quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Aluna de Química é aprovada em mestrado do PI 

Regiane Teixeira da Silva foi aprovada para o mestrado Química dos Materiais na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Mais uma aluna do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias conseguiu aprovação em seleção de mestrado. Desta vez, Regiane Teixeira da Silva, do curso Licenciatura em Química, foi aprovada para o mestrado em Química dos Materiais na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina. O mestrado ofertado pela universidade é avaliado pela CAPES/MEC com conceito 3. A seleção foi desenvolvida em três etapas: prova escrita, análise do currículo e entrevista. Na primeira etapa, a aluna ficou em terceiro lugar. Já na segunda etapa, passou em primeiro, e na terceira, concluiu em segundo lugar.


Regiane, que irá colar grau em fevereiro, ingressou no instituto em 2014 e, durante os anos de graduação, sempre foi destaque na turma por participar de projetos de iniciação científica, extensão e monitoria. Sob orientação do professor Joaldo da Silva Lopes, coordenador do curso de licenciatura em Química, a aluna participou de três projetos pelos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), sendo que em um dos Pibic teve bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com bolsas pelo CNPq.
Joaldo contou que, nas disciplinas que ministrou, a aluna sempre buscava ir além do que era proposto e suas notas sempre estavam entre as melhores. “Regiane é muito dedicada no que se propõe a fazer. O resultado da aprovação de Regiane no mestrado foi uma felicidade para todos nós. Ficamos mais felizes ainda pelo seu excelente desempenho na prova escrita e currículo”, frisou o professor. Ele destacou ainda que “durante o período que desenvolvemos os projetos de pesquisa, ela sempre demonstrou muito interesse na pesquisa, nos artigos científicos, dedicação, curiosidade e talento na escrita, que são atributos essenciais ao pesquisador”, pontuou. O coordenador acredita que “certamente Regiane concluirá seu mestrado com êxito. Espero que em um futuro breve retorne ao instituto como profissional para integrar à nossa equipe de professores”.
Em 2015, Regiane participou do Projeto Rondon, que é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior públicas e privadas, contribuindo para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes.
No ano seguinte, a aluna foi aprovada em primeiro lugar para monitora da disciplina Química Geral. Regiane também atuou em diversas atividades de extensão, como na terceira Jornada Acadêmica, em 2016. No último ano, a aluna também participou do 57º Congresso Brasileiro de Química, em Gramado/RS, evento anual promovido pela Associação Brasileira de Química, com o objetivo de congregar a comunidade química, incentivando o estudo, a difusão e o conhecimento da química entre profissionais e estudantes.
Para a aluna, as atividades desenvolvidas durante a graduação foram importantes para formação do currículo, mas também a ajudaram no desenvolvimento de habilidades e a ampliar a visão sobre a pesquisa. “Durante o curso, tive apoio e incentivo dos meus professores e isso foi essencial. O professor Wallonilson me ajudou nos estudos para a prova do mestrado. A instituição me deu oportunidade de participar de muitos eventos, não só na área específica de química”, comentou.
No final de 2017, Reginara Teixeira da Silva, ex-aluna de Biologia do Campus Caxias e irmã de Regiane, foi aprovada nos mestrados em Microbiologia e Biotecnologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. “Para mim, não foi nenhuma surpresa, porque Regiane sempre foi muito focada nos estudos, além de sempre ser muito participativa. Fiquei muito feliz com a aprovação, que foi por mérito. Em relação aos estudos, nossos pais sempre nos incentivaram e tivemos apoio em tudo. Apesar de sermos de família humilde, nunca nos faltou nada, e estudar para dar um futuro melhor para eles sempre foi um prazer. Pois tudo que somos hoje é graças à educação que tivemos em casa, principalmente. Agradeço a Deus, minha família, amigos e professores que contribuíram com a nossa trajetória”, destacou Reginara.
Iracema Silva Teixeira, dona de casa, e Reginaldo Pinto da Silva, mecânico, são os pais das futuras mestrandas. Eles receberam a notícia com muita alegria e não escondiam o orgulho. “Nós estamos muito orgulhosos de termos essas filhas maravilhosas. Em dezembro, recebemos a notícia que nossa filha mais velha foi aprovada no mestrado. Agora em janeiro, foi Regiane. Só temos a agradecer a Deus por essas conquistas, pois nossas filhas, tão novas, já estão conquistando coisas assim. Ficamos muito felizes com a notícia e também por saber que todo esforço e sacrifício para dar uma educação para nossas filhas não foram em vão”, comemorou dona Iracema. Para o pai, “a instituição teve um papel fundamental nessas conquistas, pois elas sempre tiveram apoio e incentivo dos professores. Por isso, eu não tenho nada a reclamar só agradecer. Espero que minha filha mais nova também seja aluna da instituição e que minhas outras filhas possam retornar como professoras ao IFMA”, declarou Reginaldo Pinto.
Para a diretora de desenvolvimento educacional, Waldirene Pereira Araujo, Regiara e Regiane são exemplos a serem seguidos por estudantes do Campus Caxias. “Parabenizamos e destacamos a importância da trajetória formativa para o desenvolvimento profissional das mestrandas. A aprovação demonstra que todos os alunos também têm a oportunidade de ingressarem em programas de pós-graduação”, avalia a diretora.
Para o diretor-geral do campus, João da Paixão Soares, a instituição continua colhendo frutos de um excelente trabalho. “Com orgulho, recebemos a aprovação de Reginara. E muito mais felizes ficamos ao saber da aprovação de sua irmã, Regiane. As duas sempre se destacaram no curso. Um detalhe é que as alunas demonstram que estamos desenvolvendo um bom trabalho em relação à verticalização do ensino.” O diretor destacou ainda que “o sucesso do IFMA é demonstrado por meio dessas conquistas, o que vem a fortalecer o desenvolvimento científico de Caxias e região”, finalizou.
Prefeito de Caxias não paga abono aos professores contratados


