domingo, 3 de junho de 2018

Desesperado para eleger o pai deputado, Fábio Gentil emprega parentes do ex-prefeito de Coelho Neto na Prefeitura de Caxias

Do Blog Observatório dos Cocais 


Em 2016, ano eleitoral, surgiu em Coelho Neto o chamado candidato laranja, aquele que tem a simples função de tirar votos dos outros, mas sem o risco real de ganhar o que quer que seja. Muito embora naquela época o tal candidato laranja não tenha sido tão laranja assim, dando uma dor de cabeça danada para muita gente.

Esse ano, a estratégia de ter candidatos laranjas disputando o voto de eleitores coelhonetenses pode voltar a se repetir, sendo muito provável que essa engrenagem já esteja em movimento nos bastidores políticos da cidade.


O ex-prefeito de Coelho Neto, que de besta não tem nada, pode estar por debaixo dos panos dividindo o seu grupo político entre diversas candidaturas para Deputado Estadual, em uma tentativa de reduzir ao máximo a votação dos candidatos apoiados pelo prefeito Américo de Sousa (PT). Esse movimento fica bem claro quando olhamos para cidade vizinha de Caxias, onde um antigo aliado de Soliney (MDB) tem força e influencia.

Quando olhamos para o quadro de funcionários de Caxias, encontramos duas noras do ex-prefeito Soliney como funcionárias da saúde daquela cidade, e há quem diga que o salário não é menos de R$ 5 mil reais. A senhora Camilla Mota, esposa de Soliney Filho, aparece como cirurgiã-dentista da Estratégia de Saúde da Família; e a senhora Laís Mendonça, esposa de Marcelo Silva, surge como psicólogo clinico.

Porém, não são apenas as noras de Soliney que estão na folha da saúde caxiense, a esposa do vereador Rafael Cruz (MDB) também está ganhando um gordo salário. A senhora Lilyan Naryele surge como assistente social, também na saúde caxiense.

Agora, por pura coincidência, mais aliados do ex-prefeito resolvem posar ao lado do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), que tenta fazer o pai, Zé Gentil (PRB) deputado estadual. E segundo os comentários feitos a boca miúda, para estes, mais alguns contratos estão em jogo. Claro, que não com as mesmas vantagens que os “amigos mais chegados” de Soliney, e muitos estão lá apenas seguindo ordens mesmo, porque não terão nem contrato e muito mesmo vantagem.

Com isso fica claro o desespero de Fábio Gentil em fazer o pai deputado, e para isso fecha qualquer negócio. A vantagem é toda do Soliney, que deixa todos os outros comendo poeira.


Pesquisa Exata/JP confirma vitoria de Flavio Dino em 1º turno com 57% 


Do Jornal Pequeno – Mais uma pesquisa aponta a vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) em primeiro turno. Desta vez, levantamento do instituto Exata, contratado pelo Jornal Pequeno, mostra que se as eleições fossem hoje o governador do Maranhão seria reeleito com 57% dos votos válidos.

O percentual de intenções de votos em Flávio Dino é quase o dobro da pré-candidata do MDB, Roseana Sarney, que aparece com 30%, na segunda colocação.


A seguir aparecem o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) com 6%; Maura Jorge (PSL) e Roberto Rocha (PSDB) com 3% cada um e o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PRP) com 1% das intenções de votos.

A Exata/JP testou outro cenário em que o governador Flávio Dino cresce dois pontos percentuais e chega a 59% das intenções de votos. Roseana Sarney fica com 31%, enquanto Maura Jorge e Roberto Rocha permanecem empatados com 4% das intenções de votos. Ricardo Murad e Odívio Neto teriam 1% da cada um.

APROVAÇÃO
Segundo a pesquisa Exata/JP, o governo Flávio Dino mantém-se com uma das maiores aprovações do país. A gestão é aprovada por 62% da população, enquanto 34% não aprovam e 4% disseram não saber ou não responderam.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº 06478/2018 e foi realizada entre os dias 25 e 30 de maio. A Exata entrevistou 1.400 pessoas em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança de 95%.


PSDB admite trocar governador para viabilizar candidatura de Geraldo Alckmin

Partido tem como prioridade a garantia do segundo turno presidenciável o que inclui apoio nos estados a quem estiver em melhores condições

José Reinaldo já havia a Geraldo Alckmin a importância de um palanque forte
no Maranhão 
Um movimento que está sendo feito pelo PSDB nacional dá razão ao ex-governador José Reinaldo Tavares na batalha que ele vem travando para ter um candidato a governador competitivo no Maranhão.

No Maranhão, a candidatura do senador Roberto Rocha patina na casa dos 5%, enquanto que o nome do deputado Eduardo Braide (PMN) alcança a terceira posição, com chances claras de chegar ao segundo turno.
O PSDB já forçou a renúncia de um candidato do partido na Bahia: o depuado federal João Gualberto anunciou que abriria mão de sua candidatura em favor de José Ronaldo, do DEM.
Até mesmo em estados como o Pará e Paraná, onde os governadores eram tucanos, o PSDB decidiu abrir mão de candidaturas próprias para viabilizar palanques fortes para Alckmin.
Quando se filiou ao PSDB, José Reinaldo teve uma reunião com o ex-governador de São Paulo, a quem revelou que trabalharia por duas candidaturas – a de Roberto e a de Braide. 
Com Roberto Rocha patinando nas pesquisas, hoje Tavares entende que o melhor para Alckmin no Maranhão é ter o palanque de Eduardo Braide.
Falta convencer Roberto Rocha deste gesto, que pode decidir a eleição…

Blog do Marco D'Eça