que buscará mais informações acerca dos temas propostos e buscará entrar em um consenso com os pleitos apresentados pelos governadores porque o objetivo é fazer uma justiça federativa restaurativa.
“Depois de entregues esses resultados, vamos nos reunir novamente para debater com concretude. O que eu estou propondo, o que consegui e o que vou pautar nos próximos seis meses para o STF”, explicou.