segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Vereador Mario Assunção reúne amigos e correligionários em festa de confraternização 


O vereador Mário Assunção recebeu amigos e correligionários em uma festa de confraternização realizada, na noite de sábado (15), no restaurante Ipês. O tradicional encontro contou com a presença dos deputados eleitos Edilázio Júnior (deputado federal) e Zé Gentil (deputado estadual), ambos apoiados pelo edil caxiense nas últimas eleições.


No festivo jantar, Mário Assunção aproveitou para render agradecimentos aos convidados. “É momento de agradecer a todos que contribuem com o nosso projeto político por uma Caxias como a gente quer. Contribuição esta que fez com que elegêssemos Edilázio Júnior e Zé Gentil. Cada vez mais tenho convicção que estamos no caminho certo”.


Ainda em seu pronunciamento, o vereador deixou suas felicitações de fim de ano. “Desejamos a todos um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de realizações, sucesso e muito trabalho”.

A festa foi regada a muita alegria, descontração, bebida, comida, entrega de presentes e som ao vivo.

Mais Médicos: Nem metade das vagas foi preenchida no Maranhão 

Milhares de brasileiros e maranhenses 'invisíveis' ficaram sem atendimento médico 
O déficit de médicos segue sendo um grande problema após a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. Todos os cubanos já foram embora e, no Maranhão, a deficiência de atendimento tem sido grave para quem mais precisa.
Na última sexta-feira (14/12), acabaria o prazo para que os 8.411 inscritos se apresentassem nos novos postos de trabalho. Entretanto, 2.520 (cerca de 30%) não compareceram. A situação levou o Ministério da Saúde a prorrogar para amanhã a data limite para início das atividades.
No Maranhão, foram abertas 469 vagas e destas, apenas 324 se apresentaram. Dos que se apresentaram, apenas 243 estão efetivamente trabalhando. A população mais pobre do Maranhão segue sofrendo com a falta de médicos.
Uma realidade distante do conhecimento do presidente do Impur de São Luís, Fábio Henrique Farias, que “comemorou” o que considerava um sucesso a substituição dos cubanos porque após 48 horas de abertura das inscrições, 85% dos médicos já teriam sido “substituídos”. Mas ocorre um abismo entre a inscrição no programa e a efetividade dos médicos trabalhando para atender a população mais carente em um povoado isolado distante de tudo.
Ao classificar a parceria com Cuba como “esquema para lavagem de dinheiro” e “fomentar ditadura cubana”, Fábio Henrique demonstrou não conhecer sequer a realidade de um Centro de Saúde da periferia de São Luís, quanto mais o que passa uma família em Belágua ou Fortuna sem um médicos a quilômetros de distância. Ele deveria pedir desculpas aos pacientes que estão sem atendimento. Ainda é tempo!
Atleta caxiense recebe apoio do deputado eleito Adelmo Soares e demais empresários 

Zima ladeado pela vereadora Aureamélia e pelo deputado estadual eleito Adelmo
Soares 
O esporte é, sem dúvidas, um dos mais importantes meios de resgate de jovens e crianças que vivem em condições muitas vezes vulneráveis. Nessa perspectiva, o atleta caxiense Josimar da Conceição Silva, conhecido como Zima, está recebendo incentivo de especialistas em genética e medicina do esporte da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O prof. Rodrigo Dias e demais pesquisadores: Wladimir Bolani (Especialista em Psicodinâmica dos Negócios), Girlene de Sá (Miss Maranhão das Américas, 2017), entre outros; o projeto ZIMA Atleta – ADOTE UM ATLETA, que está sendo inspirado por esse talento caxiense, tem como objetivo principal, transformar a vida de ZIMA - jovem negro, em condições de extrema pobreza, mas dono de um talento nato, considerado um dos mais importantes atletas da atualidade; não apenas no cenário estadual, como também nacional. 


O projeto consiste em um modelo de gestão de vida pessoal e carreira profissional de atletas de elite carentes e poderá ser replicado para outras jovens estrelas que, assim como o atleta caxiense, não possuem condições favoráveis para treinos e incentivos no esporte.

De acordo com os pesquisadores, a luta agora é reunir esforços e empenho para tornar Zima, um futuro atleta olímpico e o primeiro passo já foi dado. O deputado eleito, Adelmo Soares - que foi conferir de perto na manhã do último domingo (16) a Corrida 5KM em combate a obesidade, organizado pelo CEO (Centro de Excelência em Obesidade); a Viva Água Academia e o Hospital São Domingos somaram-se a essa corrente, patrocinando o atleta a partir de 2019. O recurso será aplicado para fornecer melhores condições para os treinos, alimentação e suporte familiar ao atleta. 


O deputado estadual eleito, Adelmo Soares, aproveitou para reforçar a importância do esporte na vida dos jovens e se emocionou ao reencontrar o atleta. “Conheço a história de Zima desde os meus tempos como secretário municipal de esporte em Caxias, e pude ver sua triste realidade, sei o quanto ele é um rapaz dedicado, mas principalmente como o esporte pode dar uma nova esperança para toda sua família; desde os seus 16 anos ele já corria pelas pistas de atletismo da Princesa do Sertão e sempre foi muito talentoso; por isso, quando o prof. Rodrigo me procurou eu sabia que não poderia ficar de fora dessa, não só por Zima, mas por todos os jovens que ainda virão. Sem dúvidas irei colocar o nosso mandato à disposição dessa causa, pois é a conquista de dignidade e de nova esperança para as famílias”, enfatizou. 

