sexta-feira, 15 de setembro de 2017

'Gato Net': Policia desmonta rede clandestina de internet no Maranhão 

David Gomes da Silva e Antonio Cabral Borges foram presos por força de
mandatos de prisão. A policia acredita que o prejuízo dado  a empresa
supera R$ 1 milhão
Dois homens foram presos e um farto material apreendido, além de uma arma de fogo, pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da operação ‘Gato Net’ realizada em Bacabal e municípios vizinhos, por agentes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC). A vítima foi a empresa OI Velox, que informou à polícia um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão.
David Gomes da Silva e Antônio Cabral Borges foram presos por força de mandados de prisão expedidos pela Justiça do Maranhão. Eles são apontados pela polícia como responsáveis por desviar material da empresa e distribuir internet de forma clandestina a diversos moradores da região. Ambos trabalhavam na Conecta, uma empresa que terceiriza serviços para a OI.
Mario Assunção quer o médico Magno Magalhães no comando da Secretaria de Saúde 


Se for para medir a desenvoltura da atual secretária de Saúde de Caxias aconselhamento dado pelo vereador Mário Assunção (foto) ao colega de Casa, médico Magno Magalhães as coisas não andam muito bem.

Na sessão da Câmara de Vereadores da última quarta-feira (13), o vereador Mário Assunção fez gestos de defesa do nome do colega de Parlamento, médico Magno Magalhães para que este assuma a Secretaria Municipal de Saúde.

Em sua fala Mário Assunção aconselhou o médico Magno Magalhães a amadurecer a ideia de se tornar o próximo secretário de Saúde do município. Se Assunção falou isso é porque com certeza existe consenso sendo desenhando entre seus pares na Câmara pelo nome do colega Magno Magalhães que inclusive é professor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de Caxias.

Mário Assunção menos sendo muito jovem é conhecedor profundo dos bastidores da Câmara de Caxias e não iria falar isso atoa inclusive sugerido e aconselhando mudança no comando da Saúde do município.

Blog do Ludwig 
Assembleia Legislativa aprova 30 anos como idade máxima para ingressar na Policia Militar 

Humberto Coutinho comandou a sessão movimentada
no parlamento estadual 
A Assembleia Legislativa transformou em lei, ontem, a Medida Provisória nº 244, editada pelo governador Flávio Dino, que aumentou de 25 para 30 anos a idade máxima de acesso à Polícia Militar do Maranhão. A MP altera dispositivo da Lei nº 6.513, de 30 de novembro de 1995, que dispõe sobre o Estatuto da PM. A aprovação se deu por unanimidade numa sessão movimentada, comandada pelo presidente Humberto Coutinho (PDT) e marcada por escaramuças entre Situação e Oposição. 

O governador justificou a mudança argumentando a necessidade de ampliar o acesso às fileiras da Polícia Militar, “tendo em vista a realidade vivida, tanto no referente ao aumento do número de habitantes no Estado, quanto na crescente expectativa de vida da população”. O governador reforçou o argumento prevendo que “o aumento da idade máxima para o ingresso na Polícia Militar permitirá uma seleção mais rigorosa, vez que haverá maior concorrência e competitividade entre os candidatos, resultando na escolha de pessoal mais qualificado. A urgência deriva da imperatividade de estruturar e equipar os órgãos voltados à segurança pública no Maranhão, inclusive com a imediata abertura de concurso público”.
Comunidades quilombolas de Matinha são beneficiadas com kits de irrigação 


O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, esteve na comunidade São Caetano, município de Matinha, coordenando a entrega de kits de irrigação. A ação foi acompanhada pela prefeita Linielda de Eldo, pelo presidente da Agerp, Julinho, pelos representantes do Iterma, pelo secretário de Agricultura de Matinha, pelo presidente da associação dos moradores e do sindicato dos trabalhadores rurais.

Promovido pelo Sistema SAF, o programa visa melhorar a produção e renda dos agricultores e extrativistas do Território Quilombola de Matinha e também do Programa Quintais Produtivos, projeto elaborado pelo MIQCB. Para a prefeita Linielda de Eldo, os kits ajudarão na produção das famílias de agricultores familiares, quilombolas e mulheres quebradeiras de coco babaçu de Matinha.


De acordo com o secretário Adelmo Soares, o papel do Sistema SAF vai além da entrega dos kits. “Os kits foram entregues e nós estamos, ainda, acompanhando e instruindo os agricultores familiares para que sua produção aumente cada vez mais. Vamos trabalhar fortemente para que a produção seja comercializada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, com isso resgatar a dignidade e qualidade de vida de quem precisa da terra para produzir”, disse. O projeto ‘Quintal Produtivo’ tem o objetivo de oferecer ao agricultor familiar uma estrutura onde ele possa produzir o ano inteiro em uma área próxima à sua residência, com a finalidade de agregar valor e melhor utilizar a mão-de-obra da família. A área que o projeto compreende é de 1.000 m² e podem ser cultivados até seis culturas diferentes além das hortaliças.

Os kits são compostos, na parte agrícola, de machado, carro de mão, pulverizador, enxada, regador, cavadeira, facão, foice, pá de bico, balde, bota de borracha, máscara, luva, capacete, balança de prato, caixa plástica para verdura e conjunto para jardim com 5 peças. Já na parte de irrigação contém bomba, tubos, micro aspersores, filtro de disco, válvula de sucção, mangote, braçadeira e chave magnética.