quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Complicando: Lula fica proibido de deixar o Brasil 


E as coisas parece que definitivamente vão se complicando para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Nesta quinta-feira (25), um dia após ser condenado a 12 anos de prisão, em regime fechado, pelo TRF-4, a Justiça decidiu proibir Lula de deixar o Brasil.
A informação exclusiva é do site Antagonista. A decisão foi do juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal do Distrito Federal, que decidiu apreender o passaporte de Lula e consequente proibição de deixar o país.
A decisão foi tomada a pedido do MPF no âmbito da ação penal que investiga Lula por tráfico de influência e lavagem de dinheiro na compra dos caças da Saab.
O ofício com a decisão do juiz Ricardo Leite foi entregue nas mãos do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que determinou seu imediato cumprimento.
Complicado para o petista.
Caxiense se casa com médico na Paraíba 

A noiva Cledja Patricia sendo levada ao altar pelo pai José Francisco, mais
conhecido como Bolinha 
A caxiense Cledja Patricia se casou no início da noite do ultimo sábado (20) com o médico Artur. A cerimônia aconteceu na Basílica Bom Jesus na cidade de Sousa (PB). 

Evilásio de Sousa e Roseane Medeiros 
Os tios da noiva, jornalista Evilásio de Sousa e sua esposa Roseane Medeiros (foto) foram os padrinhos do casamento. O casal viajou até a cidade paraibana de Sousa acompanhado da vó materna da noiva, Antônia Medeiros, da filha Carol (advogada) e da neta Camila Flora.

Cledja Patricia e o noivo Artur diante do altar de Deus na presença do
vigário.   
A noiva Cledja Patricia é filha do casal José Francisco e Rosymeire Medeiros. Seus avós paternos, José Ribamar, mais conhecido como Ribamar do Baú e dona Mocinha, durante muito tempo comercializaram no povoado Baú. Os avós maternos de Cledja Patricia são o saudoso José Bezerra, que os amigos mais próximos o chamavam de  Zezezão do Cangalheiro e dona Toinha Medeiros.  

O casal Bolinha e Rosy estão residindo no estado da Paraíba há mais de 20 anos. A filha Cledja Patricia gerencia a agencia do Bradesco da cidade de Campina Grande e o outro filho do casal Ribamar Neto é formado em Biomedicina.  

Detran-MA disponibiliza CNH Digital a partir desta sexta-feira (26)  


O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vai disponibilizar aos usuários, a partir desta sexta-feira (26), a Carteira Nacional de Habilitação Digital. Os últimos testes foram realizados pelas coordenações de Informática e Habilitação do órgão junto à Plataforma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta semana.
O documento digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa que continuará sendo emitido. A CNH Digital não terá nenhum custo a mais para o usuário nesta etapa. No entanto, para solicitar a carteira eletrônica é necessário que o condutor tenha o modelo atual da carteira de motorista com o QR code. Caso contrário, deverá solicitar ao Detran-MA a última versão da CNH e atualizar o número do celular e e-mail no sistema do Departamento.
Após a atualização dos dados no Detran-MA, o usuário entrará no Portal de Serviços do Denatran e fazer o cadastro na CNH Digital, informando os dados pessoais e da carteira de motorista. Em seguida, receberá via e-mail a solicitação de confirmação do Denatran para liberar o carregamento da carteira eletrônica no smartphone cadastrado. Os usuários que já possuem o certificado digital e carteira de motorista com QR code não precisam ir ao Detran-MA. Basta fazer o cadastro no site do Denatran, solicitar a CNH Digital e baixar o aplicativo. O aplicativo está disponível nos sistemas Androide e IOS.
De acordo com a coordenadora do Setor de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, as informações do condutor na CNH Digital serão as mesmas da Base Central do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), conforme a Resolução Nº 684 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“É um procedimento seguro, pois os dados do condutor estão protegidos pelo certificado digital. Só poderá acessar as informações no celular quem souber o usuário e senha do aplicativo. Qualquer alteração feita pelo usuário tornará a assinatura digital inválida. Em caso de furto ou roubo do celular, o condutor deve entrar imediatamente no site do Denatran e bloquear o serviço”, orientou Nazaré Nunes.
O coordenador de Informática do Detran-MA, Jorge Henrique, reforçou que a atualização dos dados para a CNH Digital poderá ser feita em todas as unidades de atendimento do Detran-MA desde que o usuário atenda os requisitos para obtenção do documento.
“O cadastro no Portal do Denatran para a obtenção do documento eletrônico estará disponível aos usuários que concluírem, a partir desta sexta-feira, o processo para tirar a Permissão para Dirigir (PD), CNH definitiva ou renovação da habilitação, desde que os dados estejam atualizados. A atualização dos dados pode ser feita na sede do Detran-MA, nos Postos Avançados de Atendimento e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão”, explicou Jorge Henrique.
O documento eletrônico poderá ser apresentado durante a fiscalização. O condutor que adquirir a CNH Digital deverá ficar atento ao carregamento do aparelho, pois em uma abordagem o celular deve estar ligado. Andar com o celular desligado é o mesmo que estar sem o documento. Facebook
Secretário de Estado da Agricultura Familiar CONVIDA: 


