sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Deu na coluna Caxias em Off (Jornal Pequeno)

Por: Jotônio Viana

Complexa Operação
Ninguém ainda deu o tom oficial, nem num lado nem noutro, mas nos corredores palacianos a união entre os grupos Gentil, Coutinho e Soares já é dada como certa. Até meados do ano passado, a viabilidade da tríplice parceria era tida como impossível no meio politico caxiense, mas, aos poucos, a ideia vai sendo assimilada e, se as conversas prosseguirem, logo isso deixará de espantar os incrédulos. 

Embora predomine o silencio oficial sobre o assunto, nos bastidores a composição politica centraliza as conversas. No caso, se tudo se confirmar, isso mudará a concepção partidária tradicional da Princesa do Sertão. Mas, até lá, é bom manter a cautela, pois nem sempre as articulações expõem na pratica suas idéias originais. Afora que intensamente há os descontentes com as costuras que estão sendo feitas para que o ainda hipotético cenário vire realidade. O que significa que ovos terão de ser quebrados para que a omelete seja feita. Sem duvida, uma complexa operação que exigirá naturalmente uma readequação interna de espaços no poder local. 

Por sua vez, também, ainda não se tem ideia de que uma aliança desse tipo influirá nos planos futuros de seus integrantes. Ou mesmo se isso acabaria com o conceito de oposição local... Sabe-se na politica não existe governo sem oposição ou vice-versa, pois ambos são elementos indissociáveis da ação partidária. Do que se conclui que uma vez estabelecida uma determinada situação governista inevitavelmente o seu reverso também surgirá em cena. 

Peinha de nada 
Fontes governista da coluna afirmam que só falta uma "peinha de nada" para o deputado estadual Adelmo Soares fechar parceria com o prefeito Fábio Gentil...

Parceria
...Aliás o termo "parceria" tem sido usado ultimamente como substituto de "aliança", talvez para que soe de forma mais branda, ou diplomática, aos ouvidos públicos. 

Ajuda mutua 
A propósito, vereadores tem se reunido para discutir o assunto "aliança". Confidenciam as fontes da coluna no Legislativo que os edis buscam ajuda entre si para se manterem devidamente informados sobre o que vem acontecendo no cotidiano do núcleo duro palaciano. 

De tudo
Na verdade, no geral, a chamada turma do alto clero do Parlamento local sabe de tudo ou toma conhecimento antecipado dos segredos do poder...

Contrapesos
...No caso, quem demora mesmo "a saber das coisas" são os colegas do baixo clero. A diferença "hierárquica" de uma turma e outra é vital no jogo de contrapeso do poder, pois quem sabe mais está sempre à frente de quem sabe menos.

Nada acontece
É obvio que o ex-prefeito Paulo Marinho tem ciência e acompanha o desenrolar das articulações politicas em curso no município. Mas, curiosamente, por enquanto PM faz de conta que nada estaria acontecendo, pelo menos em publico.