quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Eleitores maranhenses vão às urnas no domingo escolher prefeitos e vereadores de 217 municípios   


Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, além do procurador regional eleitoral Thiago Ferreira de Oliveira, conversaram com a imprensa acerca das eleições 2016. Acompanharam os 3 o diretor-geral Gilson Borges e o assessor-chefe da Corregedoria, Flávio Costa.
Ao iniciar a coletiva, o desembargador Lourival Serejo agradeceu à imprensa pelo apoio prestado nestas eleições que não causaram nenhuma polêmica ou desconforto à Justiça Eleitoral. “Acredito que a imprensa se afirmou neste ponto do lado útil tanto no aspecto técnico como no crítico porque no momento que ela faz observações dos candidatos, prestam serviço para despertar a consciência do eleitor na escolha do melhor. Obrigado e parabéns aos senhores por esta atuação”, pontuou.
Continuando, o presidente considerou que estas eleições apresentam peculiaridades jamais enfrentadas, mas que confia na eficácia dos preparativos, porque o TRE-MA teve muito cuidado com os mínimos detalhes, visto que não foi registrado ainda nenhum incidente fora do comum.
Em seguida, o corregedor Raimundo Barros, que coordena o Gabinete de Segurança Institucional das Eleições 2016, informou sobre as freqüentes reuniões realizadas com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, 24º BIL e 50º BIS, para traçar estratégias, lembrando que o GSI funcionará no dia 2 de outubro em São Luís e Imperatriz como centro de controle, orientação e decisão.
“Só da Polícia Militar serão mais de 7 mil e 500 homens trabalhando e ontem o TSE autorizou força federal para 45 municípios. Hoje mesmo nos reunimos logo cedo e já agimos para remanejar efetivos das polícias federais, militares e civis para outras cidades que não terão tropas federais”, exemplificou. Barros também citou o compromisso do Governo do Estado, firmado pelo governador Flávio Dino, que colocou a Secretaria de Segurança à disposição da Justiça Eleitoral.
O procurador regional eleitoral ratificou esperar eleições seguras e limpas no próximo domingo, destacando o preparo do Ministério Público para fiscalização do processo. “Por se tratarem de eleições municipais, cabe ao Ministério Público apurar os ilícitos eleitorais e formular as representações que serão julgadas pelos juízes nas zonas. No caso da Procuradoria Regional Eleitoral, cabe coordenar os trabalhos dos promotores e também emitir pareceres nos julgamentos da Corte de registros de candidaturas, direito de respostas, entre outros. Nestas eleições, já analisamos mais de 500 processos. Também reafirmo que este período véspera do pleito é muito importante e exige tranquilidade do eleitor, que deve denunciar as irregularidades através de canais de denúncias disponíveis, desde que elas atendam aos requisitos mínimos”, explicou.
Números
- 4 milhões 611 mil e 247 eleitores (2.091.758 biometrizados - 45,36%);
- 217 municípios;
- 111 zonas eleitorais;
- 16 juntas especiais;
- 82 postos avançados de transmissão;
- 3 centrais avançadas de transmissão;
- 168 juízes;
- 5.731 locais de votação (260 em São Luís);
- 15.931 seções (1.968 de São Luís);
- 19.947 urnas eletrônicas (4.016 de contingência);
- 63.724 mesários (7.872 de São Luís);
- 44 municípios com biometria;
- 671 servidores;
- 636 profissionais de apoio;
- forças federais: 45 cidades; 
- policiais: 240 (federais); 7.560 (militares, sendo 2.560 só na capital), 2.200 (civis); 292 bombeiros (que atuarão especificamente na guarda de urnas); 270 (rodoviários federais).

fonte: TRE/MA 
Naldson Carvalho critica propaganda eleitoral promovida pela OAB/Seccional Caxias  

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Caxias), Naldson Carvalho, criticou nessa quarta-feira, 28, na sua pagina do Facebook, a forma parcial como o atual presidente da entidade, Agostinho Neto, conduziu o "pseudo" debate desta terça-feira (27) entre os candidatos a prefeito de Caxias, Léo Coutinho e Fábio Gentil. Na sua postagem Naldson Carvalho afirmou que Agostinho Neto se aproveitou do cargo de presidente da OAB/Caxias para promover a candidatura do republicano Fabio Gentil. 

Nota do Blog - É publico e notório que Agostinho Neto em sua militância na politica caxiense, pelo PT e PSOL,  sempre se posicionou de forma contrária e as vezes até áspera contra o grupo politico comandado pelo presidente da AL, deputado Humberto Coutinho. Portanto tá mais do quê justificado que ele armou uma arapuca em seus domínios contra o candidato a releição Léo Coutinho.   



O duro recado do governador Flavio Dino à criminalidade... 