O secretario de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, convida os agricultores familiares  para participarem do 1º Encontro Regional de Agricultura Familiar do Leste Maranhense e mobilização territorial do Programa das Cisternas Escolares. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 27 de janeiro, das 8h30 ao meio-dia, no Centro de Treinamento João Paulo II, localizado à Rua Aarão Reis no Morro do Alecrim. 

É importante ressaltar que a participação dos agricultores familiares, assim como da sociedade civil organizada é de extrema importância por se tratar de um evento que terá como objetivo principal  o fortalecimento da agricultura familiar”, disse Adelmo Soares. 
Se Lula não for candidato, o Palácio dos Leões poderá apoiar Ciro Gomes

Ciro Gomes pode ter o apoio de Flávio Dino na falta de Lula para presidência 
Tudo indica que se Lula não puder mesmo ser candidato, o que é muito provável, sendo já uma certeza para muitos, o governador Flávio Dino deverá apoiar a candidatura do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O projeto do pedetista, que estava oscilando em razão da candidatura de Lula, começou a ganhar musculatura na seara esquerdista desde o momento em que o resultado do julgamento de ontem em Porto Alegre. Ciro Gomes vinha afirmando que manteria sua candidatura até que Lula se decidisse para valer, garantindo que se o ex-presidente fosse rifado pela Justiça, ele levaria seu projeto em frente, e é o que já começo a acontecer. O candidato pedetista se revelou um aliado fiel do governador Flávio Dino, tanto que na última visita que fez a São Luís, declarou, em discurso no Palácio dos Leões, que o governador do Maranhão “foi a melhor coisa que aconteceu na política brasileira nos últimos tempos”. Se Ciro Gomes vier a ser mesmo candidato, o grande beneficiado será o deputado federal Weverton Rocha (PDT), que ganhará um argumento de muito peso no seu discurso de campanha.
Cesar Sabá é entrevistado no Comunidade Urgente da TV Soterlandia 

Empresário e radialista Cesar Sabá com o apresentador Clidenor Filho 
O empresário e radialista,César Saba, pré candidato a deputado federal pelo PSL, foi entrevistado nesta quarta-feira (24) no programa Comunidade Urgente, apresentado por Clidenor Filho, na TV Soterlandia em São João do Sóter. Na oportunidade Saba falou do porque do seu ingresso na política, da perda do deputado Humberto Coutinho, alianças, entre outros assuntos pertinentes. Quando perguntado do motivo do ingresso na vida pública, disse. "Sou caxiense e desde cedo acompanho a política da nossa região e vejo hoje o quanto retrocedemos. Em 1980 tínhamos dois deputados federais. Edson Vidigal e Antonio Bayma. Hoje, 38 anos depois não temos nenhum representante na Câmara Federal. Isso não pode continuar. Caxias tem que retomar a importância política que tinha no passado e acho que o momento é esse.", ponderou Saba.  

