segunda-feira, 24 de abril de 2017

Quem não votou nas ultimas eleições tem até 02 de maio para se regularizar


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibilizou nesta segunda, 24 de abril, lista com os nomes dos 54.371 eleitores do estado que terão o título cancelado caso não regularizem a situação até o dia 2 de maio. O motivo do cancelamento é que estes eleitores não votaram ou justificaram o voto por 3 eleições consecutivas. Só em São Luís, são 10.303 eleitores nesta situação.

Antes de se deslocar até um cartório eleitoral, o eleitor pode confirmar no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, clicando no banner “títulos passíveis de cancelamento”, se está nesta condição. Ele pode ainda ligar para o número 0800 098 5000 (de segunda a sexta, das 8 às 18h) ou ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado como uma eleição. Já o parágrafo 6º do Provimento n.º 1/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”.

No entanto, é importante destacar que os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.
Chuva alaga ruas do Centro de Caxias 



A chuva que atingiu Caxias alagou diversas ruas do Centro da cidade na tarde desta segunda-feira (24), como a Otávio Passos  e a Nossa Senhora de Fátima. A previsão, segundo a Meteorologia, é de mais chuva para esta noite

fotos Facebook 


Parceria entre Estado e Município garante benefícios para a agricultura familiar de Santo Amaro  


O Governo do Estado entregou um conjunto de ações e benefícios para o setor de produção em Santo Amaro (MA). A solenidade ocorreu no último dia 21 no Centro de Artesanato Casa Branca, onde também houve a comercialização de produtos agrícolas durante a 1ª Feira de Agricultura Familiar do município.

Representando o governador Flávio Dino, esteve presente o secretário de Estado da Agricultura Familiar Adelmo Soares. Na oportunidade foi entregue à prefeitura um quadriciclo e aos agricultores, sementes de feijão e kits feira, composto por barracas, balança eletrônica, caixa de isopor e caixa plástica vazada. 

Em Santo Amaro, representantes da Prefeitura e do Estado assinaram um ACT – Acordo de Cooperação Técnica e adquiridos os produtos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Estes investimentos se somam a outros tantos desenvolvidos pela atual gestão estadual, por meio do Sistema SAF, que integram a política de apoio à agricultura familiar e regularização fundiária.


As autoridades presentes na solenidade, participaram ainda da inauguração do escritório Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão – AGERP no município de Santo Amaro

“Estamos fortalecendo todo o ciclo da política agrícola e de reforma agrária que o Maranhão executa, com a garantia do acesso à terra, apoio à comercialização, assistência técnica e fornecimento dos equipamentos necessários, no caso maquinário e também sementes”, enfatizou o secretário Adelmo Soares.

O Sistema SAF é composto pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural –Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA.

fonte: Mano Santos 
Vereador Tevi vai questionar Sargento Moisés 


O Blog tomou conhecimento através de fontes que o vereador Tevi (SD) comentou nos bastidores que vai questionar o vereador Sargento Moisés  na próxima sessão. O questionamento, poderá ser feito na sessão de logo mais na Câmara Municipal, e será sobre à administração do prefeito Fábio Gentil.  
Tevi disse que vai questionar o vereador Sargento Moisés para obter a informação de onde ele (Moisés) encontra tantas mentiras para argumentar e defender a pífia administração do prefeito Fábio Gentil.
Em tempo
Na sessão de segunda-feira (17) o vereador Tevi utilizou a tribuna da Câmara e declarou ser oposição ao prefeito Fábio Gentil. O parlamentar também comentou nos bastidores, sempre que for preciso, utilizará a tribuna  para denunciar os desmandos do governo Fábio Gentil.
Ainda em 2016, Jornal dos Sarney's vazou delações contra Flávio Dino 


Em agosto de 2016, o Jornal O Estado do Maranhão e no site Imirante mostram que o sistema Mirante de comunicação sabia da delação contra o governador Flávio Dino (PCdoB). Ao contrário do factoide criado sobre uma suposta interferência do governador, o jornal da família já havia vazado o conteúdo do depoimento do ex-executivo da Odebrecht, José de Carvalho Filho.

No dia 07 de agosto de 2016, a página 3, de “O Estado”, informou que o governador Flávio Dino havia sido citado por executivos da Odebrecht como beneficiário de pagamento no valor de R$ 200 mil em propina. O conteúdo do delator José Carvalho Silva, só foi divulgado na semana passada e coincidiu com o mesmo valor publicado pelo EMA e pelo Jornal O Globo, um dia antes.

Dino conseguiu no dia 17 de março documento emitido pela Câmara do deputados que comprova sua inocência, ao mostrar que não era relator de um projeto de Lei a qual supostamente teria recebido propina da Odebrecht. Foi essa prova que mexeu com os nervos da oposição.

O Supremo Tribunal Federal criou uma comissão para investigar o vazamento do conteúdo das delações antes mesmo de ser liberado a imprensa. Diante das informações privilegiadas comprovadamente recebidas pelo jornal da família Sarney, é preciso saber como o as parceiras Mirante e Globo sabiam do caso.