sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

88% dos prefeitos maranhenses ao lado de Flávio Dino... 


O ‘Governando Juntos: Encontro de Prefeitos e Prefeitas com o Governador Flávio Dino’, realizado nesta quinta-feira (1º), no Rio Poty Hotel, não foi um sucesso só pelo fato do número grandioso de prefeitos e prefeitas. O evento reuniu 191 dos 217 gestores municipais maranhenses e mostrou a força mesclado de prestígio político do chefe dos Leões, com menos de dois anos no poder. O ato serviu para estreitar as relações entre as administrações municipais e estadual. Os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer os principais programas do Governo do Estado e avaliar quais os mais pertinentes às suas regiões.
A breve exposição dos programas foi realizada pelo governador Flávio Dino, que pontuou com estatísticas e resultados as ações de maior destaque. Na ocasião, o governador também discutiu com os gestores as possibilidades de parceria. Ao final, o governador solicitou aos prefeitos a apresentação de suas demandas nas áreas prioritárias e ressaltou a disposição do Estado em contribuir com o desenvolvimento de cada um dos municípios maranhenses.
Perderam apenas os 26 prefeitos que não estiveram no grandioso evento…
Catulé se reúne com 12 vereadores

do Blog do Ludwig Almeida
                                                                                            (arquivo internet)
Recentemente, 12 vereadores eleitos teriam se encontrado com o colega Catulé, candidato a presidente da nova Mesa Diretora da Câmara... A reunião teria servido para ratificar acordos de bastidores que garantiriam a eleição na Casa. A informação é da coluna Caxias em Off assinada pelo jornalista Jotônio Viana.

“... Por outro lado, na contramão do que parece óbvio, edis eleitos pela coligação de Léo Coutinho (PSB) ainda insistem em afirmar que a batalha pela presidência da Casa não está perdida e que haverá surpresa em plenário... Mas, se vale o histórico político local, a pule de dez é que no confronto interno do Legislativo vale a força do Executivo para o desfecho da batalha... Afinal, nesse jogo, os interesses pessoais e imediatos é que falam mais alto", frisou o jornalista.

Ainda na sua coluna desta sexta-feira (02), Jotônio Viana diz que em meios as negociações que circundam a disputa interna no Legislativo alguns vereadores estariam tentando ser mais espertos que outros para, assim, acabar ganhando mais benesses palacianas no final do jogo. "Na parte do primeiro escalão que seria preservada da negociação com os vereadores e outros agentes intermediários que aderirem ao novo governo continua a indefinição quanto a que quem será o que... Uma hora fulano vai para pasta tal, noutra é sicrano e noutra é beltrano... Esse tipo de rodízio extraoficial entre os secretariáveis vem torrando os nervos da turma, cujos integrantes começa a se perguntar se terão vez mesmo na nova gestão", acrescenta.
Moradores continuam jogando entulhos em calçadas da cidade 


O problema de lixo, detritos e entulhos nas ruas e praças de Caxias nem sempre é resultante da falta de coleta, mesmo porque diariamente os lixeiros realizam os serviços com caçambas ou caminhão basculante compactador, recolhendo o lixo domestico colocado ao longo das calçadas, nos horários determinados.

Um dos maus costumes de alguns moradores, o descarte de restos de móveis, galhos de arvores e entulhos nas calçadas, que não se tratam de simples lixo comum e nestes casos, a coleta de lixo não recolhe os restos ali deixados, mesmo porque foge da obrigação dos garis e ou da Secretaria Municipal de Limpeza, para este tipo de descarte, as pessoa devem contratar um serviço de caçamba. 

Vários são os flagrantes (foto acima da rua da Estrela no centro) pela cidade deste tipo diverso de lixo, que incomoda os transeuntes e se amontoam por dias sobre o passeio público, com certeza, decorrente da falta de fiscalização, a fim de punir os responsáveis, na certa, irresponsáveis. Restos de guarda-roupas, de mesas, camas, colchões, microondas, móveis e eletrodomésticos dos mais diversos, são atirados no meio fio, nas calçadas, em canteiros centrais das avenidas, como se ali fosse um lixão. 