Foi humilhante a forma como o prefeito Fábio Gentil e a secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno tratou hoje os professores contratados do município.
Eles, (os professores contratados do município de Caxias), que trabalharam até o mês de dezembro do ano passado, não tiveram direito ao abono salarial pago nesta quarta-feira (31) aos professores após forte pressão do SINTRAP. Tiveram direito ao abono salarial somente os professores concursados. 
Hoje pela manhã ao se dirigirem a agencia do Banco do Brasil do centro para conferir o saldo da conta bancaria, muitos professores contratados se sentiram humilhados e ridiculaizados, pois enfrentaram fila e na hora "H" encontraram a conta zerada. 
Uma professora contratada enviou um zap (foto) para o Blog. Um pouco exaltada, na mensagem ela chama o prefeito de sacana, pede para nós meter o pau no gestor e no final disse que se sentiu humilhada. 
O assunto do pagamento do abono salarial somente para os professores concursados da rede municipal de educação dominou as redes sociais e as rodas de conversas nas esquinas de Caxias. 
Indignados, a maioria dos professores contratados comentavam entre si na agencia do BB que em breve darão ao prefeito Cabeludo a resposta por essa humilhação sofrida pela categoria neste 31 de janeiro de 2018. 
É aguardar e conferir. 



Mesmo condenado, Lula segue liderando pesquisa eleitoral 


O instituto DATAFOLHA divulgou, nesta quarta-feira (31), a primeira pesquisa eleitoral após a condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no TRF-4, na semana passada.
Apesar da condenação, Lula segue liderando todos os cenários apresentados, variando o percentual entre 34% e 37%. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) é o segundo colocado aparece na segunda colocação em todas as simulações feitas com o nome do ex-presidente, variando entre 15% e 18% das intenções de voto. Os demais nomes não conseguiram alcançar dois dígitos nas pesquisas.
Na simulação de um eventual segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva venceria o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com 49% contra 30%. Contra a ex-senadora Marina Silva, a vitória seria por 47% a 32%. Já diante de Jair Bolsonaro, o petista levaria vantagem com 49% ante 32% do adversário.
O Datafolha também apresentou um cenário sem a presença do petista, uma vez que pode ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Nessa situação, a liderança é do deputado federal Jair Bolsonaro, que tem seu percentual variando entre 18% e 20%. Marina Silva (REDE) seria a segunda colocada com 13% e seguida de perto por Ciro Gomes (PDT) com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, ambos com 8%.
O levantamento foi realizado entre segunda (29) e terça-feira (30). Foram ouvidas 2.826 pessoas em 174 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
VÍDEO: Radialista Cesar Sabá fala sobre o abono salarial pago aos professores pelo prefeito Fábio Gentil 

