segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Feira da Agricultura Familiar será realizada em São Raimundo das Mangabeiras 


A próxima Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) será realizada na cidade de São Raimundo das Mangabeiras. O evento é um compromisso do Governo do Maranhão em benefício dos pequenos agricultores com oferta de capacitações, tecnologias, troca de experiências exitosas e oportunidade de comercialização dos produtos. Os detalhes para alinhamento da Agritec foram discutidos na semana passada. O evento está marcado para os dias 24, 25 e 26 de abril.

O secretário adjunto de Organização Produtiva da SAF, Chico Sales, ressaltou a importância da parceria do Governo do Maranhão com outras entidades governamentais, como as prefeituras, e com movimentos sociais na construção de um evento de qualidade.

“É com muita satisfação que vejo a presença de tantas representações sociais, de parceiros e municípios nessa reunião da Agritec. É com o apoio de todas as entidades que temos conseguido fazer um evento lindo por onde passamos, no apoio ao agricultor e agricultora familiar maranhense”, pontuou Chico Sales.

Após a reunião, a comitiva visitou o local onde será realizado o evento, junto com o secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras, Isaías de Sousa.

Também estiveram presentes na reunião representantes do Sistema SAF (SAF, Agerp, Iterma), como a secretária adjunta de Extrativismo Luciene, Dias Figueiredo, a superintendente de Comercialização Marilene Bandeira, o gestor da Agerp Regional do Cerrado Sul Maranhense, Aldecy Pereira, técnicos da Agerp na região; representantes das prefeituras municipais de São Raimundo das Mangabeira, Sambaíba e Balsas; Embrapa; Sebrae; IFMA; IBGE; AGED; Banco do Brasil; Regional Sul da Fetaema; UNICAFES; Vigilância Sanitária do Maranhão; associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais das cidades de Balsas, Carolina, Feira Nova, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

A segunda reunião, com o comitê de organização, será realizada em São Raimundo das Mangabeiras no dia 5 de fevereiro.

Sobre a Agritec

A Agritec é a maior feira de agricultura familiar e agrotecnologia do Maranhão. Nela, agricultores e agricultoras familiares do Cerrado Sul terão acesso à formação com cursos e palestras, contato com novas tecnologias para beneficiar sua produção e também comercializarão os seus produtos. O evento já foi realizado 14 vezes, com a presença de mais de 230 mil pessoas e com mais de 25 mil agricultores capacitados. Mais de R$ 1,5 milhão foi movimentado em comercialização ao longo das edições da feira.
Prefeitura de Aldeias Altas divulga as atrações que irão animar o Carnaval 2018


A Prefeitura Municipal de Aldeias Altas divulgou nesta segunda-feira (29) os nomes das atrações musicais que irão animar o Carnaval 2018 no município. O período carnavalesco acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro. 

Atrações locais e nomes como Limão Com Mel, Rosa Xote, Skema 10 e outros fazem parte da lista. Serão 4 dias de muita festa, alegria e segurança, onde a Avenida João Rosa será palco da realização deste grande evento, contando com ampla estrutura de palco, sonorização, iluminação e segurança.   

"Foi tudo programado com muito carinho e pensado para o conforto dos nossos foliões  e também dos visitantes que sempre optam por passarem o carnaval aqui em Aldeias Altas. Lembrando também que haverá matinê para as crianças e folia no Balneário Limpeza", disse o prefeito Zé Reis. 

Como no ano passado, novamente a Prefeitura de Aldeias. Altas realizará o Carnaval em parceria com o Governo do Estado e sob a organização da Coordenação Municipal de Cultura.   
Prévia de Carnaval realizada pela Secretaria de Cultura não consegue atrair publico 