Ficaria o alerta, se houvesse uma fiscalização que identificando os maus acostumados e em caso de reincidência, aplicar uma multa, afinal, passeio público não é lixo. 
Assembleia Legislativa concede titulo de cidadão maranhense aos cantores Cesar Nascimento e Carlinhos Veloz 

Agencia Assembleia

"A gratidão é um dos mais nobres sentimentos do ser humano. Fazer o que eu estou fazendo hoje me traz uma grande satisfação, por esta razão, estou agradecendo a Deus, em primeiro lugar, pois tudo está sob o seu comando. Depois, aos colegas parlamentares, pois aqui nada se faz individualmente". A afirmação foi feita pela deputada Graça Paz (PSL), na manhã desta quinta-feira (01), da tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão solene de entrega dos títulos de cidadãos maranhenses aos cantores e compositores César Nascimento e Carlinhos Veloz, que foi presidida pelo deputado Roberto Costa (PMDB). 
César Nascimento – que é natural de Teresina – compôs “Ilha Magnética” e  Carlinhos Veloz – que nasceu na cidade de Recife – é o autor da música “Ilha Bela” Nessas duas canções, os artistas descrevem todo o carinho que têm pela capital maranhense. Também retratam o seu amor por São Luís em várias composições, por isso receberam o reconhecimento de Graça Paz e dos demais deputados estaduais que concederam o título de cidadão maranhense aos dois artistas. 
Lembrando ainda que as músicas Ilha Magnética e Ilha Bela vão se tornar bem cultural e imaterial do Maranhão. O Projeto de Lei, também de autoria da deputada Graça Paz, foi aprovado por unanimidade pelo plenário e já foi sancionado pelo governador Flávio Dino.  
“Como tantas outras produzidas em nosso Estado, essas músicas que cantam e encantam a nossa gente, merecem esse título. E, em nome delas, quero louvar todas as outras, que tantas alegrias já nos deram, levando pra fora do Estado e do país, as nossas belezas naturais, o nosso folclore, as nossas iguarias, a vida rica e simples do nosso povo”, acentuou Graça Paz, durante o evento que foi bastante prestigiado pelos familiares, amigos e cantores e compositores maranhenses. Também presentes o deputado Sousa Neto (PROS), os ex-deputados estaduais Cristovam Filho e Clodomir Paz e membros da imprensa.  
Ao finalizar, Graça Paz fez breves comentários sobre a biografia de César Nascimento e Carlinhos Veloz e estendeu as honrarias aos familiares e convidados dos homenageados, aos deputados, funcionários do legislativo estadual e setores da imprensa. “Um agradecimento especial aos novos maranhenses de fato e de direito César Nascimento e Carlinhos Veloz, por serem o foco principal desse evento que nos trás tanta alegria. Tenham certeza que todos nós estamos orgulhosos por tê-los como conterrâneos”, sentenciou Graça Paz.   
Gratidão
Ao falar da sua trajetória na vida e, principalmente, na música, César Nascimento, bastante emocionado falou do seu amor pelo Maranhão, em especial, por São Luís.  “’Esse título é para todos os meus amigos, minha família. Essa minha ligação com as pessoas do Maranhão vem de muito tempo, por isso, dedico esse título a todo pessoal da cultura popular. Aqui a gente tem uma força rítmica que não se encontra em nenhum lugar do mundo. Esse ano de 2016 se resume em duas palavras: gratidão e felicidade. Hoje é um dia de festa e inesquecível”, acentuou o cantor, agradecendo aos seus familiares, amigos, parceiros de jornada musical, aos deputados estaduais e ao governador Flávio Dino.
Porto Seguro
“Essa é uma conquista de todos nós; eu tenho certeza porque todos nós amamos a musica do Maranhão, todos nós amamos essa cidade e essa canção Ilha Bela, nada mais é do que o reflexo desse encantamento, dessa paixão pela nossa cidade, pelo nosso povo, pela nossa cultura, por nós mesmo. Esse título é a mesma coisa: é a consolidação, o reconhecimento  de algo que já é fato há muitos anos; eu me sinto dessa terra desde o dia que pisei aqui”, afirmou Carlinhos Veloz, agradecendo os seus amigos e parceiros de jornada de 25 anos de música em São Luís.  
Ele lembrou ainda que não nasceu no Maranhão, mas foi gerado em Caxias, Maranhão. Ocorre que três dias antes do nascimento seu pai levou a sua mãe para Recife, porque fazia questão que todos os filhos nascessem lá. “Mas eu brincava muito com ele dizendo que não adiantou nada, porque eu sou maranhense do mesmo jeito e não há lugar no mundo onde eu me sinta mais feliz, mais em paz e mais seguro. Meu porto seguro, é São Luís”, afirmou Carlinhos Veloz.
Trabalho extraordinário
O deputado Roberto Costa falou as sua satisfação de estar participando daquele momento que, segundo ele, tem uma simbologia muito grande não só para a Assembleia legislativa, mais para todo o Maranhão. “Vocês fazem um trabalho extraordinário em levar o nosso estado a nível nacional. Eu fico feliz de está vivendo esse momento especial”, disse o deputado, parabenizando a sua colega Graça Paz pela homenagem aos artistas.