Em um vídeo gravado nos estúdios da TV Sinal Verde durante o programa Cidade Livre do apresentador Albino José, o radialista e pré-candidato a deputado federal Cesar Sabá fala sobre o verdadeiro valor do abono salarial pago aos professores nesta quarta-feira (31) pelo prefeito Fábio Gentil. Vale ressaltar que o radialista foi o único pré-candidato por Caxias a opinar em favor do sofrido educador caxiense.  

Assista o vídeo abaixo.     




Após muita pressão dos professores, Fábio Gentil paga hoje o abono do FUNDEB


Após muita pressão por partes dos professores da rede municipal de educação, que começou no final do ano de 2017, o prefeito Fábio Gentil, o Cabeludo (PRB), ordenou para hoje (31) o pagamento do abono salarial dos educadores. A informação dando conta do pagamento do abono de R$ 1.000,00 (mil reais) começou a circular nas redes sociais com veemência nesta terça-feira (30). Os asseclas do Cabeludo divulgaram com grande alarde a "novidade". 

Vale destacar que o mesmo valor de R$ 1.000 (mil reais) pago aos professores em 2014 pelo ex-prefeito Léo Coutinho, segundo o então vereador Fábio Gentil, era uma "mixaria". Durante uma sessão legislativa em 2014 na Casa do Povo, o edil oposicionista vociferava da tribuna que o abono salarial pago pelo prefeito na época Léo Coutinho, era uma mixaria e vergonhoso para a categoria. 
A atitude do atual prefeito de quando era vereador da oposição na Câmara Municipal foi relembrada e gerou revolta nos educadores que foram para a porta da prefeitura manifestar indignação contra o gestor público municipal. A categoria cobrou um abono salarial digno e garantido por lei aos professores, referente a sobra repassada pelo Ministério da Educação aos cofres públicos municipais. 
Mais

Vale ressaltar, que o abono salarial de R$ 1.000,00 (mil reais) que irá ser pago nesta quarta-feira (31) aos professores pelo prefeito Fábio Gentil não terá o mesmo poder aquisitivo do abobo que foi pago em 2014 pelo ex-prefeito Léo Coutinho. Para igualar ao valor da ex-gestão, pecando em conta os reajustes salariais, o Cabeludo teria que pagar um abono em torno de R$ 1.400 (mil e quatrocentos reais). 


O SINTRAP alega uma cifra de quase R$ 6 milhões nas contas do FUNDEB, o que fazendo os cálculos -  considerando os 1.700 professores da rede publica municipal de ensino, resultaria num abono de aproximadamente de R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais) aos professores, mais do que merecido, a julgar pelo importante papel do professor na sociedade. 

Nota de Falecimento 


Rednan dos Santos faleceu aos 55 anos 

É com muito pesar que informamos sobre a morte ocorrida na noite desta terça-feira (30) do nosso  amigo e companheiro de jornada Rednan dos Santos. Há dois anos ele travava uma luta contra um câncer na próstata, passando por várias internações no Hospital Regional de Caxias e na UPA. Ele era casado com a professora Jesus, desse casamento nasceu uma filha que já é maior de idade. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

O agora saudoso Rednan dos Santos trabalhou na extinta TV Paraíso. Seu ultimo trabalho foi desenvolvido no setor de divisão de transportes da Secretaria Municipal de Educação nas administrações dos exs prefeitos Humberto Coutinho e Léo Coutinho. Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão.

Deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Maranhão entra na área de alerta para vacinação contra febre amarela 


O Maranhão foi incluído pelo Ministério da Saúde na chamada área de alerta para vacinação contra febre amarela.
De acordo com o MS, o estado é considerado como região endêmica e a recomendação é que a vacina esteja disponível nos 217 municípios.
A Secretaria de Estado da Saúde está orientando os agentes municipais de saúde a ficarem atentos quanto a questão da necessidade da vacinação.
Pessoas que já tomaram uma dose da vacina uma vez, por exemplo, não precisam de uma segunda.
Na semana passada, autoridades ligadas ao setor da saúde estadual receberam a informação revelando que quatro macacos foram encontrados mortos em um povoado da zona rural da cidade de Riachão, distante 860 km da capital São Luís.
Agentes comunitários de saúde foram até o local e não encontraram os animais.
O caso, no entanto, continua sendo investigado.
Com informações do G1 Maranhão
Caros amigos e amigas caxienses...


Inicialmente quero agradecer, de todo coração, a iniciativa de todos vocês de realizar a missa de 30 dias em intenção do nosso querido e amado líder, esposo, pai e amigo Humberto Coutinho, de saudosa e impagável memória.

Infelizmente não poderei participar fisicamente deste sagrado momento. Estou convalescendo de cirurgias de catarata, uma realizada nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, e a outra que será realizada no dia 1º de fevereiro. Mesmo com o sucesso da cirurgia e meu ótimo estado clínico, o médico recomendou absoluto repouso da primeira cirurgia e que este repouso seja mantido na preparação da segunda.

Iremos a uma missa aqui e mesmo à distância, estaremos presentes em oração e espírito junto com todos vocês e sei que o nosso amado Humberto está feliz e agradecido, vendo que seus amigos não o esquecem e sempre estão orando por ele.

Um grande e carinhoso abraço a todos e que Deus esteja sempre conosco.

Cleide Coutinho
Lula pede habeas corpus no STJ para evitar prisão 


Os advogados do ex-presidente Lula entraram hoje no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com um pedido de habeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de antecipação de cumprimento da pena a que ele foi condenado, de 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

No julgamento do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), os desembargadores afirmaram de forma clara que Lula dever ser preso assim que os recursos que seus advogados apresentarem à corte forem julgados.

O pedido feito hoje busca evitar que isso ocorra antes que os tribunais superiores de Brasília esgotem a discussão do caso.

A defesa pretendia num primeiro momento esperar que os embargos de declaração que fará ao TRF-4 fossem apresentados para só então decidir se pediria um habeas corpus ao STJ.

Decidiu entrar hoje com o recurso depois que vários habeas corpus foram apresentados por pessoas desconhecidas, que não têm qualquer relação com Lula ou com os advogados que o representam.

As chances de Lula no STJ são consideradas remotas. O relator dos casos da Operação Lava Jato na corte, Félix Fischer, costuma corroborar quase todas as decisões do juiz Sergio Moro e do TRF-4.

Ele está de férias e portanto a decisão poderia ser proferida pelo ministro Humberto Martins, que está no plantão do tribunal. As apostas, no entanto, são de que o magistrado preferirá esperar pela volta dos colegas, no dia 1º de fevereiro.

Caso Fischer negue o pedido, o caso será encaminhado à 5a Turma do STJ, também considerada alinhada com a Lava Jato.

Em caso de nova derrota, os defensores de Lula devem então entrar com pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal).

O caso será analisado pelo ministro Edson Fachin num primeiro momento. Ele pode tanto decidir sozinho como encaminhar o caso à 2ª Turma do STF ou até mesmo ao plenário do tribunal.

A 2ª Turma é integrada por ministros que têm concedido habeas corpus e portanto a liberdade a presos por entender que a prisão depois de julgamento por um tribunal colegiado, a chamada segunda instância, é possível mas não obrigatória. E deve ser justificada. (Folha de SP)

Blogueiro Caio Motta faz live no Facebook com o secretário municipal Catulé Junior 

O secretário municipal de Governo, Catulé Júnior, é o entrevistado, na noite desta terça-feira (30), do blogueiro Caio Motta, conhecido em Caxias por seus bate-papos em transmissões ao vivo pelo Facebook.

Ações governamentais e cenários políticos estarão na pauta de discussão.

Além da conversa com o blogueiro caxiense, na oportunidade, o secretário Catulé Júnior estará respondendo a perguntas dos internautas que estiverem acompanhando a entrevista.