Após os ataques a ônibus que voltaram a ser registrados na noite desta terça-feira (27) em alguns bairros de São Luís, por meio do Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino postou um recado duro à criminalidade. Para o chefe dos Leões, é lamentável que interesses eleitorais se juntem objetivamente ao crime organizado. “Não vamos aceitar que facções criminosas imponham sua vontade. Polícias estão mobilizadas para garantir autoridade da lei. Tenho reiterado ao sistema de segurança a orientação de garantir autoridade da lei, em relação a qualquer tipo de crime.”, reiterou.


Léo Coutinho recebe criticas por não participar de debate na OAB 

Prefeito Léo Coutinho cumprimenta eleitor na caminhada da rua Tamarineiro 
Líder em todas as pesquisas de opinião, com larga vantagem, na corrida eleitoral para a prefeitura de Caxias, o prefeito Léo Coutinho (PSB), que concorre à reeleição, tem suscitado críticas do seu adversário pela decisão de não participar dos debates promovidos, primeiro pela TV Band e o segundo realizado nesta terça-feira (27) pela OAB Caxias. 
De acordo com a coordenação da campanha, a determinação do prefeito se deve às regras definidas para o debate. O candidato considera "inviável" discutir projetos de governo com um candidato a prefeito que não tem propostas. 
Vice-prefeito nos dois mandatos do ex-prefeito Humberto Coutinho, 2005/2008 e 2009/2012 e escolhido na composição da nova chapa que busca a reeleição de Léo, Junior Martins (PSDB), comentou o assunto no que se refere a ausência nos debate. 
"Vejo como um direito que ele tem não participar de debates sem critérios e regras. .Ele (Léo) está exercendo o direito dele de se ausentar, quem tem que correr é quem está atrás", avaliou.
A ultima pesquisa Escutec, divulgada conferiu 52,8% das intenções de voto a Léo Coutinho e 34,5% a Fábio Gentil. 
TSE autoriza envio de forças federais para 44 municípios do MA 


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral autorizaram na noite de terça-feira, 27 de setembro, envio de forças federais para 44 municípios maranhenses. São eles: Amarante do Maranhão, Araióses, Água Doce do Maranhão, Arame, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Benedito Leite, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cajari, Carolina, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Guimarães, Lago da Pedra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Mirador, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Penalva, Pinheiro, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena, Turilândia, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Vicente Férrer, Tuntum, Tutóia e São Mateus.
No pedido de força federal para estes 44 municípios, o TRE-MA argumentou ser de “conhecimento geral que o processo eleitoral no país inteiro tem acarretado, com significativo aumento nos últimos pleitos, disputas acirradas entre grupos políticos locais que não raro desencadeiam episódios de violência ora contra eleitores, ora contra esta Justiça especializada, seu patrimônio, juízes e servidores.
O Estado do Maranhão não foge à regra, de modo que tanto nas eleições gerais de 2010 e 2014, quanto nas eleições municipais de 2008 e 2012, foram verificadas ocorrências de tumultos e manifestações de desordem que tinham por único objetivo prejudicar o bom andamento dos trabalhos e gerar um ambiente de insegurança institucional.
Ressalte-se, ainda, que o processo eleitoral municipal, por envolver forças políticas locais, cuja proximidade com o cidadão se dá por via direta, no âmbito cotidiano, torna a disputa pelos cargos eletivos mais contundente, fato que deve ser controlado pela Justiça Eleitoral. Ademais, cabe destacar que a quantidade de municípios para os quais foram solicitados o envio de Força Federal de Segurança denota a grande preocupação dos juízes eleitorais com a boa execução das eleições de outubro próximo, notadamente no que diz respeito à garantia da paz social e ao livre exercício do voto”.
Avião é apreendido em Passagem Franca transportando R$ 50 mil; dinheiro seria usado para comprar votos 


Adicionar legenda
A Polícia Civil do Maranhão, sob o comando do delegado Fábio Brito de Amaral, apreenderam um avião CESNA 210 por volta de 13h desta terça-feira (27), na cidade de Passagem Franca. 

A ‘operação Santos Dumont’ foi deflagrada em cumprimento a mandado de busca e apreensão já que haviam sido passadas informações de que a aeronave, de propriedade de Juarez Alves da Silva, conhecido como ‘Miliao’, estava vindo da cidade de Itaituba/PA com grande quantidade de dinheiro.

Na operação foi apreendida a quantia de R$ 50.000,00 em espécie em poder do referido proprietário. No embrulho com papel do Banco do Brasil continham maços de cédulas de de 100, 50 e 20 reais.

O mandado foi expedido após denúncia recebida pelo Ministério Público local e, suspeitava-se que a referida quantia seria possivelmente utilizada para a compra de votos no município de Lagoa do Mato-MA.


O proprietário do avião foi conduzido à delegacia de Passagem Franca e liberado após sua oitiva, mas o dinheiro foi apreendido.

A polícia prossegue com as investigações para saber quem seria o destinatário do dinheiro e se a quantia iria ser usada para comprar de votos.

A operação contou também com a colaboração do delegado João Marcelino, titular da delegacia da cidade de Paraibano, dos investigadores Glauber, Roger e Rafael, com o apoio do Ministério Público Eleitoral da 44ª Zona.