SAIBA MAIS

Zima, que está trilhando o caminho do sucesso, já tem sido destaque dentro do cenário estadual. Seu brilhante talento como atleta, este ano, conferiu sua indicação ao Troféu Mirante Esporte - um dos mais importantes da cena esportiva maranhense que ocorrerá em janeiro de 2019. 

Já o projeto que fundamentou-se na vida do atleta será apresentado em Caxias, sua cidade natal, ainda no final deste ano, buscando inspirar mais jovens e crianças.
Eleições 2020: Antonio Velozo pode deixar magistratura para disputar prefeitura de Caxias 


São cada vez mais consistentes os rumores acerca de uma possível candidatura a prefeito de Caxias, nas eleições de 2020, do juiz Antonio Manoel Araújo Velozo (foto) – titular da 3ª Vara Civil da Comarca de Caxias (MA). 
Não é a primeira vez que o nome do juiz Antonio Velozo é incensado nos bastidores da política local para concorrer ao Palácio da Cidade – isto ocorreu em pelo menos duas eleições municipais de Caxias, 2012 e 2016. Em ambas as ocasiões, Velozo declinou dos convites, justificando ser incompatível qualquer pretensão político-partidária com o exercício da magistratura.
Desta vez, entretanto, as negativas de Velozo têm sido, digamos, menos enfáticas. A começar pelo fato de que a partir do próximo mês de janeiro o magistrado já poderá requerer sua aposentadoria – condição que o deixaria livre para, inclusive, filiar-se a um partido político e, aí sim, liderar uma chapa majoritária no pleito municipal de 2020.
É certo que por trás desse movimento “Pró-Juiz Velozo” estão empresários independentes – sem qualquer ligação com a municipalidade, pois não são fornecedores da prefeitura –, além de intelectuais e pessoas, desvinculadas ou não das principais correntes da política de Caxias, que enxergam na figura de Velozo um perfil capaz de surpreender positivamente nas urnas, sobretudo agora quando o eleitorado parece mais voltado às questões éticas na seara pública.
Vale aguardar.
Do Blog do Ricardo Marques 
Servidor publico é morto com vários tiros no Residencial Eugênio Coutinho


Um servidor público municipal identificado como Francivaldo Rodrigues Martins (foto) foi assassinado a tiros na noite deste domingo (16) no Residencial Eugênio Coutinho. 

Segundo informações de grupos de WhatsApp os criminosos chegaram em uma moto por volta das 21h30 e bateram no portão da casa da vitima. Ele (Francivaldo) se dirigiu ao portão e foi indagado se ele era a pessoa fulana de tal. A vitima respondeu que não era a tal pessoa, momento em que os meliantes começaram a disparar tiros no portão. Ele ainda tentou fechar a grade de proteção da porta de madeira, mas não conseguiu e foi executado dentro de um quarto da casa com vários tiros. A esposa da vitima se escondeu embaixo da cama. 
O crime aconteceu na rua próxima ao campo de futebol a a polícia foi chamada ao local. A perícia foi realizada e o corpo foi removido para o IML do Hospital Drº Everaldo Aragão. 
O caso é apurado e até o momento os autores do crime não foram identificados.
A vítima era secretário escolar da UIM Filomena Teixeira. 
Vereador Tevi prestigia formatura do 3º ano do CE THALES RIBEIRO 


Foi realizada na sexta-feira (14), a formatura do 3º ano do ensino médio do CE Thales Ribeiro anexo Cabeceira de São Pedro. O evento aconteceu no prédio da escola da rede municipal de ensino. 

O vereador Tevi participou do evento juntamente com a gestora da Unidade Regional de Educação, professora Marciana Bezerra, professores, alunos, funcionários e comunidade em geral.

Ao fazer uso da palavra o vereador agradeceu pelo convite e ressaltou a importância da educação nas nossas vidas. “Vocês estão dando mais um passo na vida, mais não para por aí, lutem e conquistem seus sonhos, pois vocês podem ser o que quiserem através dos estudos”, enfatizou Tevi  ao dirigir sua mensagem aos formandos e a todos presentes.

No final da cerimônia após a entrega dos certificados o vereador Tevi pousou para uma foto com todos os formandos, professores, gestora e funcionários do CE Thales Ribeiro. 






Saiba quais são as cidades mais ricas do Maranhão, segundo o IBGE 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Produto Interno Bruto dos municípios com números referentes a 2016. No Maranhão, os índices revelam uma forte concentração da renda, já que apenas seis cidades produzem mais da metade das riquezas de todo o estado.
Veja o ranking da concentração de riquezas no MA:
  1. São Luís – 33,3%
  2. Imperatriz – 8,2%
  3. Balsas – 2,8%
  4. Açailândia – 2,3%
  5. São José de Ribamar – 2,2%
  6. Caxias – 1,9%
Segundo o IBGE, as seis cidades com maior PIB no Maranhão têm setor de comércio e serviços puxando a economia, além de uma cadeia produtiva bem definida. Por outro lado, 109 municípios maranhenses concentram apenas 10% da riqueza do estado. Nessas cidades vivem 19,2% da população, que é dependente de recursos da administração pública e previdenciária.