A live será transmitida no Facebook de Caio Motta, a partir das 19h.




Ex-comandante do 2º BPM recebe o prêmio REMADO 2017 

Ten-Cel PM Jurandy de Sousa Braga exibe a premiação 
O ex-comandante do 2º BPM (Caxias), Ten-Cel PM Jurandy de Souza Braga, atualmente comandando o 17º BPM (Codó), foi um dos agraciados com o Prêmio REMAD (Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas), 2017.

A solenidade aconteceu na ultima sexta-feira, dia 26 de janeiro, no Teatro da Cidade (antigo Roxy) em São Luís. O Prêmio REMADD é uma forma de homenagear pessoas e instituições que atuam na política sobre drogas no Estado do Maranhão.
Ao todo, foram homenageadas 134 personalidades e instituições de vários municípios e regiões do Estado. O prêmio contempla as categorias de ações de prevenção, cuidado e acolhimento, redução de danos, reinserção social, comunicação, pesquisas e avaliações, literatura, justiça e segurança, políticas públicas e grupos de mútua ajuda.

O 17° BPM foi uma das unidades da Polícia Militar que mais efetuou prisões em flagrante por tráfico de drogas no Estado do Maranhão em 2017. Foram quase 150 kilos, somente de maconha aprendidos.
fonte: Blog do Acélio com informações da ASSECOM/17° BPM
Gasolina sobe pela 13ª semana seguida no pais 


O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 13ª semana seguida, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O valor médio por litro passou de R$ 4,183 para R$ 4,198, uma elevação de 0,35%. Na mesma semana, a Petrobras baixou o preço do combustível nas refinarias em 0,52%, seguindo sua política de preços de reajustes quase diários com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.
Essa política foi adotada pela Petrobras em julho de 2017, mesmo mês em que o governo elevou os impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final calculado pela ANP já acumula alta de 19,6%.
O diesel também terminou a semana em alta, subindo de R$ 3,368 para R$ 3,381, ainda segundo a ANP. O valor representa aumento de 0,38% na semana. Na mesma semana, a Petrobras aumentou o preço nas refinarias em 0,26%.
Os dados consideram a variação de preços entre a semana terminada em 20 de janeiro e a que se encerrou no dia 27. São coletados pela ANO os preços em 459 localidades. (G1)

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Feira da Agricultura Familiar será realizada em São Raimundo das Mangabeiras 


A próxima Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) será realizada na cidade de São Raimundo das Mangabeiras. O evento é um compromisso do Governo do Maranhão em benefício dos pequenos agricultores com oferta de capacitações, tecnologias, troca de experiências exitosas e oportunidade de comercialização dos produtos. Os detalhes para alinhamento da Agritec foram discutidos na semana passada. O evento está marcado para os dias 24, 25 e 26 de abril.

O secretário adjunto de Organização Produtiva da SAF, Chico Sales, ressaltou a importância da parceria do Governo do Maranhão com outras entidades governamentais, como as prefeituras, e com movimentos sociais na construção de um evento de qualidade.

“É com muita satisfação que vejo a presença de tantas representações sociais, de parceiros e municípios nessa reunião da Agritec. É com o apoio de todas as entidades que temos conseguido fazer um evento lindo por onde passamos, no apoio ao agricultor e agricultora familiar maranhense”, pontuou Chico Sales.

Após a reunião, a comitiva visitou o local onde será realizado o evento, junto com o secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras, Isaías de Sousa.

Também estiveram presentes na reunião representantes do Sistema SAF (SAF, Agerp, Iterma), como a secretária adjunta de Extrativismo Luciene, Dias Figueiredo, a superintendente de Comercialização Marilene Bandeira, o gestor da Agerp Regional do Cerrado Sul Maranhense, Aldecy Pereira, técnicos da Agerp na região; representantes das prefeituras municipais de São Raimundo das Mangabeira, Sambaíba e Balsas; Embrapa; Sebrae; IFMA; IBGE; AGED; Banco do Brasil; Regional Sul da Fetaema; UNICAFES; Vigilância Sanitária do Maranhão; associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais das cidades de Balsas, Carolina, Feira Nova, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

A segunda reunião, com o comitê de organização, será realizada em São Raimundo das Mangabeiras no dia 5 de fevereiro.

