quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

IFMA/Caxias recebe 280 novos estudantes 


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias recebeu, na quarta-feira (06), 280 novos estudantes de cursos presenciais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas formas integrada e Subsequente ao Ensino Médio, com uma programação
A abertura oficial da programação de recepção aos calouros foi conduzida pelos diretores João da Paixão (geral) e Raimundo Filho (desenvolvimento educacional) e se prolongou por todo o dia.  “Vocês estão ingressando em um campus que vem se consolidando como instituição de ensino de referência na região e que visa sempre à oferta do ensino público, gratuito e de qualidade”, frisou João da Paixão, dirigindo-se aos estudantes.
O diretor-geral destacou, ainda, a expressiva presença dos pais, mães e responsáveis ao evento e anunciou o curso de Inglês Básico, que oferta vagas para a comunidade.  “Esperamos que os pais sempre estejam presentes no dia a dia da nossa instituição, pois as portas que aqui se abrem são para todos, inclusive para os pais e mães”, ressaltou.
Pela manhã, as atividades contaram com a participação dos estudantes ingressantes dos cursos técnicos em Administração, Agroindústria e Agropecuária, ofertados na forma Integrada ao Ensino Médio. Os pedagogos José Ferreira Junior, Maria Celes do Monte e Cremilda Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conversaram com os alunos sobre aprendizagem, fornecendo orientações sobre planejamento da rotina de estudos e como corrigir maus hábitos nesse processo.
“O objetivo desta ação foi desenvolver habilidades de aprendizagem para uma melhor formação acadêmica, minimizando risco de baixo rendimento e contribuindo para uma melhor conclusão de curso”, explicou Júnior Ferreira, que já atuou como pedagogo no Campus Caxias, entre 2010 e 2014. “O Campus Caxias está de parabéns, pois a recepção a estudantes ingressantes favorece a adaptação e um melhor desenvolvimento do seu percurso formativo”, comentou Maria Celes Morais. “Orientar os estudantes quanto a estratégias de aprendizagem pode contribuir para que eles tenham um melhor desenvolvimento do seu percurso formativo”, avaliou Cremilda Monteiro.

Se depender de Erivelton Santos do Carmo, que inicia o curso técnico integrado em Agropecuária, todas as oportunidades serão aproveitadas. “Foi uma grande vitória conseguir ingressar no IFMA”, comemora. “Espero trilhar novos caminhos que favoreçam minha vida profissional e acadêmica. Quero sair daqui e fazer a diferença na sociedade”, disse o estudante Erivelton Santos, que reside na zona rural do município de Aldeias Altas, a 30 Km de Caxias. Ele compareceu ao campus acompanhado pelo pai José de Arimateia do Carmo. “Nossa família ficou muito contente com a aprovação. O curso que ele vai fazer tem tudo a ver com nossa realidade. Então, estamos confiantes nele e no trabalho do IFMA”, comentou o pai.
A programação incluiu, em todos os turnos, orientações do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Biblioteca, Coordenadoria de Assuntos Estudantis, Setor de Apoio ao Discente, além de informações sobre pesquisa e extensão.  Os coordenadores de curso aproveitaram as atividades para falar também sobre as atividades do campus. “São atividades acadêmicas, esportivas e de lazer que contribuem na formação dos estudantes”, comentou o professor Carlos Eduardo Ferreira.
Representantes do Grêmio Estudantil Gonçalves Dias acompanharam toda a programação. “A intenção foi apresentar o grêmio como representante e defensor dos direitos dos alunos”, disse Pedro Magalhães, aluno do curso de Agroindústria e diretor de comunicação da entidade.

À tarde, foi o momento de recepcionar 80 estudantes do curso técnico em Agropecuária, ofertado no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Encerrando o dia, à noite, as atividades foram voltadas para os alunos dos cursos técnicos em Agroindústria, ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Agronegócio (subsequente), Essa atividade foi organizada em parceira com osveteranos do curso técnico em Vendas (Eja). “Os alunos prepararam o lanche, brindes e as dinâmicas de acolhimento. É muito importante esse acolhimento”, pondera Raquel Carvalho, pedagoga do Campus Caxias.
“Desejamos um ano letivo de comprometimento e resinificação de valores sociais e educacionais a todos os estudantes desta grande família chamada IFMA Campus Caxias”, disse Raimundo Filho. Para o diretor de desenvolvimento educacional, “o IFMA tem muitos diferenciais”, citando como exemplo a infraestrutura e a qualificação dos professores.