Durante a entrevista o empresario também falou da partida e do legado politico deixado pelo amigo Humberto Coutinho. "O Maranhão perdeu um grande político. Caxias perdeu o maior líder de sua história e eu perdi um amigo no qual tinha nele uma figura paterna. Politicamente, deixou órfão a maioria do eleitorado de Caxias e região". disse.

No segundo bloco do programa, o tema tratado foi alianças. Com a serenidade de quem há anos acompanha os desdobramentos da política caxiense, Saba pontuou."Há décadas faço parte do grupo político do saudoso Humberto Coutinho. Muitas lideranças que compõem o grupo já manifestaram apoio ao nosso projeto político. Mas ainda não conversei com doutora Cleide a respeito. Sei que ela tem seus acordos políticos e até apoio seu total cumprimento, mas Caxias e região precisa dessa chance para voltar a ter a importância de outrora", ressaltou. 

O Blog acompanhou a visita do pré candidato ao município de São João do Sóter. Além da entrevista concedida a emissora de TV, Cesar Saba conversou com várias lideranças sotenses e pela receptividade a impressão que ficou é que a região viu nele um autentico representante, totalmente  preparado para lutar pelos interesses da população do leste maranhense.

Condenação de Lula no TRF-4 abre espaço para Flávio Dino liderar esquerda 

Desembargadores ainda aumentaram pena de prisão do ex-presidente. Apesar do desgaste gerado, governador manteve-se como um dos principais defensores do petista do campo jurídico e politico 


Apesar de toda a desgastante campanha feita nas redes sociais contra a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é um maiores beneficiados com a decisão dos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que confirmaram a condenação do ex-presidente da República e ainda aumentaram a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado.
Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso triplex, relacionado à Lava Jato. Como a decisão foi unânime, segundo defende o próprio coautor da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, o ex-presidente já está inelegível. Ele pode, inclusive, ter a prisão decretada daqui a dois meses.
É aí que entra Flávio Dino. Se já não está dentro.
Aproveitando-se do conhecimento e respeito jurídico adquirido durante sua passagem como juiz federal, Dino percebeu o presságio de vácuo na esquerda brasileira e ocupou esse espaço — tal qual fez no Maranhão, em relação a Jackson Lago —, desde o processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), quando nem Lula saiu em defesa pública à petista como fez o governador maranhense.
O mesmo ímpeto, não mais se resumindo apenas no campo jurídico, mas também no político, foi intensificado por Dino quando Lula estava prestes a ser julgado e condenado pelo juiz federal Sérgio Moro. E novamente nos últimos, mais fortes ainda, em direção ao Tribunal da Lava Jato em Porto Alegre.
Por estratégia de marketing ou crença jurídica, as dezenas de centenas de declarações de Flávio Dino sobre os dois casos, mas duras em relação ao do ex-presidente, deram musculatura nacional e até internacional para o comunista, que agora pode alcançar a proeza de repetir para o Palácio do Planalto o que fez em São Luís em 2012, quando impôs-se, quase que numa lavagem cerebral, como liderança local, e escolheu quem deveria ser o candidato a prefeito da capital.
Isso se, desta vez, como a vaga é para a Presidência da República, Dino não decidir ungir-se a si próprio.
A estratégia de deixar de ser um nada político e já saltar para liderança de lideranças já está em curso há muito. Seja constantemente encabeçando grupos de governadores do Nordeste em prol de propostas defendidas pela própria esquerda, seja até chefiando coletivo de governadores para pressionar Michel Temer. Até o título de principal desafeto político do emedebista, inclusive, coisa que nem raposas como Wellington Dias e Jaques Wagner conseguiram até hoje, o governador do Maranhão conseguiu plantar.
Agora é começar a colher.
fonte: Atual 7