Sobre a Agritec

A Agritec é a maior feira de agricultura familiar e agrotecnologia do Maranhão. Nela, agricultores e agricultoras familiares do Cerrado Sul terão acesso à formação com cursos e palestras, contato com novas tecnologias para beneficiar sua produção e também comercializarão os seus produtos. O evento já foi realizado 14 vezes, com a presença de mais de 230 mil pessoas e com mais de 25 mil agricultores capacitados. Mais de R$ 1,5 milhão foi movimentado em comercialização ao longo das edições da feira.
Prefeitura de Aldeias Altas divulga as atrações que irão animar o Carnaval 2018


A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas divulgou nesta segunda-feira (29) os nomes das atrações musicais que irão animar o Carnaval 2018 no município. O período carnavalesco acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro. 

Atrações locais e nomes como Limão Com Mel, Rosa Xote, Skema 10 e outros fazem parte da lista. Serão 4 dias de muita festa, alegria e segurança, onde a Avenida João Rosa será palco da realização deste grande evento, contando com ampla estrutura de palco, sonorização, iluminação e segurança.   

"Foi tudo programado com muito carinho e pensado para o conforto dos nossos foliões  e também dos visitantes que sempre optam por passarem o carnaval aqui em Aldeias Altas. Lembrando também que haverá matinê para as crianças e folia no Balneário Limpeza", disse o prefeito Zé Reis. 

Como no ano passado, novamente a Prefeitura de Aldeias. Altas realizará o Carnaval em parceria com o Governo do Estado e sob a organização da Coordenação Municipal de Cultura.   
Prévia de Carnaval realizada pela Secretaria de Cultura não consegue atrair publico 



Foi um fiasco de publico e animação a prévia carnavalesca realizada no sábado (27) pela Secretaria de Cultura na Avenida da Cohebi, na região dos bares mais conhecida como Currutela no bairro Volta Redonda. O folião caxiense não se animou pra ir até o local se divertir ao som da Jardineira, cujo repertório principal são as antigas marchinhas carnavalescas, que só traz animação mesmo para pessoas da terceira idade.   
Com o impasse criado desde o ano passado pelo governo municipal com os proprietários de  "Paredões" o Carnaval caxiense desse ano está em risco de ser o pior da região. A prova aconteceu sábado na Currutela, um dos locais de grande presença de publico nos finais de semana, a Jardineira, com suas marchinhas que fizeram muito sucesso nos carnavais dos nossos avós, além de afastar o publico não conseguiu atrair a juventude que preferiu ficar em casa ou mesmo se divertir em outro local, para a indignação dos comerciantes da Currutela.  
As imagens acima enviadas por um internauta valem mais do que mil palavras. 
Vereador Repórter Puliça bateu o carro e foi preso novamente pela PM 


O vereador Gladston Silva (PRB), mais conhecido como “Repórter Puliça”, que integra a bancada de vereadores que apóia a administração do prefeito Fábio Gentil, voltou a ser destaque negativo na cidade no fim de semana.
O parlamentar foi detido por policiais militares após subir em uma calçada com o veículo que conduzia. Com o impacto do veiculo, a calçada foi danificada. O lamentável episódio envolvendo o vereador aconteceu na tarde de sábado (27) em uma rua do Residencial Eugênio Coutinho. 
Aparentando estado de embriaguez, “Repórter Puliça”, que está exercendo seu primeiro mandato, foi levado para Delegacia, onde prestou depoimento. Testemunhas disseram que cheio do "bardal" o parlamentar não dizia coisa por coisa.
Não há informações se ele ficou no xilindró ou pagou fiança para ser liberado. 
Esta não foi primeira vez que o vereador se envolveu em confusão.
Ano passado, ele chegou a ser imobilizado com uma algema dentro da Unidade de Pronto Atendimento após agredir com palavras de baixo calão funcionários daquela unidade de saúde. 
À época, “Puliça” disse que foi preso injustamente e que estava defendendo os interesses do povo caxiense.
Abaixo, fotos da nova prisão e do prejuízo causado pelo edil a proprietária da casa que ficou com a calçada quebrada. 







