quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sistema Penitenciário do Maranhão só avança mais e mais  

Pátio interno do novo Complexo Penitenciário/São Luis (foto Clayton Monteles)
O Sistema Penitenciário do Maranhão tem avançado cada vez mais e as provas estão evidentes em diversos níveis. Primeiro, com a diminuição do número de presos que não retornaram à Penitenciária de Pedrinhas, após o benefício da saída temporária da Semana Santa, segundo informa o Portal Página 2 em reportagem sobre o assunto.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, no total 46 presos não retornaram á Penitenciária de Pedrinhas após a saída temporária da Semana Santa, concedida pela Justiça. Este dado atual confirma que o número de presos que não retornaram neste período sofreu mais uma queda neste ano. O dado é um comparativo entre os anos de 2014 a 2017. Um avanço alcançado de acordo com as expectativas do Governo do Maranhão em relação à Segurança Pública.
Ainda segundo os dados nos arquivos da Seap, e já veiculados pelo portal Página 2, em 2014, de 230 presos liberados, 47 não retornaram; em 2015 de 276, não voltaram à Penitenciária 54 apenados, e em 2016, de 351, não retornaram 47 (mesmo dado dado de 2014, ou seja, já sofrendo uma queda considerável).
Vale lembrar que, ainda em abril deste ano, dados do Sistema de Informações Penitenciárias mostraram que, em 2014, o estado fechou o ano como primeiro no ranking de óbitos intencionais, com 47,5% da taxa de homicídios, seguido pelo Piauí, com 31,4%. Em pouco mais de dois anos de gestão, o Governo do Estado tirou o Sistema Penitenciário do Maranhão do topo da lista dos mais violentos do Brasil, e agora ocupa a última colocação.
De 24 homicídios registrados em 2014, o Maranhão fechou 2015 com uma redução de 75% na taxa de mortes dentro de presídios, registrando seis ocorrências. Já em 2017, com os investimentos feitos, o Governo encerrou o primeiro trimestre sem nenhum registro de óbito por homicídio, o que confirma a saída do sistema carcerário maranhense do descaso ao qual foi submetido ao longo de décadas.
Segurança Pública estruturada
Além destes dados, as provas dos avanços nos últimos quatro anos vem sendo mostradas pelos investimentos na segurança pública de forma estrutural e de efetivo de policiais que aumenta consideravelmente. Em entrevista recente à Rádio Timbira, o governador Flávio Dino abordou estas mudanças e os investimentos. Em 2017, o Maranhão atingiu a marca de mais de 12 mil policiais, número recorde em toda a história. Além disso, houve a aquisição de 570 novas viaturas, fatores que foram essenciais para a diminuição de mais de 20% nos crimes violentos na Região Metropolitana de São Luís e em todo o Estado.
O governador reforçou também o anúncio do concurso para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros ainda este ano. “Nós esgotamos esse ciclo. Eu tinha o compromisso de nomear mil novos policiais, nomeei quase 3 mil. O triplo do que eu havia me comprometido. E agora é hora do concurso. O edital sai esse ano, as provas também serão neste ano, para que no próximo ano nós tenhamos mais policiais nomeados. A experiência mostra que é o caminho para nós reduzirmos a criminalidade”, realçou.
No sistema penitenciário, Flávio Dino destacou que o Governo conseguiu com que o Maranhão voltasse a normalidade depois de anos de fugas, rebeliões e ocorrências de mortes bárbaras. “Estamos corrigindo esses problemas com investimentos”, pontuou, citando o fim da terceirização, nomeação de novos agentes e dando oportunidade de trabalho para os presos.
“São processos contínuos de mudança porque é muita coisa. Tudo no Maranhão é urgente, para hoje, para ontem e para amanhã. Nós estamos também com esse ritmo acelerado para dar conta dessas demandas, porque infelizmente a gente herdou um estado destruído, em escombros, não há uma única área que a gente não identifique problemas acumulados em décadas e as medidas corretivas que nós estamos adotando”, reiterou o governador Flávio Dino. A Segurança Pública do estado não mudou apenas no Sistema Penitenciário, mas em toda a sua estrutura e com tendências só de melhoras.
Carreta carregada com cerveja colide com caminhonete e deixa uma pessoa morta em Caxias 

                                                                                                (foto WhatsApp)
Por volta do meio-dia e 40 min desta quinta-feira (20), um grave acidente, envolvendo uma carreta carregada com de cerveja e uma caminhonete modelo Nissan Frontier, deixou o saldo de uma pessoa morta. O acidente foi registrado próximo da Edeconsil, já se aproximando do perímetro urbano de Caxias.

Informações preliminares dão conta que chovia no momento do acidente. A carreta vinha da cidade de Alagoinha-BA com destino a fabrica da Schincariol em Caxias. O condutor da caminhonete, com placa de Lago da Pedra-MA, teria perdido o controle do veiculo, invadindo a contra mão causando a inevitável colisão. 

Com o impacto da colisão a carreta ficou sobre a caminhonete, provocando a morte imediata do condutor, identificado como Mauricy Cardoso Moreira da Silva, de 37 anos. O motorista da carreta não teve ferimentos e permaneceu no local. 

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiro, PRF, PM e Policia Civil foram acionadas para registrar a ocorrência. 

Muitos engradados de cerveja ficaram espalhados pela pista. No momento do acidente o transito ficou lento no local. 




fonte: João Lopes/Noca

   

No MA, 45 presos saem na Páscoa e decidem ficar logo pro Natal 


Pelo menos 45 detentos beneficiados com a saída temporária de Semana Santa não voltaram ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas no prazo estabelecido pela Justiça.
A informação é da1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, que autorizou as saídas.
Segundo a portaria de liberação, o retorno dos internos deveria ocorrer até o fim da tarde de terça-feira (18). Mas eles parecem ter decidido ficar logo nas ruas até o Natal.
“Esses apenados que não retornaram ao presídio já são considerados foragidos”, afirmou a juíza Ana Maria Almeida, titular da 1ª VEP. Por isso, já foram expedidos mandados de prisão contra os fugitivos.
Durante todo o ano passado, foram autorizadas cinco saídas temporárias de presos do sistema prisional maranhense. No total, 180 deles também não voltaram aos presídios onde cumpriam penas.
do Blog do Gilberto Leda 
Blog recebe denuncia contra motorista de caçamba que presta serviço para a Secretaria de Limpeza 

                                                                                             (imagem ilustrativa)  
Um leitor do Blog do Irmão Inaldo denunciou, mas pediu sigilo com medo de perseguição por parte da Prefeitura de Caxias, que una equipe de gari que trabalha na limpeza e varrição das ruas dos bairros Refinaria e Castelo Branco, foram humilhados com ofensas e palavras de baixo calão pelo motorista da caçamba, identificado pelo apelido de Careca. O fato que deixou indignado o leitor do Blog ocorreu na tarde desta quarta-feira (19) no bairro Castelo Branco e os garis que foram humilhados pelo motorista Careca pertencem a equipe da fiscal Raimunda.  

É bom o coordenador Zé Claudio, da Limpeza Publica, averiguar essa denuncia e tomar algum tipo de providencia em relação a conduta do motorista Careca, que não tem nenhum direito de humilhar e ofender os garis, pois até onde sei, o mesmo é apenas um prestador de serviço para a Prefeitura de Caxias.