sexta-feira, 2 de março de 2018

Vereadores de Tuntum com Cleide Coutinho 

Drª Cleide Coutinho com vereadores de Tuntum 
Às vésperas de sua filiação ao PDT e da convenção municipal que a fará Presidente municipal do partido em Caxias, a ex-deputada Cleide Coutinho recebeu manifestações de apoio de peso para uma eventual candidatura a deputada estadual.

Estiveram com a pedetista, os vereadores Nelson do Nanxi, que é o presidente da Câmara dos Vereadores de Tuntum;  Jota; Marcos do Carlito e Ivalto. Os quatro são as mais expressivas lideranças políticas e hipotecaram solidariedade e apoio a Cleide Coutinho pelo grande trabalho que ela realizou na cidade como deputada e também pelo trabalho que o ex-deputado Humberto Coutinho sempre fez no município de Tuntum desde o ano de 1990.


Segundo o presidente da Câmara Municipal de Tuntum, vereador Nelson do Nanxi, “em Tuntum por onde se anda tem sempre alguma obra ou serviço que teve o apoio e o trabalho do Dr. Humberto e da Dra. Cleide Coutinho. Em todas as áreas, nossa cidade recebeu muito do casal e nós como representantes do povo somos muito gratos por tudo que eles fizeram”.

O vereador Marquinhos salientou que Dr. Humberto e Dra. Cleide levaram escolas, postos de saúde, hospitais, asfalto, habitação popular e muitos serviços na área de saúde.Cleide Coutinho se mostrou muito emocionada com o apoio dos vereadores tuntuenses e acredita que o apoio deles consagra o trabalho que o casal realizou e que ela dará continuidade.

“Tenho especial apreço e carinho por Tuntum. Desde 1990 trabalhos pela cidade e neste momento delicado da minha vida, receber o apoio dos vereadores me dá muita força para continuar na luta pelo Maranhão junto com Flávio Dino”. declarou a ex-deputada estadual.



Comissão pró Uemaleste faz visita de cortesia ao novo bispo da Diocese de Caxias 


Uma comissão do movimento pró UEMALESTE, fez, na manhã, desta quinta-feira (1º), no Palácio Episcopal, uma visita de cortesia ao novo bispo da Diocese de Caxias, dom Sebastião Lima Duarte. Na oportunidade foi apresentado a nova autoridade da igreja católica caxiense a proposta de criação da Universidade Estadual do Leste maranhense.

O novo bispo disse para a comissão que o projeto é bastante interessante e que dará apoio ao movimento no que for possível, pois a Educação é o caminho para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Estiveram presente da comissão os professores Aluísio Bittencourt, Luís Faustino, Portela, Lélis Bezerra e o acadêmico do curso de Geografia. Arnaldo Rodrigues. 

Para o professor Aluísio Bittencourt. "É nosso dever de apresentar ao novo bispo esta proposta, pois sabemos a importância que ele tem como autoridade eclesiástica e o respaldo da igreja católica perante a sociedade", pontuou Aluísio. 
O caso Cabo Campos... 
Foi amplamente publicado nesta quinta-feira (1º) o Boletim de Ocorrência no qual Mayra José Brandão Marques Campos, esposa do deputado estadual Cabo Campos, denuncia a agressão do marido sofrida no inicio do mês de fevereiro.  
Foi tornado público também as imagens de Mayra logo após as agressões. Ela aparece com o rosto inchado, a boca ferida e com um colar cervical deitada numa cama no Hospital São Domingos, em São Luís.



Sistema SAF reúne-se com Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Alto Turi e prestigia lançamento do Março Lilás 


Na manhã desta quarta-feira (28), integrantes do Sistema SAF reuniram-se com representantes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTRs da região do Alto Turi, no município de Santa Luzia do Paruá. 

Na ocasião, houve o lançamento do Março Lilás, evento que é organizado pela diretoria da FETAEMA e valoriza o trabalho a a importância das agricultoras familiares do Estado do Maranhão.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Agricultura Familiar - SAF, Adelmo Soares, que ontem esteve nas regiões da Baixada e do Médio Mearim, foi convidado para participar da agenda junto a presidência da Fetaema e seu secretariado. O encontro teve como um dos objetivos principais dialogar com o Governo do Estado para o fortalecimento de políticas para a agricultura familiar do Alto Turi.

Participaram desse diálogo importante entre o Poder Público e os Movimentos Sociais, representantes de 21 STTRs: Santa Luzia do Paruá, Turiaçu, Cândido Mendes, Governador Nunes Freire, Zé Doca, Godofredo Viana, Pedro do Rosário, Amapá do Maranhão, Junco, Turilândia, Presidente Médici, Maranhãozinho, Governador Newton Bello, Boa Vista do Gurupi, Araguanã, Nova Olinda, Centro Novo, Centro do Guilherme, Luís Domingues, Maracaçumé e Carutapera.


Presentes, pelo Sistema SAF, o secretário Adelmo Soares; o secretário adjunto, Chico Sales; os superintendentes  da SAF, Loroana Santana e Pedro Belo; o extensionista da SAF, José Mesquita; o gestor regional da Agerp de Zé Doca, José Raimundo/Cabecinha; e técnicos da Agerp.

Também  presentes, o presidente da FETAEMA, Chico Miguel; junto aos secretários da FETAEMA, Lígia Alves, Geová Goes e Francisca; a Representante de Jovens Cristina Cordeiro; o presidente do STTR de Santa Luzia do Paruá, Newtinho; o secretário de Agricultura Familiar do município de Santa Luzia do Paruá, Daniel; e a coordenadora da regional do Alto Turi, Francisca; além de representantes dos bancos do Nordeste e do Brasil.
Sobre o pagamento dos servidores da educação de Aldeias Altas  

                                                                                 (imagem ilustrativa) 
No final da tarde desta quinta-feira (1º) o Blog foi informado por uma fonte ligada a educação que os servidores da Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas estavam com seus salários referente ao mês de fevereiro creditados em suas respectivas contas. 
A fonte contou que por lei a prefeitura tem até o quinto dia útil do mês para efetuar todos os pagamentos do funcionalismo municipal, mas por determinação prefeito Zé Reis a gestão municipal tem priorizado o pagamento antecipado, como aconteceu nesta quinta-feira (1º) quando foi liberado os salários dos efetivos e comissionados da administração direta.
“Mesmo diante da instabilidade financeira nacional, a prefeitura de Aldeias Altas tem conseguido disponibilizar os proventos de seus servidores”, informou o funcionário da educação que pediu para não ter seu nome revelado por não ser autorizado a falar sobre a política salarial daquela pasta. 
Em tempo
O município de Aldeias Altas, que tem pouco mais de 26 mil habitantes, está sem serviços bancários desde a madrugada de quarta-feira (28), quando um bando fortemente armado aterrorizou a cidade e destruiu as agencias do BB. Bradesco e dos Correios, e a Casa Lotérica. Para receber salários e realizar outras movimentações financeiras, grande parte da população precisa agora se deslocar pra Caxias, distante 33 km. .