1º Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense foi realizado com sucesso  


Cerca de mil agricultores lotaram o auditório do Centro Comunitário João Paulo II, na manhã deste sábado, 27, para participar do 1° Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense, realizado com muito sucesso em Caxias. 


Agricultores familiares, lideranças políticas, prefeitos e representantes dos municípios de Coelho Neto, Matões, Duque Bacelar, Timon, Codó, Aldeias Altas, São João do Sóter, Caxias, Peritoró,  Timbiras e Afonso Cunha compareceram no evento.


"Hoje estou muito feliz de realizar aqui no município de Caxias, onde cresci, este Encontro Regional, onde mais de 1000 agricultores familiares da região estão participando conosco. Trouxemos um pacote de ações para o fortalecimento da agricultura familiar aqui na região como: 50 trituradores forrageiros, 01 multicultivador, sementes de hortaliças, adubo orgânico, lançamento de 25 cisternas escolares de 52 mil litros para escolas rurais", falou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.


Além desses benefícios, houve palestras sobre o relançamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF no Estado e sobre o programa Cisternas. Ainda na abertura o coordenador de projetos da SAF, Osvaldo Albuquerque apresentou os avanços da agricultura familiar do MA.


Participaram da solenidade os prefeitos Zé Reis (Aldeias Altas) e Jorge Oliveira (Duque Bacelar); presidente da Agerp, Júlio César Mendonça; secretário adjunto da SAF, Chico Sales; os superintendentes da SAF, Loroana Santana e Pedro Bello; Naêmio representando a prefeita de São João do Sóter; presidente da FETAEMA, Chico Miguel; vereadora de Caxias, Aureamélia Soares; presidente do STTR  de Caxias, Neto do Sindicato; o presidente do STTR de São João do Soter, Chico Cândido e Zezito, também da cidade que na oportunidade representaram todos os STTRs da região; o senhor José de Sousa, presidente do SINTRAF; Francinete Oliveira, presidente do Inapem; coordenador da UTE, João Batista Rios; secretário de agricultura de Caxias, Ney Jefferson; os gestores Regionais da Agerp, Júnior Martins, Sebastião Wagner, Rosiane Lobo e Aécio Borges; o vice-prefeito de Aldeias Altas Itamar Soares.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Câmara Municipal de Caxias emite Nota de Pesar pelo falecimento do empresário e ex-vereador Nezinho Moura 


Ex-vereador Manoel da Caçamba filia-se ao PODEMOS 

Ex-vereador Manoel da Caçamba assinando a ficha de filiação do PODEMOS
 A filiação do ex-vereador de Caxias, Manoel da Caçamba, foi comemorada pela executiva municipal do PODEMOS. 
Manoel da Caçamba foi vereador por três mandatos. O ex-parlamentar estava filiado ao Partido Social Brasileiro (PSB).
A filiação do ex-vereador, que vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa pela sigla, foi abonada pelo presidente municipal do PODEMOS, empresário Gilberto Bebé. Segundo Gilberto, a filiação do Manoel da Caçamba fortalece o grupo e expressa o compromisso do partido em filiar pessoas que fizeram e fazem parte da história politica de Caxias. 
“O Manoel veio para somar e fortalecer ainda mais o nosso grupo visando as eleições de outubro. É um politico experiente e o PODEMOS só tem a ganhar com sua filiação”, disse Gilberto. 
De acordo com Manoel da Caçamba, a sua filiação ao PODEMOS foi motivada pela necessidade de fortalecer o grupo político que está formado no município. Além do presidente municipal da sigla, Gilberto Bebé, participaram do ato de filiação do ex-vereador, o pré-candidato a deputado estadual Jardel Medeiros, empresário Pedro da Calçadeira, secretario Reginaldo, o ex-candidato a vereador Herbete da Lan House, Raimundo Pila, Frank Caçamba e o presidente do PODEMOS jovem caxiense, Geovane.
Veja fotos da filiação. O ato aconteceu na residencia do ex-vereador Manoel da Caçamba.