Foi um fiasco de publico e animação a prévia carnavalesca realizada no sábado (27) pela Secretaria de Cultura na Avenida da Cohebi, na região dos bares mais conhecida como Currutela no bairro Volta Redonda. O folião caxiense não se animou pra ir até o local se divertir ao som da Jardineira, cujo repertório principal são as antigas marchinhas carnavalescas, que só traz animação mesmo para pessoas da terceira idade.   
Com o impasse criado desde o ano passado pelo governo municipal com os proprietários de  "Paredões" o Carnaval caxiense desse ano está em risco de ser o pior da região. A prova aconteceu sábado na Currutela, um dos locais de grande presença de publico nos finais de semana, a Jardineira, com suas marchinhas que fizeram muito sucesso nos carnavais dos nossos avós, além de afastar o publico não conseguiu atrair a juventude que preferiu ficar em casa ou mesmo se divertir em outro local, para a indignação dos comerciantes da Currutela.  
As imagens acima enviadas por um internauta valem mais do que mil palavras. 
Vereador Repórter Puliça bateu o carro e foi preso novamente pela PM 


O vereador Gladston Silva (PRB), mais conhecido como “Repórter Puliça”, que integra a bancada de vereadores que apóia a administração do prefeito Fábio Gentil, voltou a ser destaque negativo na cidade no fim de semana.
O parlamentar foi detido por policiais militares após subir em uma calçada com o veículo que conduzia. Com o impacto do veiculo, a calçada foi danificada. O lamentável episódio envolvendo o vereador aconteceu na tarde de sábado (27) em uma rua do Residencial Eugênio Coutinho. 
Aparentando estado de embriaguez, “Repórter Puliça”, que está exercendo seu primeiro mandato, foi levado para Delegacia, onde prestou depoimento. Testemunhas disseram que cheio do "bardal" o parlamentar não dizia coisa por coisa.
Não há informações se ele ficou no xilindró ou pagou fiança para ser liberado. 
Esta não foi primeira vez que o vereador se envolveu em confusão.
Ano passado, ele chegou a ser imobilizado com uma algema dentro da Unidade de Pronto Atendimento após agredir com palavras de baixo calão funcionários daquela unidade de saúde. 
À época, “Puliça” disse que foi preso injustamente e que estava defendendo os interesses do povo caxiense.
Abaixo, fotos da nova prisão e do prejuízo causado pelo edil a proprietária da casa que ficou com a calçada quebrada. 







1º Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense foi realizado com sucesso  


Cerca de mil agricultores lotaram o auditório do Centro Comunitário João Paulo II, na manhã deste sábado, 27, para participar do 1° Encontro Regional da Agricultura Familiar do Leste Maranhense, realizado com muito sucesso em Caxias. 


Agricultores familiares, lideranças políticas, prefeitos e representantes dos municípios de Coelho Neto, Matões, Duque Bacelar, Timon, Codó, Aldeias Altas, São João do Sóter, Caxias, Peritoró,  Timbiras e Afonso Cunha compareceram no evento.


"Hoje estou muito feliz de realizar aqui no município de Caxias, onde cresci, este Encontro Regional, onde mais de 1000 agricultores familiares da região estão participando conosco. Trouxemos um pacote de ações para o fortalecimento da agricultura familiar aqui na região como: 50 trituradores forrageiros, 01 multicultivador, sementes de hortaliças, adubo orgânico, lançamento de 25 cisternas escolares de 52 mil litros para escolas rurais", falou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.


Além desses benefícios, houve palestras sobre o relançamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF no Estado e sobre o programa Cisternas. Ainda na abertura o coordenador de projetos da SAF, Osvaldo Albuquerque apresentou os avanços da agricultura familiar do MA.


Participaram da solenidade os prefeitos Zé Reis (Aldeias Altas) e Jorge Oliveira (Duque Bacelar); presidente da Agerp, Júlio César Mendonça; secretário adjunto da SAF, Chico Sales; os superintendentes da SAF, Loroana Santana e Pedro Bello; Naêmio representando a prefeita de São João do Sóter; presidente da FETAEMA, Chico Miguel; vereadora de Caxias, Aureamélia Soares; presidente do STTR  de Caxias, Neto do Sindicato; o presidente do STTR de São João do Soter, Chico Cândido e Zezito, também da cidade que na oportunidade representaram todos os STTRs da região; o senhor José de Sousa, presidente do SINTRAF; Francinete Oliveira, presidente do Inapem; coordenador da UTE, João Batista Rios; secretário de agricultura de Caxias, Ney Jefferson; os gestores Regionais da Agerp, Júnior Martins, Sebastião Wagner, Rosiane Lobo e Aécio Borges; o vice-prefeito de Aldeias Altas Itamar Soares.